Categories Destinos Espanha Europa

Granada – Um guia sobre as principais atrações de Granada

Não importa onde você faça sua pesquisa sobre Granada, essa cidade é reconhecida como um antro universitário como nenhum outro na Europa! Quiçá no mundo! Neste post eu vou te contar quais são as principais atrações de Granada que transpiram (e inspiram) vida! O maior complexo Alcazar de toda a Espanha, um legado árabe sem igual: Granada é uma parada obrigatória na Europa! Portanto, esse post é o convite perfeito para você também descobrir cada detalhe dessa cidade especialmente mágica.

Mapa das principais atrações de Granada

Antes de mais nada, é legal ter uma noção de onde ficam as coisas no destino que você escolheu, não é mesmo? Por isso, coloquei esse mapinha aqui pra te ajudar a planejar as andanças pelas principais atrações de Granada.

Principais atrações de Granada

A partir de agora, vou te levar pra passear pelas principais atrações de Granada. Bora?

Complexo de Alhambra

A Alhambra é, simplesmente, o coração histórico de Granada. Estamos falando de um complexo que combina palácios, fortalezas e jardins, que foram projetados com a elegância típica da arquitetura islâmica. Localizado no alto de uma colina, seu nome (Al-Ambra) se origina em uma palavra árabe, Al-Hamra, que remete à cor vermelha.

Em sua grande parte, essa enorme cidade protegida por muralhas foi construída durante o reinado de Maomé I e seus sucessores, entre 1248 e 1354. Fatos históricos à parte, aqui você vai poder visitar vários edifícios e seus cômodos, além de conhecer artefatos e outras coisas típicas da cultura islâmica. Isto, porque, este é o Alcazar mais bem preservado de toda a Espanha!

ALERTAS E DICAS SOBRE TICKETS PARA ALHAMBRA

RESERVA DE TICKETS

Antes de qualquer coisa, saiba que você PRECISA reservar seus tickets com ANTECEDÊNCIA se você deseja conhecer o complexo de Alhambra. Dependendo da época que você for, os ingressos se esgotam muito facilmente. Por isso, veja os detalhes e tipos de visitas no site oficial e, também, pegue todas as informações sobre reserva de tickets.

HORÁRIO DE ENTRADA

No momento da reserva, você precisa selecionar o HORÁRIO que deseja visitar o complexo. No entanto, esse horário é válido SOMENTE para a visita aos Palácios Nasridas, e não para o restante do complexo. Ou seja, você pode explorar os outros prédios do complexo pelo tempo que quiser, antes ou depois da visita aos Palácios Nasridas.

Fila pra entrar nos Palácios Nasridas em Alhambra Granada - Magu Mathias

ATENÇÃO: Você DEVE entrar nos Palácios Nasridas EXATAMENTE no horário que você marcou, nem 10 minutos antes, nem 10 minutos depois! Caso contrário, você simplesmente PERDE seu ticket, sem choro, nem vela. Eles organizam os “lotes” de visitantes por janela de horário e pronto: perdeu, perdeu!

ALERTA: Se programe pra chegar ao Pabellón de Acceso (Pavilhão de Acesso) beeeeeeem antes do horário que você marcou seu ticket. Isso porque é comum encontrar filas grandes ou falta de organização na entrada. Como consequência, você pode se atrasar pra chegar até o Palácios Nasridas e perder seu ticket. Além disso, as distâncias lá dentro são imensas, e você levaria em torno de 15 minutos de caminhada moderada até o Palácio, por exemplo.

Placa de direções dentro do complexo de alhambra em granada - Magu Mathias
ORDEM DA VISITAÇÃO

BIZU DA MAGU: Aconselho você a organizar a sua visita ao complexo de Alhambra de maneira que você COMECE pelos Palácios Nasridas. Isto porque ele é o único local que te obriga a entrar no horário definido na compra do ticket. Em seguida, vá explorar a Alcazaba, que fica do ladinho do palácio, antes de marchar (e que marcha, minha gente!) até o Generalife. Palavra de quem conhece: você vai poupar alguns quilômetros de andanças e bastante tempo valioso lá dentro. Coloquei uma foto do mapa do complexo aqui pra você entender melhor o motivo dessa minha sugestão.

