A gastronomia de Portugal não se trata apenas de sabores deliciosos, mas, também, sobre a forma como as refeições são vividas e há algumas regrinhas básicas de etiqueta na culinária portuguesa. Acima de tudo, a etiqueta na mesa portuguesa reflete um profundo respeito pela comida e pela companhia. Ou seja, conhecer essas regras pode transformar uma simples refeição em uma experiência cultural rica e envolvente. Neste pequeno guia, vou te contar as 7 principais regras de etiqueta que você deve conhecer pra desfrutar de uma refeição em Portugal como um verdadeiro local.
Horários
Geralmente, os portuguesas servem o almoço entre 12h30 e 14h00, enquanto o jantar rola a partir das 19h00 até por volta das 21h00. É bom você ficar com esses horários em mente pra evitar dar de cara com a porta dos restaurantes fechados durante a sua viagem, especialmente em pequenas localidades.
Talheres
A etiqueta à mesa em Portugal segue a prática mais comum de usar os utensílios, ou seja, de fora para dentro. Em linhas gerais, comece sempre pelos talheres mais externos e, conforme os pratos vão mudando, você também vai pegando os talheres “de dentro”, ou seja, em direção ao prato. Outra regrinha de ouro: a faca deve ser mantida à direita do prato, enquanto o garfo se mantém à esquerda.
Compartilhamento de pratos
Em Portugal, é bastante comum compartilhar pratos com os outros à mesa, especialmente em refeições informais ou familiares. Obviamente, a etiqueta manda que você utilize os talheres apropriados pra isso, ou seja, evite usar seus próprios talheres.
Apreciar o vinho
Ao beber vinho, é educado esperar até que todos estejam servidos antes de fazer um brinde. Segure o copo pelo pé para evitar aquecer o vinho com suas mãos. Experimente o vinho antes de começar a beber, para mostrar que você aprecia a qualidade da bebida.
Refeições em família
Durante as refeições, principalmente entre familiares, os portugueses valorizam e muito a presença REAL de todos. Ou seja, não basta estar de corpo presente, espera-se que todos PARTICIPEM daquele momento. Além disso, é comum que as refeições se prolonguem e que se aproveite o momento pra botar o papo em dia. Por isso, não se apresse pra terminar de comer rapidamente e nem pense em ficar com a cara no celular!
Gorjeta
Embora não seja obrigatório, deixar uma gorjeta de 5 a 10% é bastante apreciado nos restaurantes em Portugal. Cheque se a gorjeta já não está incluída na conta, claro, antes de deixar qualquer quantia adicional.
Aceitar a comida oferecida
Em Portugal, quando te oferecem comida, espera-se que você aceite com gratidão, mesmo que você não esteja com muita fome. Faz parte da cultura deles esse gesto de compartilhar o que eles estão cozinhando com as pessoas ao redor. Ou seja, recusar uma oferta de comida pode ser considerado uma desfeita.
Enfim, deu pra perceber que, se você conhecer as regras de etiqueta na culinária portuguesa, você não só irá enriquecer sua experiência gastronômica, mas, também, vai demonstrar respeito pelas tradiçóes do país. Em outras palavras, apreciar as refeições à moda portuguesa é uma maneira maravilhosa de se conectar com a cultura e fazer de sua visita a Portugal uma experiência verdadeiramente memorável.
Veja, também, meus outros posts sobre Portugal:
Como funciona o transporte em Portugal
Um resumo sobre a história de Portugal
Principais detinos turísticos de Portugal
10 curiosidades sobre Portugal