Com uma rica e antiga tradição queijeira, a diversidade dos queijos portugueses reflete as diferentes regiões e culturas que formam essa nação. Desde queijos frescos e suaves até aqueles mais curados e intensos, a variedade é enorme, e cada tipo de queijo tem sua própria história. Neste artigo, eu vou contar um pouco sobre as variedades mais conhecidas, as classificações e as regiões de alguns queijos portugueses pra você ir se preparando pra parte da degustação. 😉
Variedades dos queijos portugueses
Queijo Serra da Estrela
Na região central de Portugal fica a Serra da Estrela, terra do (atenção!) Queijo Serra da Estrela, talvez o mais icônico dentre os queijos portugueses! Usando leite de ovelha da raça Bordaleira, esse é um queijo “semimole”, de acordo com a sua classificação, e tem uma consistência amanteigada com sabor intenso.
Ele possui registro DOP (Denominação de Origem Protegida), ou seja, os produtores protegem o método de fabricação tradicional. Além disso, vale saber que o Queijo Serra da Estrela é maturado durante vários meses, e sua qualidade é tão apreciada que é considerado um dos melhores queijos do mundo.
Queijo do Azeitão
A região de Azeitão, situada na Península de Setúbal, é o local de origem do Queijo de Azeitão, outro queijo com DOP. Utilizando leite de ovelha, é um queijo pequeno, com uma crosta fina e amarelada, e um interior cremoso e com consistência similar a uma manteiga.
De sabor suave, a produção desse exemplar dos queijos portugueses é totalmente artesanal, sendo que o processo de maturação dura cerca de 20 dias.
Queijo São Jorge
O arquipélago dos Açores, no Atlântico, produz alguns dos queijos portugueses mais distintos. No entanto, o destaque fica, com certeza, com o Queijo São Jorge, origiário da Ilha de São Jorge. Este queijo de vaca tem sabor forte e picante com uma textura firme, o que o torna ideal para fatiar.
O clima úmido e as pastagens a perder de vista das ilhas contribuem para a produção de um leite de qualidade superior, o que explica a rica produção de queijos na região. A propósito, o Queijo São Jorge também possui DOP, garantindo sua autenticidade e qualidade.
Queijo de Serpa
Além da produção de vinhos, o Alentejo, essa vasta região no sul de Portugal, também é famosa pela diversidade de queijos que produz. No entanto, talvez seu maior representante seja o Queijo de Serpa, um queijo de ovelha de sabor intenso e textura amanteigada, também com DOP.
Apesar de ser, muitas vezes, comparado ao Queijo Serra da Estrela por sua textura cremosa, ele tem um sabor mais forte e ligeiramente ácido.
Queijo de Nisa
Outro representante da região do Alentejo, o Queijo de Nisa também usa leite de ovelha, mas, ao contrário do Serpa, ele tem uma textura semidura. É um queijo artesanal que reflete o terroir da região, sendo uma escolha excelente para acompanhar vinhos alentejanos.
Queijo de Castelo Branco
A região da Beira Baixa, localizada no centro de Portugal, é famosa pelos seus queijos com sabor forte e textura firme. Um dos queijos portugueses mais conhecidos aqui é o Queijo de Castelo Branco. Ele pode utilizar tanto leite de ovelha, quanto leite cabra ou, até mesmo, uma mistura dos dois. Além disso, é um queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), o que garante sua qualidade e autenticidade.
Queijo Amarelo da Beira Baixa
Outro queijo da Beira Baixa é o Queijo Amarelo da Beira Baixa, que tem uma cor mais intensa e um sabor ligeiramente picante. A região tem ricas pastagens e um clima super favorável, ou seja, as condições ideais para a produção de um leite de alta qualidade.
Queijo Terrincho
Se você busca um queijo de ovelha com uma textura semidura e um sabor levemente picante, ainda que amendoado, você encontrou! O Queijo Terrincho é unanimidade na região de Trás-os-Montes, especialmente quando passa por um processo de envelhecimento.
Requeijão
Por fim, nem mesmo o requeijão em Portugal escapa o alto padrão de qualidade dos queijos portugueses. Aqui, falar em requeijão significa falar de um queijo fresco resultante do soro do leite. Ele pode tanto ser consumido separadamente, como junto de doces tradicionais, como o doce de abóbora.
Os queijos portugueses refletem, de uma maneira deliciosa, toda a diversidade e a riqueza cultural do país. Cada um conta a sua própria história através do seu sabor único e, se você tiver a oportunidade de explorar esses queijos, você vai fazer uma viagem pela identidade portuguesa. Em outras palavras, será uma experiência ao mesmo tempo tradicional e inesquecível.
Veja, também, meus outros posts sobre Portugal:
Como funciona o transporte em Portugal
Um resumo sobre a história de Portugal
Principais detinos turísticos de Portugal
10 curiosidades sobre Portugal