COMO CHEGAR A ALHAMBRA

É possível e (relativamente) tranquilo chegar até lá em cima a pé e, inclusive, foi o que fizemos. No entanto, saiba que você vai encarar uma boa caminhadinha íngreme, cerca de 1 km a partir da Plaza Isabel La Catolica (veja trajeto aqui). Não é nada de outro mundo, e você pode aproveitar pra apreciar a atmosfera da cidade.

Entretanto, caso você tenha alguma questão com a locomoção (dificuldade, crianças pequenas ou só preguiça), você pode chegar lá de táxi ou mini-ônibus. No caso desse último, você pode ver mais detalhes da linha C30 (Alhambra – Plaza Isabel La Católica) e das tarifas no site oficial deles.

Ponto de onibus em Alhambra pro centro de Granada - Magu Mathias
Mini onibus pra Alhambra Granada - Granada Digital

DICA: A baldeação entre ônibus é “de graça” se acontecer dentro de 60 minutos entre as duas validações de tickets.

PALÁCIOS NASRIDAS

Passear pelos salões e pátios (e quaisquer outros cômodos) desse lugar é uma experiência ÚNICA, pra dizer o mínimo. De cara, você já vai ficar boquiaberto com o Mexuar e o Oratório. Depois, quando você achar que já viu o bastante, você vai encontrar a Sala Dorada, o Salón de los Embajadores, o Patio de los Arrayanes, o Patio de los Leones…. Eu vou fazer um post dedicado ao Alhambra porque esse lugar é o Ó DO BOROGODÓ e merece um artigo só dele!

VIAJANTE NERD: Sério, eu andava por esses lugares e só conseguia imaginar que CATARINA DE ARAGÃO BRINCOU NESSES CÔMODOS!!! ENQUANTO ISSO, SUA MÃE, ISABEL DE CASTELA, E SEU PAI, FERNANDO DE ARAGÃO, DESPACHAVAM ORDENS EM ALGUMA SALA AO LADO! Me julguem, mas eu amo História!

PALÁCIO DE CARLOS V

Ao final da Calle Real, você vai se deparar com o imponente Palácio de Carlos V. No entanto, saiba que isso aqui nãaaaaao tem nada de herança moura, tá? O palácio foi construído pelo Rei Carlos somente em 1526 (anos depois da reconquista católica) simplesmente pelo fato de ele curtir a “localização”! Bobo ele, né?!

A propósito: ele quis que o palácio tivesse um estilo todo romano, o que se nota pelo seu icônico pátio interno!

ALCAZABA

É incrível ver a quantidade de ruínas ainda presente nesse lugar, que, no seu auge, foi o coração pulsante de toda a cidade murada. Você vai poder ver o que restou da Plaza de Armas, onde as paradas e desfiles militares rolavam, bem como as concentrações antes das batalhas. Há também as áreas onde se situavam as antigas moradias, tanto da elite da sociedade, como de soldados e outros simples comerciantes. É um verdadeiro privilégio poder caminhar livremente entre essas ruínas.

DICA: Não deixe de subir na Torre de la Vela, inconfundível com seus estandartes e bandeiras hasteadas. Além disso, aproveite pra visitar a Torre del Cubo e a Torre del Homenaje pra ter uma vista privilegiada do tradicional bairro de El Albaicin.

Torre de la Vela Alhambra Granada - Flickr

GENERALIFE

Já o Generalife é um conjunto de jardins onde fontes, flores e caminhos formam um cenário surreal de tão lindo. Ou seja, o lugar ideal para uma pausa depois de tantas andanças. Lá você vai se apaixonar pelo Patio de la Acequia, e pelo Patio del Ciprés de la Sultana, e pelo Palacio del Generalife….

E o que dizer do Mirador Romântico?

Escalera del agua Alhambra Granada - Magu Mathias

ATENÇÃO: Esta vila composta de vários jardins típicos da cultura moura em diferentes níveis de altura e, portanto, é LO-TA-DO de escadas. Isso significa que, infelizmente, não há acessibilidade para aqueles visitantes com qualquer tipo de limitação de locomoção (ou famílias com carrinhos de bebês, por exemplo).

