Se você está procurando informações sobre a Turquia porque sonha em conhecer esse destino, você veio ao lugar certo! Aqui neste post, eu quero compartilhar com você algumas coisinhas básicas que vão te ajudar (e muito) a planejar uma viagem para o lugar onde o Ocidente encontra o Oriente (literalmente)! Com um pézinho na Europa e outro na Ásia, a Turquia é uma mistura única de influências dos dois lados do planeta emoldurada por paisagens deslumbrantes. Sério: trata-se de umas das atmosferas culturais mais ricas do planeta Terra. Quem vem comigo?
Onde fica
A Turquia é um país transcontinental que fica, principalmente, na península da Anatólia, na extremidade mais ocidental da Ásia. Além disso, e talvez como sua principal característica, o país também tem um "pé" no sudeste da Europa, mais precisamente na península dos Balcãs. A palavra Balcãs é de origem turca e significa "montanha", e a península é certamente dominada por este tipo de relevo, especialmente no oeste. Não existe um consenso sobre quais países compõem a região, mas as descrições dos Balcãs geralmente compreendem a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Croácia, o Kosovo, o Montenegro, a Macedônia do Norte, a Romênia, a Sérvia e a Eslovênia. Quando as descrições dessa região são feitas levando em consideração as questões históricas e culturais, é comum encontrar citações a partes da Grécia e da Turquia também.
OBS: No entanto, embora a Moldávia fique do lado norte do rio Danúbio, e o país tenha ligações fortes com a Romênia, ele está política e economicamente mais associada a outras antigas repúblicas "do outro lado" do mapa, como a antiga União Soviética. Por isso, acaba não sendo listada como parte dos Balcãs com mais frequência.
Sobre
Nome no idioma local: Türkiye
Capital: Ancara
Continente: Europa
População: 85,8 milhões
Idioma oficial
A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. Por outro lado, os curdos, que formam a maior minoria do país (18% da população), falam a segunda língua mais usada por lá: o curdo. Falado por cerca de 80 milhões de pessoas no mundo, o turco é um idioma da família das línguas turcomanas. Apesar de ser escrito no alfabeto latino, ele conta com algumas letras especiais adicionais para sons específicos do idioma.
Moeda
A moeda oficial da Turquia é a lira turca, que é representada pelo símbolo "?" e abreviada como "TRY" (do inglês "Turkish Lira"). A lira turca é subdividida em 100 kuru?.
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia para turismo, negócios ou visitas familiares por até 90 dias, dentro de um período de 180 dias. Contudo, o passaporte deve ser válido por pelo menos três meses após a data de entrada no país. De qualquer forma, verifique os requisitos específicos do visto com antecedência, pois as regras podem mudar.
ATENÇÃO: Na nossa segunda vez na Grécia, no aeroporto de Atenas, vimos uma menina (viajando sozinha) sendo levada para aquelas salinhas da imigração. Coincidentemente, nós acabamos dividindo um táxi com ela até o centro de Atenas alguns minutos depois, porque estava rolando greve nos transportes públicos de lá (algo bem comum também). Ela me contou que foi questionada porque o funcionário viu que ela estava chegando da Turquia, e queria que ela comprovasse as passagens, estadias e os detalhes da viagem dela por lá. Isto, porque, os dois países têm um longo histórico de hostilidades e inimizade, então esse processo acaba sendo algo "comum". No entanto, ela não teve nenhum problema maior com isso, só perdeu alguns minutos respondendo às autoridades gregas (sem nada a temer).
Religião
A maioria da população turca é muçulmana, com a maior parte sendo sunita. No entanto, também há a presença significativa de minorias de cristãos e judeus. Apesar disso, o país é oficialmente secular, com liberdade religiosa garantida pela constituição.
Clima
Ainda que varie bastante por conta da enorme extensão geográfica do país, o clima na Turquia, em geral, tem um clima predominantemente temperado, que sofre variações locais devido à influência do mar e das montanhas. Por exemplo, as regiões costeiras têm um clima mediterrâneo, que se traduz em verões bem quentes e invernos amenos. Por outro lado, a região central possui um clima continental vivencia invernos mais frios e nevados. Já no sudeste, o clima é mais árido com verões muito quentes e invernos moderadamente frios, enquanto o leste experimenta invernos longos e rigorosos, com nevascas frequentes e temperaturas abaixo de zero.
