Categories Destinos Europa Lisboa

Lisboa – Transporte público de Lisboa

O transporte público de Lisboa oferece várias opções para moradores e turistas se locomoverem pela cidade. Com um sistema integrado que inclui metrô, ônibus, bondes, trens (comboios) e táxis, é fácil explorar Lisboa de forma econômica e prática. Neste guia, eu vou te contar o básico que você precisa saber pra planejar a sua viagem pra capital portuguesa.

Como se localizar em Lisboa: o Mapa de Lisboa

Ainda que seja a capital de um país, você vai notar que é muito fácil se deslocar por Lisboa pra conhecer suas principais atrações turísticas. Pra quem tem pique e um bom condicionamento físico, é até possível ir a pé de um lugar pro outro no centro da cidade. No entanto, esteja avisado que Lisboa é uma daquelas cidades pelo mundo que são conhecidas como a “cidade das 7 colinas”.

CURIOSIDADE: A lenda diz que Lisboa, tal como a Roma, nasceu entre sete colinas. E, sim, ainda que haja muitas cidades pelo mundo que se valem desta descrição, Roma é a mãe de todas elas, ou seja, a “sete colinas” original. De volta a Lisboa, ainda que hoje elas estejam “escondidas” pelas casas e construções, estas colinas eram São Roque, São Jorge, São Vicente, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant’Ana.

Portanto, é muito provável que, se você está achando tranquilo andar por algum lugar por lá, ou você está numa pequena área plana entre colinas, ou você está indo ladeira abaixo (e logo logo vai começar a subir de novo)! Por isso, a ideia deste post é te deixar a par das opções de transporte público de Lisboa que você poderá usar pra poupar um pouco de energia (e músculos). Os mapas abaixo dão um panorama das freguesias, ou seja, dos bairros de Lisboa, assim como das cores que os representam no sistema de transporte público. Assim, você já vai se familiarizando com os nomes e as localizações antes de chegar lá.

A rede de transporte público de Lisboa

A rede de transporte público de Lisboa tem diferentes operadores para cada um dos seus modais. Por exemplo, a empresa Carris é responsável pela rede de ônibus e de bondes, ou melhor, de elétricos (que são como os portugueses chamam os bondes). Já o metrô fica sob a responsabilidade da empresa Metropolitano de Lisboa, enquanto os trens são propriedade da CP – Comboios de Portugal.

Metrô de Lisboa

O Metrô de Lisboa é um dos meios mais rápidos e convenientes de se deslocar por lá. Foi o método que mais usamos durante a nossa visita, com certeza. Com quatro linhas (vermelha, azul, verde e amarela), ele não só conecta o centro da cidade a diversos bairros, como, também, te leva rapidamente ao aeroporto. É uma super mão na roda! Além disso, as estações são bem sinalizadas e os trens são modernos e frequentes, o que faz com que o metrô seja uma escolha prática pros visitantes.

Mapa da Rede de Metrô de Lisboa

Você pode ver o mapa da rede direto no site oficial do Metrô de Lisboa, mas eu também coloquei ele aqui pra facilitar (sempre) a sua vida:

Ônibus em Lisboa

A Carris é a empresa que opera os ônibus em Lisboa. Eles cobrem uma ampla área, incluindo muitas regiões que não são atendidas pelo metrô. Além disso, o sistema de ônibus é integrado ao metrô, ou seja, você pode usar o mesmo ticket, o que facilita a troca entre os diferentes modos de transporte.

Ônibus em Lisboa - Lisbon City Guide
Trânsito em Portugal - The Portugal News

ALERTA: Ainda que os ônibus de Lisboa funcionem super bem (em termos de frequência e eficiência), o trânsito nas horas de pico pode ser um tremendo desafio. Evite, se puder.

Mapa da Rede de Ônibus de Lisboa

Ônibus Turísticos em Lisboa (Hop-on Hop-off)

Ônibus Hop On Hop Off Lisboa - BePortugal

Pra quem deseja uma experiência mais panorâmica, ou, digamos, algo que facilite as andanças, em Lisboa também existem aqueles ônibus turísticos que percorrem os principais pontos turísticos da cidade. Por exemplo, a tradicional (e mundialmente presente) City Sightseeing está em Lisboa, uma ótima opção pra quem quer poupar tempo (e energia), ou mesmo pra quem tem alguma restrição de locomoção.

