Categories Destinos Europa Lisboa

Lisboa – Um guia sobre os bairros de Lisboa e suas atrações

Em primeiro lugar, quero que você saiba que esta é uma cidade incrivelmente vibrante, e cada um dos bairros de Lisboa te oferece uma experiência única e inesquecível. Se você está planejando uma visita à capital portuguesa, conhecer um pouco melhor os bairros e suas principais atrações é essencial pra não só otimizar seu tempo por lá, como também explorar toda a riqueza cultural que a cidade tem a oferecer. Neste guia, eu vou te dar um resuminho sobre os principais bairros de Lisboa, desde a charmosa Baixa/Chiado até o moderno Parque das Nações, e te dar dicas das atrações imperdíveis pra você aproveitar ao máximo sua estadia. Então, vem comigo conhecer o verdadeiro coração de Lisboa!

Mapa de Lisboa

A cidade de Lisboa é dividida em 24 freguesias, que funcionam como áreas administrativas, cada uma com sua própria identidade e charme. No entanto, informalmente, essas freguesias se subdividem em área que acabam sendo chamadas de BAIRROS. Por exemplo, eu tenho certeza que você já ouviu falar do histórico “bairro” de Alfama, ou do “bairro” do Chiado, ou de Belém, certo? Portanto, é assim que vou te apresentar os “bairros de Lisboa” daqui em diante.

Por isso, resolvi colocar esse mapa mostrando as freguesias de Lisboa, para que, dessa forma, você se situe melhor em relação à cidade. Nas seções seguintes, eu vou fazer um super resumo do que você pode ver e fazer de mais legal em cada um dos bairros de Lisboa.

Alfama

A Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa, um verdadeiro labirinto de ruas estreitas, casinhas pitorescas e uma atmosfera que faz o visitante se sentir viajando ao passado. Enquanto você caminha pelas ruas de pedra, é fácil se perder: e é exatamente isso que você deve fazer. Apesar disso, é um conforto saber que, de onde quer que você esteja, o imponente Castelo de São Jorge sempre vai se destacar no horizonte. Além dele, busque os contornos da Sé de Lisboa, que costuma dominar a paisagem.

DICA: Do Castelo de São Jorge, um dos pontos mais altos da cidade, se tem uma vista deslumbrante sobre o Tejo e os telhados de Lisboa.

No entanto, Alfama é também o lar do fado, e o Museu do Fado é uma parada essencial pra quem quiser entender essa tradição musical tão profundamente ligada à identidade portuguesa. EM seguida, basta seguir até um dos mirantes do bairro, como o Miradouro de Santa Luzia, pra ter mais uma vista espetacular da cidade e do rio Tejo.

Baixa e Chiado

Baixa

Uma coisa é fato: a Baixa é o coração de Lisboa, com suas amplas praças e atmosfera vibrante. Ou seja, passear por aqui é uma verdadeira viagem pela história da cidade. A Praça do Comércio, por exemplo, é um ponto de referência ideal pra você começar uma caminhada pela cidade. A partir dali, a Rua Augusta é um convite perfeito pra você admirar aqueles lindos arcos e lojas charmosas.

Mas não é só isso. Um dos pontos centrais da Baixa é a Praça da Figueira, sempre movimentada, seguida pela histórica Praça Dom Pedro IV (mais conhecida como Rossio), onde o charme das calçadas em mosaico e as fontes ao centro criam uma atmosfera única.

Chiado

Subindo para o Chiado, a energia muda: é o bairro das lojas elegantes, dos cafés históricos e da boemia. Além disso, é aqui que você encontra o famoso Elevador de Santa Justa, que te facilita o trabalho ao te levar lá pra cima (acredite: é um trabalho árduo subir a pé).

Elevador de Santa Justa Lisboa Portugal - Lisboa Secreta
Degustando uma iguaria de Portugal nas ruas de Lisboa: as castanhas portuguesas!

DICA: Dependendo da época que você estiver por lá, é bastante comum encontrar barraquinhas vendendo castanhas “portuguesas” assadas. Uma guloseima que eu NUNCA abro mão onde quer que eu as encontre no mundo, que dirá aqui, quando estou direto na “fonte”! 😉

Com vistas deslumbrantes e uma arquitetura que se destaca, o Chiado também é um centro cultural, com destaque para o Teatro Nacional São Carlos e pra Livraria Bertrand, a mais antiga do mundo ainda em funcionamento, ou seja, um verdadeiro santuário para amantes de livros.

