Dica/Vantagem:
- Ver de fora é grátis e você consegue ótimas fotos dos pontos próximos (como da Ponte della Paglia). No entanto, para cruzá-la por dentro, é preciso visitar o Palácio Ducal, que é pago.
Alerta:
- Super lotada de turistas nos arredores durante o dia. Por isso, vá de manhãzinha ou fim da tarde se quiser foto sem multidão.
Curiosidade:
- Dizem que se um casal se beijar embaixo da ponte ao pôr do sol, o amor será eterno (obrigado, Casanova e Lord Byron por espalharem o mito!).
- A ideia do "suspiro" dos prisioneiros é mais poética do que real, porque muitos deles nem sabiam que estavam cruzando a ponte.
Fomos conhecer a famosa Ponte dos Suspiros. Trata-se de uma ponte característica de Veneza, situado perto da Piazza San Marco entre o Palazzo Ducale às Prigioni Nuove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão. Reza a lenda que o nome é devido a passagem pela ponte e o ultimo suspiro ao acessar a prisão, vendo a cidade. Gostei do local.
A Ponte dos Suspiros foi construída em Pedra de Istria em estilo barroco, no início do século XVII sob projeto do arquiteto Antonio Contin, filho de Bernardino Contin e neto de Antonio da Ponte: o construtor da Ponte Rialto, por ordem do doge Marino Grimani, cujo brasão está esculpido na própria ponte.
Interessante e faz muito sentido uma das histórias sobre a ponte. Uma delas é que os prisioneiros que ali passavam para serem executados, davam seu último suspiro.
A Ponte dos Suspiros é uma ponte característica de Veneza, situada perto da Piazza San Marco em direção da Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nuove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.
A ponte foi projetada por Antonio Contin e construída entre 1600 e 1602. É feita de pedra branca de Istria e tem duas passagens, uma para os prisioneiros e outra para os guardas. As passagens são separadas por barras de ferro, que eram usadas para impedir que os prisioneiros fugissem.
A ponte recebeu seu nome do poeta Lord Byron, que escreveu sobre ela em seu poema "Childe Harold's Pilgrimage". Ele imaginou que os prisioneiros suspiravam ao cruzar a ponte, sabendo que estavam vendo o mundo exterior pela última vez.
Hoje, a Ponte dos Suspiros é um dos pontos turísticos mais populares de Veneza. É um local romântico, onde os casais costumam tirar fotos.
Visita obrigatória quando estiver em Veneza.
Lugar gostoso e visual muito bonito. Tem que se atentar com pertences. Sempre cheio por ser ponto de passagem.