No entanto, nas cidades de Lisboa e Porto, além da ilha da Madeira, você encontra a Yellow Bus Tours, uma concorrente do famoso busão vermelho, que também oferece diversas opções de ônibus no estilo “hop on-hop off”. Além disso, eles também disponibilizam opções de combinar passeios de ônibus e barco, ônibus e bonde, pacotes pra outras cidades, e muito mais.

Yellow Bus Tours Portugal - Yellow Bus Tours

Bondes ou Elétricos de Lisboa

Lisboa é famosa pelos seus tradicionais bondes (ou elétricos, como os portugueses chamam), que também está sob a administração da Carris. A frota se divide em 3 tipos de bondes: os articulados, que são os mais modernos, os modelos clássicos e os históricos. No entanto, a única coisa que muda é a sua aparência. Por exemplo, o icônico Elétrico 28 cruza bairros históricos como Alfama e Graça, e é um queridinho dos turistas (pra desespero dos locais).

Mapa dos Bondes de Lisboa

Por serem gerenciados pela mesma empresa, os trajetos dos bondes estão representado no mesmo mapa do restante do transporte público de Lisboa. Então, vou repetir o mapinho aqui em baixo pra facilitar pra você:

Ascensores e Elevadores de Lisboa

Além disso, a Carris também gerencia os icônicos ascensores (ou funiculares) e elevadores de Lisboa. Neste contexto, estão incluídos o Ascensor da Glória, o Ascensor do Lavra, o Ascensor da Bica e, claro, o Elevador de Santa Justa. Estes ascensores são não apenas meios de transporte práticos pra quem quer poupar tempo e energia muscular na hora de ir de uma parte da cidade à outra, mas, também, são atrações turísticas muito legais por si só. E, claro, eles também estão representados no mesmo mapinha que eu coloquei pras linhas de ônibus e de bondes.

Trens de Lisboa (ou Comboios)

Primeiramente, aqui você vai ouvir falar de “comboios”, e não de trens. Não à toa, a empresa que gerencia esse serviço se chama CP – Comboios de Portugal. Pois bem, dito isso, os comboios ligam Lisboa a outras cidades e regiões da Grande Lisboa, como Cascais e Sintra, bem como ao restante do país. No entanto, até um destino bem mais próximo, como Belém, é mais facilmente alcançado de trem do que de ônibus, por exemplo.

Trens de Portugal - PortugalGOVpt

Ou seja, os trens são uma ótima opção pra quem quer explorar Portugal além do centro histórico de Lisboa sem precisar depender de trânsito. A estação do Cais do Sodré oferece conexões rápidas pra quem quer ir pra Belém ou, até mesmo, Cascais, enquanto a estação de Rossio facilita o acesso a Sintra.

Mapa da Rede de Trens de Portugal

O mapa que eu coloquei aqui embaixo ilustra a malha ferroviária de todo o país, não apenas da região de Lisboa. Ou seja, com esse mapinha você vai entender que dá pra ir pra praticamente todos os cantinhos de Portugal confortavelmente sentado em um “comboio”, ora pois!

Tipos de Tickets para turistas em Lisboa

Provavelmente, a opção mais prática pra quem pretende usar o transporte público de Lisboa seja o Cartão Navegante (antigo cartão Viva Viagem). Ele está disponível em duas modalidades, Navegante Ocasional e Navegante Personalizado, e, em ambas, é possível carregar diferentes tipos de bilhetes. Por exemplo, existem bilhetes individuais, bilhetes familiares ou, até mesmo, pacotes que oferecem uso ilimitado de metrô, ônibus, bondes, ascensores, elevadores e trens por 24 horas.

No entanto, é mais provável que, como você está apenas visitando Lisboa, você opte pelo Navegante Ocasional, já que a opção Personalizada compensa mais para os moradores locais que usam o transporte com alta frequência.

Navegante Ocasional

Cartão Navegante - Meios e Publicidade

Como eu já adiantei, o cartão Navegante Ocasional se destina, essenvialmente, a clientes que usam o transporte público de Lisboa com pouca frequência. É um cartão eletrônico, que funciona por aproximação aos validadores sem contato na entrada do transporte.