Por outro lado, se você é fã de café, uma parada no icônico Café A Brasileira é obrigatória. Então, se sente na companhia da emblemática estátua de Fernando Pessoa, um dos maiores escritores portugueses, e aprecie a movimentação ao redor.

Café A Brasileira Chiado Portugal - Tripadvisor
Estação metrô Baixa Chiado Lisboa - Metro Lisboa

CURIOSIDADE: A estação de metrô Baixa-Chiado tem duas saídas, uma na parte baixa da cidade e outra na alta…O curioso é que tem uma escada rolante sem fim (muuuuuito grande mesmo) por onde vc pode ir da alta pra baixa e vice-versa, antes mesmo de passar na roleta: ou seja, de graça! De nada!

Bairro Alto

Conhecido por sua vida noturna agitada e um contraste entre o dia e a noite, o Bairro Alto é onde Lisboa ganha vida após o pôr do sol. Durante o dia, o bairro é tranquilo, com lojas de estilo mais “alternativo” e grafites coloridos pelas ruas. Além disso, o Miradouro de São Pedro de Alcântara oferece uma vista incrível da cidade, inclusive do Castelo de São Jorge, e a proximidade com o Convento do Carmo adiciona um toque histórico ao bairro. Outro lugar super interessante é a imponente Igreja de São Roque, famosa por seu interior ricamente decorado.

No entanto, à noite, os bares e restaurantes tomam conta das ruas, especialmente a famosa Rua da Atalaia. e na Rua da Rosa, preenchendo o bairro de energia e boas vibrações. Enfim, não importa se você está à procura de um bom fado ou de uma vista incrível, o Bairro Alto tem algo a oferecer para todos os gostos.

Cais do Sodré

De uma zona portuária pobre e decadente, o Cais do Sodré se transformou em um dos mais badalados bairros de Lisboa. Durante o dia, o Mercado da Ribeira (Time Out Market) oferece uma experiência gastronômica imperdível. Enquanto isso, a Rua Nova do Carvalho, mais conhecida como Pink Street, é o ponto de encontro de locais e turistas ao cair da noite.

Não deixe de explorar a área ao redor do Ribeira das Naus, porque aqui você poderá desfrutar de um agradável passeio junto ao rio Tejo. Além disso, a Estação do Cais do Sodré é um importante ponto de transporte para explorar outras partes dos arredores de Lisboa, como, por exemplo, Cascais e Sintra.

Belém

Um dos bairros mais visitados de Lisboa, Belém é o lar de alguns dos monumentos mais icônicos da cidade, como, por exemplo, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos, ambos Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Este bairro é, também, o berço dos famosos Pastéis de Belém, que têm sua receita guardada a sete chaves. Ou seja, uma parada OBRIGATÓRIA para qualquer visitante, iniciante ou experiente.

No contexto das grandes navegações portuguesas, é aqui que fica o Padrão dos Descobrimentos, esta homenagem grandiosa aos navegadores portugueses. Além da história ligada às grandes navegações, o bairro também é lar de amplos espaços verdes, como, por exemplo, o Jardim da Praça do Império, e abriga o futurista Museu MAAT, com sua arquitetura moderna às margens do rio Tejo.

Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade é a principal artéria de Lisboa, conhecida por suas lojas de luxo, hotéis sofisticados e jardins bem cuidados. A área toda é um charme, mas, como sugestão, você pode começar seu passeio na praça Marquês de Pombal, um dos pontos de entrada para a avenida e um lugar perfeito para admirar a arquitetura grandiosa dos edifícios ao redor. Por exemplo, o Parque Eduardo VII, fica logo atrás da praça, e é um ótimo lugar para relaxar e apreciar as vistas. Ou seja, a área é ideal para quem busca compras e entretenimento em um ambiente elegante.

Príncipe Real

Conhecido como um dos mais sofisticados bairros de Lisboa, o Príncipe Real é famoso por seus jardins tranquilos e lojas elegantes. Por exemplo, o seu Jardim do Príncipe Real é um ponto central com árvores centenárias e mercados ao ar livre, assim como o Jardim Botânico de Lisboa. Além disso, o bairro é também o lar de algumas das melhores butiques de design e decoração da cidade. Por fim, a Rua da Escola Politécnica é, talvez, a melhor representante deste espírito descontraído e charmoso do bairro.