A propósito, não deixe de admirar a Escalera del Agua e babar nos “corrimões” da escadaria. Elas são, na verdade, calhas para captar água (e escoar) por toda a cidadela e seus jardins. Que obra sensacional!

El Albaicín

O bairro de El Albaicín, um dos mais antigos de Granada, é um labirinto de ruas estreitas que remonta ao passado mourisco da cidade. Caminhar por aqui é como viajar no tempo, com becos que revelam mirantes de tirar o fôlego e lojinhas de artesanato. Ele foi declarado patrimônio da humanidade em 1984, e vai da Plaza de San Nicolas, passando pela Carrera del Darro até a Plaza Nueva!

Um ótimo ponto de partida pra explorar o bairro é o Mirador San Nicolás. Sério: UAU!

DICA DE COMO CHEGAR AO BAIRRO EL ALBAICÍN

Por estar a a cerca de 800 metros acima do mar, não é uma tarefa fácil, tampouco relaxante, chegar até lá. Em outras palavras: cansa pra dedéu! Por isso, a super dica é usar a linha C1 que parte da Plaza Nueva a cada 15 minutos. Veja o trajeto aqui!

DICA: Caso você tenha usado o mini-ônibus pra voltar de Alhambra, você pode fazer a baldeação dentro de 60 minutos pra linha que vai pra El Albaicín. Basta andar poucos metros da Plaza Isabel La Catolica (onde para a linha C30) até a Plaza Nueva (de onde parte a C1). Olha o trajeto aqui.

Centro histórico de Granada

CARRERA DEL DARRO

Fizemos o nosso caminho descendo pelo El Albaicin até desembocarmos na Carrera del Darro. Lá, nos deparamos com um caminho todo estreitinho e bucólico às margens do rio Darro, onde podemos ver várias casinhas em estilo mouro preservadas. É uma das “calles” mais antigas e movimentadas da cidade, um passeio obrigatório pra quem quiser conhecer um pouco mais do espírito de Granada.

PASEO DE LOS TRISTES

Paseo de los Tristes Granada - Visitas Guiadas Alhambra Online

Paseo de los Tristes recebe esse nome porque os cortejos funerários, que se dirigiam ao cemitério atrás de Alhambra, passam sempre por aqui. Tanto a pracinha e a sua fonte original foram construídas em 1609.

DICA: Aqui fica uma das poucas construções mouras que resistiram à ira dos reis católicos qdo eles retomaram o controle do país: El Bañuelo! Trata-se de uma casa de banhos tipicamente árabe do século XI. Veja detahes de preços e horários aqui.

El Banuelo Granada - Exclusive Granada

CATEDRAL DE GRANADA E A CAPELA REAL

A Catedral de Granada, uma das mais impressionantes da Espanha, é um ponto obrigatório pra quem estiver passando pela cidade. Ela foi construída no local de uma antiga mesquita em 1505 por ordem de ninguém menos que a própria rainha Isabel de Castela, “la Católica”. Se você quiser mais detalhes acerca de ingressos e horários de funcionamento, veja o site oficial da catedral.

É na Capela Real que estão enterrados os renomados Reis Católicos, Isabel de Castela, a Católica, e Fernando de Aragão, além de alguns familiares. Por exemplo, aqui também estão os túmulos da filha deles, a rainha Joana I, a louca, e de seu marido, Filipe I, o belo. Apesar de ser herdeiro do Sacro Império Românico Germânico, Filipe foi rei regente da Espanha por conta das alegações sobre a sanidade mental da esposa.

Capela Real de Granada - Cadena SER

PRAÇAS DO CENTRO HISTÓRICO DE GRANADA

Plaza de la Romanilla Granada - Flickr

Se você se deparar com vielas e becos estreitos e discretos não hesite em seguir em frente, porque a recompensa é quase certa. Foi por uma dessas passagens quase que “secretas” que desembocamos na simpática Plaza de la Romanilla.