Dentre as opções de bilhetes que você pode carregar no cartão, estão os bilhetes únicos, claro, mas também diversos outros, como os “pré-pagos” ou “zapping”, ou os bilhetes de validade de 24 horas e, até mesmo, bilhetes mensais individuais ou em família. O cartão ocasional curta EUR 0,50 e está disponível pra compra e carregamento nas máquinas de venda automática nas estações e nos postos de venda. Além disso, ele é válido por 1 ano para carregamentos.

DICA: O bilhetes “Carris/Metro/CP” custa EUR 10,80 e é válido para viagens ilimitadas na Carris (ônibus, bondes e elevadores), Metrô e trens (linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado), durante 24 horas após a primeira validação.

ALERTA: Guarde sempre o comprovante de carregamento do seu cartão ocasional e o leve junto para o caso de precisar trocar o cartão em caso de defeito.

Cartão Navegante - Lisboa para Pessoas

Lisboa Card

Outra opção que você pode considerar enquanto estiver visitando a cidade é o Lisboa Card, que está disponível pra 24, 48 ou 72 horas. Mais do que um passe pra transporte público, ele também te dá passe livre em 51 museus, monumentos e locais de interesse em Lisboa, além de te permitir “cortar filas” em 12 atrações concorridas. Você também fica elegível a ter de 5% a 50% de desconto em alguns serviços locais de turismo e descontos de até 10% em lojas parceiras de artigos genuinamente portugueses.

Obviamente, este cartão também inclui transporte gratuito nas redes de metrô, ônibus, bondes, ascensores, elevadores e trens das seguintes linhas: Lisboa ↔ Sintra; Lisboa ↔ Cascais; Lisboa ↔ Azambuja; e Fertagus Lisboa ↔ Setúbal.

Lisboa card - Lisboa Camping

Tickets de Metrô de/para Aeroporto de Lisboa

O Aeroporto Humberto Salgado tem uma estação de metrô na linha vermelha chamada “Aeroporto” com conexão direta para o centro de Lisboa em cerca de 20 minutos. É uma maneira rápida, barata e confiável de se locomover. Pra isso, não é cobrada nenhuma tarifa diferenciada ou taxa extra no valor do bilhete. Basta adquirir o cartão eletrônico “Navegante Ocasional”, que custa EUR 0,50, e carregá-lo com apenas um bilhete simples se você quiser, ou seja, por EUR 1,80 você se deslocará do aeroporto pro centro de Lisboa.

Como validar os tickets no transporte público de Lisboa

Os bilhetes devem ser validados nas máquinas de validação ao entrar nos respectivos veículos, seja um ônibus ou um bonde. Nas estações de metrô e trem, se elas tiverem catracas de acesso, os bilhetes são validados na hora que você passar por elas.

Caso contrátio, se as estações estiverem abertas, você tem que usar um dos leitores de cartão espalhados pela estação pra validar seu bilhete. A validação é feita segurando seu cartão perto da máquina de validação até que a máquina indique uma “luz verde”.

Validar o cartão navegante em Lisboa - Viaje na Viagem

Transporte privado em Lisboa

Táxis e Carros de Aplicativo

Além dos transportes públicos tradicionais, táxis e serviços de aplicativo como Uber e Bolt são amplamente utilizados em Lisboa. Eles são uma alternativa conveniente pra quem prefere mais conforto ou precisa chegar a áreas que não são tão bem servidas pelos transportes coletivos. Os preços são acessíveis em comparação com outras capitais europeias, e os carros de aplicativo, em especial, podem ser uma opção econômica para viagens curtas.

O transporte público de Lisboa é uma excelente opção tanto para os moradores quanto para os turistas que querem explorar a cidade de maneira prática e econômica. Com diversas alternativas, é fácil se locomover por todos os cantos da capital portuguesa e garantir uma experiência tranquila durante sua estadia em Lisboa.

Veja, também, meus outros posts sobre Portugal:

Informações sobre Portugal

As 7 Regiões de Portugal

Como funciona o transporte em Portugal

Um resumo sobre a história de Portugal

Principais detinos turísticos de Portugal

Dicas para visitar Portugal

10 curiosidades sobre Portugal

8 Entradas da Culinária Portuguesa pra abrir seu apetite

10 Sobremesas Portuguesas pra adoçar sua viagem

Você também pode gostar...