Se você busca informações sobre Liechtenstein, um dos menores países do mundo, você chegou ao lugar certo! Localizado no coração da Europa, entre a Suíça e a Áustria, este principado montanhoso mistura paisagens deslumbrantes com uma rica herança cultural. É um daqueles destinos únicos, cheios de charme e tranquilidade, que você não pode perder a oportunidade de conhecer. Então, vem comigo!
Onde fica
Liechtenstein é um pequeno país situado na Europa Central, entre a Suíça e a Áustria, sendo um dos menores do mundo. Ele está localizado nos Alpes, o que significa que é garantia de uma paisagem montanhosa impressionante, além de estar próximo a esses dois países bastante populares entre os viajantes. Ainda que o país não tenha saída para o mar, sua localização sempre foi considerada estratégica na Europa pelo fato de estar "na passagem" entre importantes nações. Além disso, ele é muito fácil de acessar por conta da sua proximidade com cidades como Zurique e Munique, o que facilita a visita de turistas.
Sobre
Nome no idioma local: Liechtenstein (em alemão, o idioma oficial)
Capital: Vaduz
Continente: Europa
População: cerca de 39 mil habitantes.
Idioma oficial
O alemão é o idioma oficial de Liechtenstein, falado pela grande maioria da população. No entanto, como o país é pequeno, a língua alemã tem uma variedade própria aqui, chamada alemão de Liechtenstein, que é bastante similar ao alemão suíço. A boa notícia é que, devido à sua localização entre diversas nações, muitos habitantes também falam inglês, especialmente nas áreas turísticas e comerciais.
Moeda
A moeda oficial de Liechtenstein é a mesma da sua vizinha Suíça: o franco suíço (CHF). Além disso, assim como ela, Liechtenstein também não faz parte da União Europeia. Por isso, o uso do euro é limitado e não é amplamente aceito para transações do dia a dia, então é importante levar francos suíços para suas compras e despesas. Ainda assim, você vai encontrar lojas que aceitem euro, mas a cotação, geralmente, não será nada favorável.
Visto
Brasileiros que desejam visitar Liechtenstein como turistas não precisam de visto, desde que o tempo de permanência não exceda 90 dias. A entrada no país segue as mesmas regras de imigração da Suíça.
ATENÇÃO: No entanto, a partir de 2025, será necessário realizar o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) antes de viajar, uma autorização eletrônica simples para ingressar em qualquer país membro da União Europeia.
Religião
A maioria da população de Liechtenstein é católica romana, com cerca de 80% da população professando essa fé. Há também uma pequena comunidade protestante, principalmente luterana, mas você vai ver que igrejas e capelas compõem o cenário do país.
Clima
Liechtenstein tem um clima temperado, o que significa que você vai encontrar verões quentes e invernos frios, bem típico da região alpina. Durante o verão, as temperaturas ficam entre 20°C e 25°C, enquanto, no inverno, o frio pode ser intenso, com temperaturas que chegam a 0°C ou até menos. A neve é bastante comum, e ela cria o cenário perfeito para o esqui e outros esportes de inverno.
DICA: Nós fomos no auge do inverno, em plena virada de ano, e, apesar de não encontrarmos tanta neve, o clima estava bem "estilo Alpes". Além disso, ainda tinha um rink de patinação a todo vapor na praça principal, todo caracterizado com o tema Natalino. Um charme!
Saúde
Liechtenstein oferece um sistema médico de alta qualidade, muito semelhante ao da Suíça. O país tem hospitais bem equipados e médicos altamente qualificados. Como visitante, você não precisa se preocupar com grandes imprevistos, mas é importante ter um seguro de viagem que cubra eventuais despesas médicas, já que os custos podem ser altos.
Segurança
Liechtenstein é um dos países mais seguros do mundo, com taxas de criminalidade extremamente baixas. Não é comum ocorrerem incidentes de violência ou crimes em suas ruas tranquilas. A presença policial é discreta, mas eficiente, e o país possui uma estrutura de segurança pública muito bem organizada. Em casos de emergência, os números de telefone são: Polícia 117, Ambulância 144, Bombeiros 118.
Voltagem
A voltagem elétrica em Liechtenstein é de 230V, com uma frequência de 50Hz e as tomadas seguem o padrão europeu (tipo C, E e F). Portanto, verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.
Fuso horário
Liechtenstein segue o fuso horário GMT+1, o que significa que está 4 horas à frente do Brasil. Durante o horário de verão europeu, o país adota o fuso horário GMT+2, ficando com 5 horas a mais em relação ao Brasil.
Horário comercial
Em Liechtenstein, o horário comercial segue um padrão bastante semelhante ao da Suíça e da Áustria. As lojas geralmente abrem entre 9h e 18h, de segunda a sexta-feira, e algumas abrem também aos sábados até o meio-dia. Vale lembrar que muitas lojas fecham durante o almoço, entre 12h e 14h.
Considerações finais
Se você é fã de montanhas, cultura, história e está à procura de um lugar para relaxar, certamente vai adorar o que Liechtenstein tem a oferecer. E o melhor: a proximidade com outros destinos europeus torna a visita ainda mais fácil e prazerosa. Espero que essas informações sobre Liechtenstein tenha te animado a adicionar esse país ao seu próximo roteiro! Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar sua experiência, é só deixar um comentário. Boa viagem e até a próxima aventura!
Bloco Econômico
European Free Trade Association
Fuso Horário (UTC)
UTC+01:00
Oberland
O nome Oberland (alemão: Wahlkreis Oberland) significa terra superior, e este é um dos dois distritos eleitorais de Liechtenstein. É aqui que fica o histórico Condado de Vaduz, a capital nacional. Além disso, a região sul do país também engloba as cidades de Balzers, Planken, Schaan, Triesen e Triesenberg. O distrito é mais populoso que o Unterland e abrange a porção sul, com cerca de 80% da área terrestre do país.
Unterland
O nome Unterland (alemão: Wahlkreis Unterland) significa terra baixa, e este é um dos dois distritos eleitorais de Liechtenstein. Sua sede administrativa fica na cidade de Schellenberg, devido à sua existência histórica como o Senhorio de Schellenberg. Além disso, a região norte do país também abrange os municípios de Eschen, Gamprin, Mauren e Ruggell. O distrito é menos populoso que Oberland (a região sul do país) e ocupa cerca de 20% da área total de Liechtenstein.