DICA: Nós estivemos por lá no auge do inverno e, por isso, pegamos temperaturas baixas e até resquícios de neve em Istambul. Ainda que o clima proporcionasse mais conforto para andar mais, as ocorrências de chuvas esporádicas acabavam atrapalhando alguns passeios (mas nada que estragasse a nossa incrível experiência por lá).
Saúde
Não há vacinas específicas exigidas para entrar na Turquia. Para turistas e visitantes estrangeiros, é altamente recomendável ter um seguro de saúde de viagem que cubra despesas médicas, incluindo tratamento hospitalar e repatriação em caso de emergência médica.
CURIOSIDADE: Nos últimos anos, a Turquia se tornou um destino popular para "turismo médico", especialmente em relação a procedimentos estéticos, cirurgias plásticas, tratamentos dentários e cirurgias oftalmológicas. Seus diversos centros médicos especializados atraem pacientes internacionais devido à qualidade do serviço e aos preços competitivos.
Segurança
Em geral, a Turquia é um país seguro para se visitar, com baixas taxas de crime violento em comparação com muitos outros países europeus. No entanto, como em qualquer destino, é importante estar ciente de questões de segurança e tomar precauções razoáveis para garantir uma viagem segura. Por outro lado, vale destacar que, infelizmente, Turquia enfrentou ameaças terroristas no passado, principalmente de grupos como o Estado Islâmico (EI) e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Contudo, as autoridades se mantêm alertas e vigilantes o tempo todo. Para emergências relacionadas à segurança, os cidadãos e visitantes podem ligar para o número 112.
ATENÇÃO: Por esse motivo, os procedimentos de segurança dos aeroportos da Turquia são os mais minuciosos e demorados que eu já vi no planeta. Reserve PELO MENOS 4 horas de antecedência para o seu voo para conseguir passar por todas as etapas.
ALERTA: Além disso, as áreas próximas às fronteiras com a Síria e com o Iraque devem ser evitadas de qualquer jeito, porque seguem sendo perigosas devido ao potencial de atividades terroristas e conflitos armados.
Voltagem
A voltagem elétrica padrão é 230V, com uma frequência de 50Hz e as tomadas seguem os padrões tipo C e F. Portanto, verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.
Fuso horário
A Turquia está no fuso horário de GMT+3, ou seja, 6 horas a frente do Brasil. Desde 2016 o país não altera mais os seus ponteiros durante o verão, mantendo-se com 6 horas a mais em relação ao Brasil.
Horário comercial
Em geral, o horário comercial na Turquia segue o padrão dos vizinhos europeus, ainda que isso possa variar dependendo da época e do tipo de estabelecimento. As lojas tendem a funcionar de segunda a sábado, das 9h às 18h, enquanto shoppings e supermercados são mais flexíveis. Em contrapartida, mercados ao ar livre e feiras têm uma programação própria em determinados dias da semana, geralmente nas manhãs de sábado ou domingo.
ATENÇÃO: A palavra de ordem em qualquer comércio de rua na Turquia é BARGANHAR, não importa o valor do produto. Eles consideram uma ofensa se você nem tentar pechinchar. Só tenha bom senso e faça isso nos bazares e mercados de rua: não nas lojas chiques ou shoppings centers, tá?
ALERTA: Você será abordado por comerciantes o TEMPO TODO que estiver andando pela Turquia. Sem exagero. Eles ficam te chamando para oferecer produtos, passeios, dicas, etc. Uma vez, pra você ter uma ideia, estávamos olhando aqueles "menus do dia" nas portas dos restaurantes, e o funcionário deste estabelecimento achou que o Tiago estava olhando pra calça jeans dele. Ele começou a tirar o cinto e oferecer uma mega promoção pro Tiago levar a CALÇA QUE ELE ESTAVA TIRANDO DO CORPO. Sem brincadeira! kkkkk
DICA: Por se tratar de um país majoritariamente muçulmano, você precisa se atentar não só para os feriados religiosos e celebrações, como o Ramadan, mas, também, para os horários das 5 orações diárias da religião. Nesse momentos, você verá barracas, lojas e qualquer outro estabelecimento sendo "abandonado" do jeito que está enquanto seus proprietários/funcionários se retiram para orar. Aproveite para se arrepiar com o chamado das mesquitas!
Considerações finais
Enfim, eu sei que eu nem preciso "vender" muito a ideia de visitar a Turquia para os viajantes que leem esse blog, mas aqui você encontrou aquele empurrãozinho que faltava para começar a planejar a sua viagem pra lá. Vá e depois me conte o quanto você caiu de amores por esse país!
Fuso Horário (UTC)
UTC+03:00