Córdoba – Um guia sobre o centro histórico de Córdoba e suas atrações

Quando visitei Córdoba, tive a nítida sensação de estar caminhando por páginas vivas da história. Cada esquina parece contar um capítulo diferente, desde os tempos romanos até o florescer da Andaluzia islâmica. O centro histórico de Córdoba é o ponto de partida ideal, onde os séculos e os diferentes povos se misturam de maneira fascinante.

Mapa do centro histórico de Córdoba

Antes de mais nada, quero te dar uma noção de onde ficam as principais atrações no centro histórico de Córdoba. Por isso, coloquei esse mapa aqui pra te ajudar a se planejar pra explorar essa cidade incrível.

Principais atrações do centro histórico de Córdoba

Então, a partir de agora, vou te levar pra passear pelas principais (e somente as principais) atrações do centro histórico de Córdoba, pra te contar o que têm de mais interessante pra ver e fazer por lá. De lambuja, também vou citar algumas atrações mais afastadas do centro pra você incluir no seu radar. Bora?

Margens do Rio Guadalquivir

Ponte Romana de Córdoba

Nosso primeiro contato com Córdoba foi, justamente, o rio Guadalquivir, ou melhor dizendo, as suas margens. Isso, porque, chegamos à cidade pela sua parte Sur, e isso foi proposital. Antes de mais nada, eu queria ter uma visão da lendária Ponte Romana de Córdoba e tentar “reconstituir” (na minha cabeça) o que os visitantes do passado sentiam ao avistá-la.

Deixamos pra trás a Torre de la Calahorra, uma fortificação impressionante que, atualmente, abriga um museu que mostra como muçulmanos, judeus e cristãos coexistiram pacificamente em Córdoba, e fomos em direção à ponte. Atravessar essa estrutura (de mais de 2000 anos!!!) que liga as duas margens da cidade, enquanto o som do rio flui calmamente abaixo de você, é quase como fazer uma viagem no tempo.

HISTÓRIA: Os historiadores acreditam que a famosa Via Augusta, que ligava Roma, na Itália, à Cádiz, na Espanha, passava exatamente por essa ponte. Segundo eles, os romanos construíram, primeiramente, uma ponte de madeira por volta do século I a.C. Atualmente, ela está na sua forma após a reconstrução moura, e conta com 16 arcos, um a menos que seu formato original, 247 metros de comprimento e 9 metros de largura.

Moinhos do rio Guadalquivir

Molino de la Albolafia em Cordoba na Espanha - Grupo Rosales

Outro ponto interessante que você vai notar enquanto caminha pela ponte é o Molino de la Albolafia, um antigo moinho d’água que ainda resiste às margens do rio, lembrando o passado agrícola da região.

CURIOSIDADE: O moinho foi construído pra captar água pra irrigar as hortas do Alcazár, a residência real. No entanto, durante a estadia da rainha Isabel I, a Católica, por aqui, em 1492, ela pediu pra desligarem o moinho porque ela não conseguia dormir de tanto barulho. Ou seja, eu e “Isa” temos algo em comum, tá?!

Molino de la Albolafia em Cordoba na Espanha 2 - Grupo Rosales

CULTURA POP: Game of Thrones em Córdoba

Cena de Game of Thrones onde a Ponte de Córdoba aparece como a Ponte da cidade livre de Volantis - Arruma Essa Mala

A lendária Ponte Romana de Córdoba foi usada como base para a fictícia ponte da cidade de Volantis, no continente de Essos do mundo da Game of Thrones. Ela aparece, ainda que fortemente editada pra adicionar elementos fantasiosos, na cena onde Tyrion e Varys estão em um bordel logo após desembarcarem na cidade livre. É ali, nesta ponte, que Sor Jorah Mormont irá sequestrar Tyrion para levá-lo até a mãe dos Dragões!

A Ponte Romana de Córdoba adaptada como a ponte da cidade fictícia de Volantis em Game of Thrones

Centro histórico de Córdoba

Mesquita-Catedral de Córdoba

Não tem como ir a Córdoba e não visitar a icônica e histórica Mesquita-Catedral de Córdoba. E vou te contar um coisa: ela é ainda mais impressionante pessoalmente. Essa fusão de arquitetura islâmica e cristã cria uma atmosfera que não dá pra explicar só com palavras. O impacto de entrar naquele espaço, com seus inúmeros arcos e colunas, é simplesmente de tirar o fôlego. Não é à toa que a catedral leva esse nome, já que ela é um exemplo da fusão entre a cultura islâmica e cristã. Isso porque ela só foi consagrada como catedral cristã no ano em que Córdoba foi reconquistada: 1236!

HISTÓRIA: A Mesquita-Catedral foi construída no século X, quando Córdoba estava no auge do seu poder e influência cultural sob o governo do emir Abd al-Rahman III. Pra você ter uma ideia, naquele tempo, Córdoba era a cidade mais próspera e culturalmente rica da Europa, botando no chinelo, por exemplo, o poderoso Império Bizantino e a cidade Bagdá!

Bairro Judeu do centro histórico de Córdoba

Além disso, no centro histórico de Córdoba você pode explorar as ruelas estreitas da Judería, outra experiência única. As ruas de pedra e as casas brancas me fizeram sentir como se tivesse voltado à época medieval. As principais atrações daqui são a Sinagoga, a estátua de Moisés Maimônides, a Casa Sefarad (uma típica casa judia) e a Puerta Almodovar.

