A história da Bulgária remonta à antiguidade, com vestígios de civilizações trácias sendo encontrados na região. Possui uma rica herança cultural que inclui influências não só dos trácios, mas também dos romanos, bizantinos e otomanos. Sua cultura é expressa através da música folclórica, danças tradicionais, artesanato, culinária e arquitetura. Sua localização estratégica, conectando a Europa Central e Oriental ao sudeste europeu e à Península dos Bálcãs, proporcionou uma mistura de influências culturais e históricas ao longo dos séculos.
Neste post, vou contar pra você tudo sobre esse país incrível e cheio de história, que, geralmente, acaba sendo ignorado na hora de planejar uma viagem pelo continente europeu. Quem vem comigo conhecer a Bulgária?
Bloco Econômico
União Europeia
Fuso Horário (UTC)
UTC+02:00
Dica/Vantagem:
- Na maioria dos países, você balançaria a cabeça para cima e para baixo se quisesse dizer "sim" e balançaria a cabeça de um lado para o outro se quisesse dizer "não". No entanto, as pessoas em muitos países dos Balcãs fazem o oposto. Sim, isso é extremamente confuso, ainda mais quando um vigoroso aceno de cabeça de uma lado pro outro vem acompanhado de um "Da" ("sim").
- Ao entrar na casa de algum búlgaro, tire imediatamente os sapatos. Você geralmente verá uma fila de calçados ao entrar pela porta.
- Embora dar gorjetas na Bulgária não seja habitual, a expectativa de gorjetas por parte dos funcionários dos restaurantes está aumentando conforme o turismo se fortalece no país, especialmente em restaurantes elegantes em Sófia ou em cidades turísticas do Mar Negro, como Varna. A tendência tem sido deixar 10% de gorjeta se você estiver satisfeito com seu serviço, ou cerca de 15-20% caso tenha feito pedidos especiais ou recebido um serviço de mesa excepcional.
- Você se considerada um entusiasta de História? Pois bem: qualquer amante de culturas antigas ficaria deslumbrado se passasse mais tempo no centro da cidade de Plovdiv. As ruínas de um enorme estádio romano com capacidade para 30.000 pessoas podem ser exploradas gratuitamente no centro da cidade. O anfiteatro tem 240 metros de comprimento e 50 metros de largura, sendo uma das maiores ruínas romanas da Península dos Balcãs.
- Na Bulgária é considerado uma prática muito rude tentar negociar em lojas, a famosa pechincha. Os preços por lá já são bastante baratos, por isso os habitantes locais definitivamente não estão tentando te enganar ou arrancar seu dinheiro de forma desonesta. Se estiver visitando alguma lojinha menor ou comprando produtos artesanais, não pechinche!
- Dois temas são discutidos diariamente no país: política e futebol. Se você se encontrar nesse tipo de conversa, tente assumir uma posição neutra. Como? Finja que não tem as informações que precisa, ouça mais do que fala e acabe dizendo sempre "não sei, não sei". Os próprios búlgaros usam essa tática. Qualquer que seja a situação: não zombe das seleções búlgaras e dos deputados, mesmo que os búlgaros estejam fazendo isso. Eles podem, você não.
- Não chame o alfabeto búlgaro de alfabeto russo. Para os búlgaros, ele É o alfabeto BÚLGARO, já que foram dois santos BÚLGAROS que desenvolveram a escrita no século IX, os santos Cirilo e Metódio, que eram missionários cristãos do Império Bizantino. O país ainda comemora todo dia 24 de maio como o Dia do Alfabeto Cirílico e da Cultura Búlgara.
- As pessoas em Sófia sempre reclamam do atraso do transporte público. Além disso, viajar de trem na Bulgária geralmente leva séculos, pois eles param em muitas estações e se deslocam bem vagarosamente. Portanto, se você estiver com pressa para pegar um voo, considere pegar um táxi ou reservar uma traslado particular. Se você está planejando viajar pela Bulgária, a melhor coisa que você pode fazer é alugar um carro.
Alerta:
- Muitas casas de câmbio, especialmente em resorts à beira-mar, costumam adicionar um dígito extra à taxa, trocando 1 EUR não por 1,95 LEV (como eu expliquei na seção de moeda), mas por 1,195 LEV. É muito fácil não perceber a diferença e cair nesse truque. Por segurança, sempre use bancos para fazer câmbio (mas tenha sempre sua identidade com você, pois eles vão pedir).
- Em bares, cafés e restaurantes (principalmente), sempre verifique a conta antes de pagar para garantir que tudo está correto. Não é difícil você encontrar um aperitivo extra ou um coquetel que não pediu. Aliás, é bem comum, infelizmente. Verifique também seus recibos no supermercado. Alguns caixas tentam aplicar o mesmo golpe para ganhar algum dinheiro extra.