Graça

Graça é um dos mais autênticos bairros de Lisboa, conhecido por seus miradouros de tirar o fôlego, como o Miradouro da Senhora do Monte. O bairro tem um espírito de vila, com mercados locais, pracinhas simpáticas e uma vida comunitária única. Em outras palavras, aqui, o visitante pode passear tranquilamente pelas ruas estreitas e descobrir pequenas joias escondidas.

Além disso, visite o Convento da Graça, um local histórico que remonta ao século XIII com sua arquitetura impressionante. A área é ideal pra quem deseja explorar as partes mais tranquilas e menos turísticas de Lisboa.

Mouraria

Também conhecido como Mouraria, o Quarteirão Mouro é um dos bairros mais antigos e multiculturais de Lisboa, conhecido por sua rica história. É, simplesmente, o local onde nasceu o fado, e, por isso, a área mantém uma vibrante mistura de culturas e tradições. O lance aqui é se perder pelas vielas e escadarias que serpenteiam pelo bairro. É surpresa atrás de surpresa a cada esquina!

Um dos principais pontos de interesse é a Praça Martim Moniz, um lugar movimentado e cheio de vida, que serve como ponto de partida para o icônico Elétrico 28. Ainda que seja uma daquelas atrações “pega turista”, este bonde é uma maneira muito legal de explorar a cidade, já que ele passa por muitos dos principais bairros de Lisboa.

ALERTA: É quase certo que você vai encontrar enormes filas de turistas pra embarcar no bonde 28, por isso a minha descrição como atração “pega turista”. No entanto, quando estivemos lá, esta foi a primeira coisa que fizemos pela manhã e bastou esperarmos pelo próximo bonde pra irmos sentadinhos confortavelmente. O primeiro bonde que parou no ponto foi absolutamente tomado pela fila gigantesca que estava já esperando quando chegamos. Inclusive, o motorista nos disse que podíamos ir em pé naquele primeiro bonde. No entanto, vimos que o próximo bonde já estava se preparando pra partir e, depois de meros 10 minutos, estávamos sentados na janela.

Parque das Nações

Representando o lado moderno da cidade, a área do Parque das Nações foi revitalizada pra Exposição Mundial de 1998 e, desde então, se tornou um dos mais inovadores bairros de Lisboa. O destaque do parque é, sem dúvida, o Oceanário de Lisboa, que não só é uma atração incrível do país, mas também um dos maiores da Europa!

Lá você também encontra, por exemplo, o Pavilhão do Conhecimento, que oferece experiências interativas para todas as idades. Além disso, você não pode deixar de desfrutar das vistas incríveis que você tem da Ponte Vasco da Gama e do Tejo de lá do alto do Teleférico de Lisboa.

DICA: Se você quiser fazer uma parada aqui no seu caminho pro aeroporto de Lisboa, como nós fizemos, saiba que a Estação do Oriente, com sua arquitetura marcante, tem toda a infraestrutura pra quem precisa deixar malas guardadas enquanto explora a área.

Enfim, axplorar os bairros de Lisboa é uma forma fascinante de descobrir a alma desta cidade única. Cada bairro oferece um ponto de vista totalmente diferente, desde as ruelas históricas de Alfama até a modernidade do Parque das Nações. Ao visitar a Baixa/Chiado, o Cais do Sodré, e outros bairros icônicos, você não apenas conhecerá as principais atrações turísticas, mas também sentirá a verdadeira essência de Lisboa. Ou seja, se prepare pra se apaixonar por cada esquina e rua dessa cidade vibrante e cheia de vida!

Veja, também, meus outros posts sobre Portugal:

Informações sobre Portugal

As 7 Regiões de Portugal

Como funciona o transporte em Portugal

Um resumo sobre a história de Portugal

Principais detinos turísticos de Portugal

Dicas para visitar Portugal

10 curiosidades sobre Portugal

8 Entradas da Culinária Portuguesa pra abrir seu apetite

10 Sobremesas Portuguesas pra adoçar sua viagem

Você também pode gostar...