Alcazar dos Reis Cristãos

Logo depois, visitei o Alcázar de los Reyes Cristianos. Mais um alcazár lindíssimo, o que reforça a importância da influência da moura aqui no sul da Espanha. Ele fica super bem posicionado, às margens do Guadalquivir (bem AQUI), e seu nome se deve aos reis cristãos que eram proprietários dessa humilde residência: os lendários Isabel de Castela e Fernando de Aragão!

Outras áreas de Córdoba

Explorar o lado romano de Córdoba também é um prato cheio pra quem gosta de história antiga. Por exemplo, o Templo Romano, mesmo em ruínas, mostra a importância da cidade na época do Império Romano.

Templo Romano de Córdoba - Cultura Espanhola
Igreja de San Lorenzo em Cordoba - Flickr

Além disso, se você é fã de igrejas antigas, não pode perder a Igreja de San Lorenzo e a Igreja de San Miguel. Essas belezas no estilo românico-mudéjar te dão uma ideia de como as influências islâmicas e cristãs se misturaram na arquitetura da cidade.

Museus e Experiências Culturais

Para quem adora museus, como eu, Córdoba também não decepciona. O Museu Arqueológico de Córdoba abriga achados incríveis que contam a história da cidade desde os tempos pré-romanos. Por outro lado, o Museu de Belas Artes oferece uma coleção impressionante de arte espanhola, com um foco especial em artistas andaluzes.

Em termos de arquitetura aristocrática, o Palácio de Viana é uma visita obrigatória pra todos os apreciadores dessa forma de arte. Seus pátios são um espetáculo à parte, cada um com um charme diferente, e a casa em si parece um mergulho na vida de uma família nobre cordobesa. Além disso, a arquitetura barroca do Palácio de La Merced também merece uma visita.

Mais cantinhos especiais em Córdoba

Além dos grandes monumentos, Córdoba é cheia de pequenas praças charmosas onde você pode sentar, respirar e sentir o ritmo tranquilo da cidade. Enquanto algumas delas têm história, outras, têm apenas beleza, mas todas oferecem um cantinho especial pra quem gosta de explorar com calma.

Plaza del Potro

Essa pequena praça no centro histórico de Córdoba tem um charme todo especial, com sua famosa Fonte de Potro, que remonta ao século XVI.

Plaza del Potro Córdoba - ToCordoba

Plaza de la Corredera

Plaza de la Corredera Córdoba - ToCordoba

É um lugar perfeito para sentar em um dos cafés ao redor e absorver a vida local. Além disso, a arquitetura imponente dos edifícios que cercam a praça cria um contraste interessante com as ruas mais estreitas ao redor.

Plaza de las Tendillas

No coração da cidade, a Plaza de las Tendillas é uma das praças mais movimentadas e charmosas do centro histórico de Córdoba.

CURIOSIDADE: A praça é especialmente conhecida por seu relógio, cujas badaladas são acompanhadas pelo som de uma guitarra espanhola, em vez do tradicional sino.

Plaza de las Tendillas Cordoba - ToCordoba

Plaza de Capuchinos

Plaza de Capuchinos Córdoba - Turismo de Córdoba

Além de ser o lar do icônico Cristo de los Faroles, a praça tem uma atmosfera contemplativa, especialmente ao entardecer, quando as lamparinas ao redor da estátua são acesas.

Plaza del Cardenal Salazar

Localizada na Judería, essa pequena praça cercada por casas antigas tem um charme super acolhedor, quase familiar.

Plaza del Cardenal Salazar Córdoba - Flickr

Plaza de Jerónimo Páez

Plaza de Jerónimo Páez Córdoba - Puerta de los patios de Córdoba

Embora pequena, a praça é perfeita para uma pausa antes ou depois de visitar o Museu Arqueológico de Córdoba, e sua tranquilidade contrasta com as ruas agitadas do centro.

Tradição dos pátios floridos

Uma das tradições mais encantadoras de Córdoba é, sem dúvida, a dos pátios floridos. Desde tempos antigos, os moradores da cidade enfeitam seus pátios com uma impressionante variedade de flores, plantas e cerâmicas. A celebração dessa tradição chega ao seu auge todos os anos em maio, durante o Festival de los Patios de Córdoba.

Durante o festival, os moradores abrem suas casas para que os visitantes possam apreciar a beleza de seus pátios decorados com buganvílias, gerânios, jasmins e outras plantas. O festival, que faz parte do Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é um convite para explorar bairros como San Basilio, onde os pátios mais tradicionais estão concentrados.

DICA: Se você visitar Córdoba fora da época do festival, saiba que muitos pátios permanecem abertos à visitação pelo ano todo.

Fora do centro histórico de Córdoba

Agora, se você tiver tempo para sair um pouco do centro histórico de Córdoba, recomendo esticar o passeio e visitar a Medina Azahara. Essas ruínas de uma cidade-palácio construída durante o califado de Córdoba são um espetáculo à parte.

Este é o tipo de cidade que você pode explorar a pé tranquilamente, pois as atrações estão todas relativamente próximas umas das outras no centro histórico de Córdoba. Apesar de ser mais recomendado visitar a cidade durante a primavera, quando as flores dos pátios estão em plena floração e o clima é mais ameno, Córdoba é linda em qualquer época do ano. Enfim, Córdoba é daquelas cidades que te abraça, com sua história, sua arquitetura impressionante e sua hospitalidade.

Veja também meus outros posts sobre a Espanha:

Informações sobre a Espanha 

As 17 regiões da Espanha

Como funciona o transporte na Espanha

Principais Destinos Turísticos da Espanha

Dicas para visitar a Espanha

Você também pode gostar...