O Museu Nacional da Eslovênia é o museu mais antigo do país, com um acervo que vai da pré-história até o século XX. Tem de tudo: fósseis, moedas romanas, armas medievais, manuscritos raros, artefatos arqueológicos e uma das flautas mais antigas do mundo!
História
Foi fundado em 1821 como "Museu Provincial de Carniola", quando a Eslovênia ainda fazia parte do Império Austro-Húngaro. Ganhou o nome atual após a independência do país. O edifício principal foi construído entre 1883 e 1888, com arquitetura neorrenascentista. Desde então, é o centro da preservação histórica eslovena.
Prioridade:
Acessível
Acessível
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Público
Público geral
Tempo de visita (minutos)
90
Muzejska ulica 1, 1000 Ljubljana, Eslovnia
(01) 241 44 00
http://www.nms.si/
Dica/Vantagem:
Se tiver pouco tempo, foque nas áreas da Eslovênia romana e medieval, que têm peças impressionantes.
Combine com uma visita ao Museu de História Natural, que fica no mesmo quarteirão.
Curiosidade:
O maior destaque é a flauta de Divje Babe, com mais de 50 mil anos: considerada o instrumento musical mais antigo do mundo! Ela foi feita com osso de urso-das-cavernas e ainda gera debate entre arqueólogos: será que era mesmo um instrumento?
O museu abriga também a famosa Estela de Vače, uma peça celta de bronze toda decorada que virou símbolo nacional.
O prédio do museu foi um dos poucos do centro que sobreviveu quase intacto aos terremotos de 1895.
Museu n?o muito grande, mas como todo o Museu faltou tempo para se dedicar. ? bastante interessante inicia com a parte das sementes, mar, mam?feros, animais taxidermizados, pouca coisa de Egito e algumas pe?as romana do per?odo que lijublijana foi tomada por estes.