Apenas 5% da população mundial já viajou de avião
Muitas pessoas, especialmente nas regiões subdesenvolvidas, nunca viajaram num avião e é provável que nunca tenham a oportunidade. Enquanto isso, uma pequena minoria da população mundial voa com muita regularidade.
Mais de 80% da população tem medo de voar (a aerofobia)
Entretanto, outra fobia é ainda mais frequente: a acrofobia. Definida como medo de altura, ela pode fazer com que uma pessoa tenha medo de uma variedade de coisas relacionadas a estar longe do solo. Dependendo da gravidade da fobia, uma pessoa acrofóbica pode igualmente temer estar em um andar alto de um prédio ou simplesmente subir uma escada.
Pilotos e copilotos comem refeições diferentes
Embora não exista uma regra oficial, pilotos e copilotos geralmente comem refeições completamente separadas e preparadas de forma diferente. Isto evita o risco de intoxicação alimentar ou outras doenças que possam afetar a capacidade do piloto ou copiloto de pilotar o avião adequadamente.
Aviões podem ser atingidos por raios e não serão danificados
Na verdade, os aviões SÃO atingidos por raios quase que regularmente. Estima-se que um raio atinja uma aeronave uma vez a cada 3.000 horas de voo ou mais. No entanto, não houve nenhum acidente de avião devido a um raio desde 1967. Isso ocorre porque os aviões modernos têm a capacidade de permitir que a carga elétrica do raio flua diretamente através da aeronave e saia pelo outro lado. E viva a engenharia, não é mesmo?
O motivo da tripulação diminuir as luzes da cabine
Muitas pessoas acreditam que escurecer a cabine é apenas para melhorar o ambiente antes do pouso. No entanto, quando está escuro lá fora, os comissários de bordo diminuem as luzes da cabine, para que os olhos dos passageiros possam se ajustar à escuridão. Então, em caso de emergência, os passageiros conseguiriam enxergar melhor no escuro.
As máscaras de oxigênio duram apenas 15 minutos
Isto pode parecer relativamente pouco, mas é preciso lembrar que o oxigênio só precisa realmente ser utilizado em grandes altitudes. Dessa forma, 10 a 15 minutos é tempo mais que suficiente para o piloto manobrar a aeronave e levála para abaixo de 10.000 pés, onde a atmosfera é rica em oxigênio e as máscaras não são mais necessárias.
Os rastros dos aviões são feitos de água
As pessoas no solo geralmente notam os longos rastros que preenchem o céu deixados pelos aviões. Esses rastros são feitos, principalmente, de vapor de água que se condensa rapidamente em torno do escapamento dos motores dos aviões.
O buraquinho nas janelas dos passageiros salva a sua vida
Esse pequeno buraco na parte inferior da janela pode parecer um erro ou inútil, porém, ele é um orifício de sangria que ajuda a equilibrar a pressão entre o interior da cabine e o ar externo. Além disso, ele também libera umidade, para que não se forme gelo na janela e bloqueie a visão dos passageiros.
O motivo de ainda ter cinzeiros nos banheiros dos aviões
Sim, a FAA (o órgão dos EUA que regula a aviação) proibiu fumar em aeronaves em 2000. Entretanto, os fabricantes seguem incluindo esses cinzeiros porque, caso alguém desrespeite as regras e acabe fumando no banheiro, o passageiro terá onde colocar o cigarro e não causará danos mais graves (para a aeronave ou cabine).
A maioria dos aviões é projetada para voar com apenas um motor
No entanto, isto geralmente se refere ao meio do voo e à aterrissagem, já que atingir o empuxo máximo para a decolagem com apenas um motor em funcionamento seria particularmente desafiador. Eles também podem usar sua estrutura para operar como planador caso todos os motores falhem. Isso significa que uma aeronave que apresenta múltiplas falhas de motor ao voar em altitude terá de 20 a 30 minutos de voo para descer em segurança.