O Museu da Música de Veneza é um pequeno, mas encantador, museu dedicado à rica tradição musical da cidade. Localizado no Palácio da Música (Palazzo da Musica), exibe instrumentos históricos usados por compositores famosos como Vivaldi, além de partituras, retratos e objetos relacionados à música veneziana.
História
O museu foi inaugurado em 2001 e está instalado em um palácio do século XVIII. A coleção foi criada para preservar e celebrar a história musical de Veneza, uma cidade com enorme importância na música clássica, especialmente durante os séculos XVII e XVIII. O Vivaldi Museum, que também faz parte da coleção, foca na vida e obra do famoso compositor.
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Tempo de visita (minutos)
60
Conheça mais em nosso blog
Veneza - Um guia das principais atrações de Veneza
Se você está montando um roteiro pela cidade dos canais, saber quais são as atrações de Veneza que realmente valem a visita faz toda a diferença. Prepare-se para cruzar pontes históricas, se perder (no bom sentido!) por ruelas encantadoras e descobrir ilhas que parecem ter parado no tempo. Neste post, te mostro os lugares que ninguém quer (ou deve) deixar de fora nesta que é, sem dúvida, a cidade mais linda da Itália!
Dica/Vantagem:
- Aproveite para ver o instrumento de corda veneziano, que tem um design único e histórico.
- Se você curte música clássica, não deixe de parar no espaço dedicado ao Vivaldi, um dos maiores expoentes da música barroca.
Curiosidade:
- Sabia que Vivaldi não só era compositor, mas também professor de música em um convento de mulheres? Ele formou uma das primeiras escolas de música femininas na Europa.
- O Museu da Música de Veneza faz parte de uma rede que busca preservar a memória musical da cidade e proteger instrumentos raros, alguns dos quais têm mais de 300 anos!
O lugar é bem legal é claro conta um pedacinho da história.
Mas sinceramente, acho que te mais marketing que realmente ser local que vale pagar. A sala não é grande e por exemplo, não tem um Violoncello dos anos 1500.
Tem uma salinha ao fundo (que não pode entrar, você olha por um vidro) com os equipamentos usados na confecção (isso achei bem legal).
Mas em se tratando de instrumentos musicais a Galleria da Accademia em Florença não perde absolutamente em nada!
Mas você está em Veneza, se gosta da história dos instrumentos, vale pagar.
No local se pode ter acesso à exposição de diversos instrumentos musicais, tanto alguns usados até hoje, como muitos deles mais antigos e até que não existem mais. Se pode ter acesso a maneira de fabricação de alguns dos instrumentos em exposição.
A data da nossa estadia em Veneza foi no final do mês de julho. Embora tenha dizendo que é gratuito, tanto no cartaz de entrada como também em diversos sites que consultei antes da minha viagem ao chegarmos lá, a atendente na entrada disse que era preciso pagar Eur7 por pessoa. Como estávamos em 5 pessoas desistimos. É lamentável que a administração do museu queira forçar uma cobrança de um espaço que é anunciadamente gratuito só porque era perÃodo de alta temporada. Caso tivesse alguma exposição temporária isso se justificaria, mas a mesma exposição vista todos os anos e porque é alta temporada cobrar. não é honesto. Caso tenha sido uma estratégia da funcionária, medidas devem ser tomadas para que não volte a acontecer.
Pequeno e tranquilo museu de antigos instrumentos musicais principalmente da época barroca, com vários violinos, violas, cellos, contrabaixos de séculos atrás, sopros, e instrumentos barrocos como alaude e outros
a atendente é muito simpática, e ali mesmo ainda compramos um ingresso para a orquestra 'interpreti veneziani' tocando as 4 estações de vivaldi, na igreja próxima dali, grupo que vale assistir (um pouco turistico, mas eles são bons sim) quem nao é tão vidrado em musica clássica vai amar, e que é tb vai gostar
Fantastico, guarda instrumentos preciosos! atendimento maravilhoso e entrada de apenas 2 euros