Dali a poucos metros fica outra praça que funciona como o coração do centro velho de Granada, a Plaza de Bib-Rambla. Sua origem remete à Idade Média e seu nome vem de uma das antigas portas da muralha do reino mouro, a porta Bib Arrambla.

Após a reconquista cristã, esta praça já foi palco de justas, festas, touradas e outros ocasiões nada memoráveis. Dentre elas, estão os autos de fé da Inquisição, quando fogueiras queimavam tanto livros islâmicos, como pessoas… #semcomentarios

Plaza de Bib-Rambla Granada - Martin Mergili
Plaza Nueva Granada - Flickr

Aliás, a própria Plaza Nueva não tem nada de nova: é a mais antiga da cidade!

GRAN VIA DE COLÓN

Gran Via de Colón é uma das principais avenidas da cidade. Ou seja, é bem provável que você vai passar por aqui em pelo menos algum momento. Aqui você encontre de tudo um pouco: desde prédios comerciais, bancos e igrejas, até restaurantes, lojas de souvenirs e afins!

Gran Via de Colón em Granada - andalusien 360
Puerta de Elvira de Granada - caminoon.com

Além disso, no final da avenida, você chega à antiga porta de entrada da cidade: a Puerta Elvira.

Sacromonte

Do outro lado da cidade, no vale de Valparaíso às margens do rio Darro, fica o tradicional bairro de Sacromonte. Famoso por suas “casas-caverna”, foi aqui que nasceu o flamenco, símbolo da cultura espanhola. Além disso, à noite, o bairro ganha vida com apresentações que ecoam pela cidade.

CURIOSIDADE: Foi aqui que os ciganos se instalaram em Granada após a reconquista cristã em 1492. Suas tradições podem ser vistas em casas de estilo super “rústico” instaladas em grutas caiadas que serviam como habitação.

O interior das "casas-cavernas" em Sacromonte - Mapping Spain

Monastério de la Cartuja

Por fim, dentre as principais atrações de Granada está o Monastério de la Cartuja, que fica um pouco mais afastado do centro histórico. Sua construção iniciou em 1505, mas levou mais de 3 séculos pra ele ficar realmente pronto. Ou seja, podemos dizer que ele funcionou por pouquíssimos anos, já que, em 1842, foi destruído e teve seus monges expulsos daqui… Vai entender, né?!

A Noite em Granada: Bares Boêmios e Tapas

Granada também é conhecida por sua vida noturna animada, o que não é de se espantar, considerando seu renome entre os universitários do mundo todo! Em várias áreas, você encontra bares de tapas que trazem o melhor da comida andaluza, sempre acompanhada de um bom vinho ou uma boa cerveja.

Se eu tivesse que dar algumas sugestões, seriam: a Calle Elvira, talvez O maior point da vida granadina; a Calle Pedro Antonio de Alarcón, com suas baladinhas “alternativas”; e o Bairro Realejo, antigo bairro judeu que bomba de bares locais.

Vida noturna em Granada - Meandering Mayans
Venta el Gallo Granada - DemediterraningCOM

Por fim, a Venta el Gallo (que fica aqui), pra quem quiser ver um show de flamenco “tradicional” na terra onde essa linda dança surgiu. Sim, “tradicional” entre aspas porque, há muito tempo, esse lugar deixou de ser algo “local” pra se tornar um imbatível atrativo de turistas. Ainda que não haja nada de errado nisso, não custa deixar vocês alertados que será um típico show “pra gringo ver”, né?

Enfim, gente, Granada é um destino que deixa saudades… Uma cidade com uma arquitetura absurdamente linda, com tradições milenares e, ainda por cima, com aquele clima boêmio irresistível de uma cidade com espírito jovem! Espero que, depois de todas essas dicas, você também possa vivenciar as principais atrações de Granada com o mesmo encantamento que dominou a gente.

Veja também meus outros posts sobre a Espanha:

Informações sobre a Espanha 

As 17 regiões da Espanha

Como funciona o transporte na Espanha

Principais Destinos Turísticos da Espanha

Dicas para visitar a Espanha

Você também pode gostar...