- Não faça "figa". Isso mesmo que você entendeu: não faça aquele gesto de figa, quando você coloca o polegar entre seu dedo indicador e seu dedo médio. Na melhor das hipóteses, esse gesto é uma forma rude de dizer não. No entanto, essa "figa" seria o equivalente búlgaro do nosso dedo do meio.
- Os golpes de táxi na Bulgária são uma queixa legítima, mesmo entre os habitantes locais. Se você não vir as tarifas expostas no carro ou o taxímetro, não pegue aquele táxi. Não vale a pena o risco. Se você estiver no centro da cidade, encontrar outro táxi é simples. Melhor ainda: chame um táxi legítimo usando um aplicativo, como TaxiMe ou Taxi Stars.
- Quando você chegar ao aeroporto de Sófia, os motoristas de táxi irão se aglomerar ao seu redor. Tenha cuidado, porque as empresas de táxi falsas têm logotipos muito semelhantes aos táxis legítimos, mas com tarifas 10 vezes maiores. IGNORE os motoristas de táxi (eles serão persistentes) e use o balcão oficial de táxi do aeroporto para evitar cobranças excessivas e golpes.
- Na maioria das cidades búlgaras é proibido beber em locais públicos, como jardins, becos e parques. Não infrinja a lei para que não estraguem suas férias com uma multa pesada (bem pesada).
- Há uma quantidade gritante de cães e gatos de rua vagando livremente pela capital búlgara. Tente segurar seu ímpeto de fazer carinho neles e mantenha distância para evitar doenças ou até mesmo ser mordido. A última coisa que você deseja na sua viagem é um período no hospital para tomar vacinas contra a raiva.
- A Bulgária está localizada numa zona sismicamente ativa, e vários tremores são sentidos ao longo do ano, mas a maioria deles é mínima e não impacta os turistas. Melhor se preocupar de verdade com as inundações repentinas, que acontecem durante os meses chuvosos (maio e junho), e com os incêndios florestais, bastante comuns durante o verão (junho a agosto) e início do outono (setembro).
Curiosidade:
- O nome Europa (grego antigo ??????) foi, na sua origem, usado para se referir à região da antiga Trácia, antes que o termo se expandisse para incluir o seu sentido moderno. Sim: o continente recebe o nome criado pelos antepassados no povo búlgaro!
- Os búlgaros têm orgulho da sua cultura e de sua herança, e se preocupam muito com as suas tradições. A Bulgária tem uma história rica e eu sou capaz de apostar que que mesmo um aficcionado por história não adivinharia que a cidade europeia mais antiga é búlgara. Sim: Plovdiv, na Bulgária, é considerada a cidade habitada mais antiga da Europa, com a sua fundação datando de cerca de 6.000 aC. Embora os fundadores exatos de Plovdiv permaneçam desconhecidos, ela tem sido continuamente habitada por trácios, gregos, romanos, bizantinos e otomanos ao longo da história.
- O "dia do nome" é uma tradição búlgara tão importante quanto a comemoração do aniversário, senão mais importante. Não é incomum que os búlgaros façam uma festa de aniversário e uma festa de "dia do nome". O dia do seu nome é baseado no Santo Ortodoxo Oriental que lhe deu o nome. Por exemplo, se o seu nome é Alexandre, você recebeu o nome de Santo Alexandre, cujo dia santo é 23 de novembro. Mas a reviravolta fica por conta da tradição de dar presentes: a pessoa que comemora o dia do nome compra almoço, bebidas ou alguns doces para os amigos. É isso mesmo, no dia do seu nome, VOCÊ tem que comprar presentes para todos os outros.
- A Rosa-das-rosas (Rosa Damascena) é uma flor emblemática da Bulgária e é conhecida por suas propriedades aromáticas. A Bulgária é um dos principais produtores de óleo de rosas do mundo, usado na produção de perfumes, cosméticos e produtos de aromaterapia. O Festival do Vale das Rosas (Rose Valley Festival) é um evento anual que celebra a cultura da rosa búlgara e inclui desfiles, concertos, cerimônias de coroação e a colheita simbólica das rosas.
- O iogurte búlgaro é famoso por sua textura cremosa e sabor suave. Diz-se que a técnica de fermentação usada para produzir iogurte búlgaro remonta aos tempos antigos na Bulgária e é considerada uma contribuição importante para a culinária mundial.
- A Bulgária tem uma rica tradição folclórica, com uma variedade de danças, músicas e trajes tradicionais. As danças folclóricas búlgaras são conhecidas por sua energia, ritmo e complexidade, e são uma parte importante das celebrações e festividades locais.
- Os Kukeri são uma tradição antiga na Bulgária, onde os participantes usam máscaras e trajes elaborados, muitas vezes feitos à mão, durante festivais folclóricos. Acredita-se que os Kukeri afastam os maus espíritos e trazem boa sorte para a comunidade.