As sobremesas portuguesas são mundialmente reverenciadas por combinarem ingredientes locais com técnicas que foram passadas de geração em geração. Neste contexto, o maior destaque, talvez, seja o famoso Pastel de Nata, com sua crosta crocante e creme suave, mas a lista de guloseimas continua. Cada sobremesa portuguesa conta uma história, representa uma tradição e ocupa um lugar importante no dia a dia deste país.
Pastel de nata (ou Pastel de Belém)
O Pastel de Nata é uma das sobremesas mais icônicas de Portugal e, possivelmente, uma das mais famosas do mundo inteiro. Trata-se de uma torta de massa folhada recheada com um creme de ovos e baunilha. Assado até ficar dourado e levemente caramelizado, é um verdadeiro clássico que se tornou famoso em todo o mundo.
CURIOSIDADE: O Pastel de Nata tem suas origens no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém, Lisboa, no século XIX. Naquela época, os monges usavam grandes quantidades de claras de ovo pra engomar suas roupas, ou seja, sobravam muitas gemas. Contudo, pra evitar o desperdício, eles começaram a utilizá-las em receitas de doces, e foi aí que nasceu o que hoje conhecemos como Pastel de Nata.
Posteriormente, o mosteiro foi fechado por conta da crise que se seguiu à Revolução Liberal em 1837. Dessa forma, na tentativa de buscar outras formas de sustento, os monges decidiram vender a receita secreta a um empresário português. Começava aí a história da famosa Fábrica dos Pastéis de Belém. Até hoje, a receita original permanece um segredo, o que explica os milhares de visitantes que lotam a fábrica em Belém dia após dia.
Bolo de Bolacha
O Bolo de Bolacha é um bolo gelado feito com camadas de bolachas Maria embebidas em café e intercaladas com um creme suave de manteiga e açúcar. É uma sobremesa rica e cremosa, popular em festas e reuniões familiares.
Arroz doce
Assim como no Brasil, o arroz doce português é um pudim de arroz cozido com leite, açúcar e canela. Com uma textura cremosa e um sabor delicado, ele é, frequentemente, servido em ocasiões especiais.
Toucinho do céu
O Toucinho do Céu é um bolo feito com amêndoas, ovos e açúcar, resultando em uma sobremesa de textura densa e muito saborosa. Originalmente criado pelas freiras dos diversos conventos do país, posteriormente, ele acabou conquistando todas as regiões de Portugal.
Pudim do Abade de Priscos
Este pudim é uma iguaria tradicional feita com ovos, açúcar e vinho do Porto, o que explica o seu sabor único. Atualmente, os locais o consideram uma sobremesa moderna e sofisticada, ao mesmo tempo que remonta às tradições dos antigos conventos de Portugal.
Queijada de Sintra
As Queijadas de Sintra são pequenas tortas doces que levam queijo fresco, açúcar e ovos pra formar uma massa fina e crocante. Originárias da região de Sintra, esse delicioso exemplo das sobremesas portuguesas é praticamente uma atração por si só pra quem estiver por lá.
Baba de Camelo
Levando leite condensado e, claro, ovos, a Baba de Camelo é uma sobremesa portuguesa absurdamente cremosa. Frequentemente, serve-se porções individuais desse doce de textura suave e experiência reconfortante.
Travesseiros de Sintra
Os Travesseiros de Sintra são pastéis folhados com um recheio à base de creme doce de amêndoa e, obviamente, ovo. Como o próprio nome já diz, essa sobremesa leve e delicada é tradicional da região de Sintra.
Pão de Ló
O Pão de Ló é um bolo esponjoso e leve à base de ovos e açúcar. Ainda que possa aparecer em diferentes variações, essa sobremesa destaca a simplicidade e a qualidade dos ingredientes.
Aletria
A Aletria é uma sobremesa portuguesa super tradicional que, como o próprio nome já diz, se baseia na massa de aletria, um tipo de massa fina. Além disso, essa espécia de pudim doce leva leite, açúcar e canela. Tem como ficar ruim com esses ingredientes?
Explorar as sobremesas portuguesas é um deleite para os sentidos e uma imersão na rica tradição culinária de Portugal. Ao experimentar estas delícias, você não apenas se delicia com sabores únicos, mas também se conecta com a rica herança gastronômica do país. Se prepare pra uma experiência que não só irá satisfazer seu paladar, mas, também, deixar uma lembrança doce em seu coração.
Veja, também, meus outros posts sobre Portugal:
Como funciona o transporte em Portugal
Um resumo sobre a história de Portugal
Principais detinos turísticos de Portugal