Em muitos países, o aceno de cabeça para cima e para baixo significa "sim", enquanto o movimento de lado a lado indica "não". Nos Balcãs, no entanto, esse significado é invertido, causando confusão, especialmente quando um aceno de "não" é acompanhado por "Da" (sim).
Na Bulgária, dar gorjetas não é comum, mas a expectativa tem crescido com o turismo, especialmente em restaurantes de Sósfia e do Mar Negro. A tendência é deixar 10% de gorjeta se satisfeito e até 15-20% para serviços excepcionais ou pedidos especiais.
Plovdiv, na Bulgária, é um destino fascinante para amantes da História, com ruínas de um imponente estádio romano que acomodava 30.000 pessoas. O anfiteatro, que mede 240 por 50 metros, é uma das maiores ruínas romanas da Península dos Balcãs e pode ser explorado gratuitamente.
Na Bulgária, pechinchar em lojas é considerado rude, pois os preços já são baixos. Os locais não estão tentando enganar os turistas, e a prática de negociação deve ser evitada, especialmente em lojas pequenas ou ao comprar produtos artesanais.
No dia a dia na Bulgária, política e futebol são temas comuns. Ao participar de conversas, assuma uma posição neutra, ouvindo mais do que falando e repetindo "não sei". Evite zombar das seleções e dos deputados, uma prática aceitável para os búlgaros, mas não para os estrangeiros.
O alfabeto búlgaro, desenvolvido pelos santos Cirilo e Metódio no século IX, é distinto do russo. Os búlgaros celebram o Dia do Alfabeto Cirílico e da Cultura Búlgara em 24 de maio, valorizando sua rica herança cultural.
Em Sófia, o transporte público é frequentemente criticado pelo atraso e as viagens de trem na Bulgária são lentas, parando em várias estações. Para quem tem pressa, é recomendável usar táxi ou traslado particular. Alugar um carro é a melhor opção para explorar o país.
Casas de câmbio em resorts à beira-mar muitas vezes manipulam taxas, trocando 1 EUR por 1,195 LEV em vez de 1,95 LEV, tornando difícil perceber a diferença. Para evitar problemas, é recomendável usar bancos para câmbio, lembrando sempre de levar um documento de identidade.
Sempre verifique a conta em bares, cafés e restaurantes antes de pagar, pois é comum haver cobranças indevidas, como aperitivos ou coquetéis extras. Também atente-se aos recibos no supermercado, já que alguns caixas podem tentar aplicar o mesmo golpe para obter lucro extra.