Se você está procurando informações sobre a Jordânia, algo me diz que você é uma pessoa antenada com os destinos mais incríveis do planeta Terra! Neste post, eu vou te contar algumas coisas que você deve saber antes de começar a planejar a sua viagem pra lá. A Jordânia é conhecida por seus sítios arqueológicos fascinantes, como Petra e Jerash, bem como por suas paisagens deslumbrantes, incluindo o Mar Morto e o deserto de Wadi Rum. Vem comigo que você não vai se arrepender!
Onde fica
A Jordânia fica no Sudoeste Asiático, mais especificamente na margem leste do rio Jordão. O país faz fronteira com a Arábia Saudita ao leste e sul, Iraque ao nordeste, Síria ao norte, Israel e Palestina ao oeste e o mar Vermelho ao extremo sul. A Jordânia está estrategicamente localizada no coração do Oriente Médio. Pra quem tem dúvidas se o Oriente Médio é um "continente" por si só, saiba que não! Na verdade, ele ocupa uma posição estratégica entre três continentes: Ásia, África e Europa. A região abrange os seguintes países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Chipre (e a República Turca do Norte do Chipre), a parte asiática do Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Qatar, Síria e a parte asiática da Turquia.
Ou seja, a região é uma mistura de povos árabes, persas, turcos, curdos, e muito mais. É o berço de importantes civilizações antigas, como, por exemplo, sumérios, babilônios, egípcios, assírios e persas. É, também, considerado o local de origem das três principais religiões abraâmicas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Por exemplo, a cidade de Jerusalém, na Palestina, é fundamental para essas 3 religiões. Outro exemplo é a área do Golfo Pérsico, que representa apenas uma porção dessa região, e constitui uma rota vital para o transporte marítimo global, especialmente de petróleo e gás natural. Por isso mesmo, é comum ocorrer disputas territoriais, rivalidades políticas e tensões étnicas e religiosas na região.
Por que essa área se chama "Levante"?
A parte do Oriente Médio que inclui Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Palestina e parte do sudoeste da Turquia recebe esse nome devido à sua localização geográfica em relação ao nascer do sol, ou seja, ao leste, sendo uma das primeiras áreas a serem banhadas pelo sol ao amanhecer. O termo "Levante" tem suas raízes na palavra latina "levantis", que significa "leste" ou "nascente".
Sobre
Nome no idioma local: الأردن (em árabe)
Capital: Amã
Continente: Ásia
População: 11,4 milhões
Idioma oficial
Na Jordânia, a língua oficial é o árabe, mais especificamente o árabe jordaniano, que tem algumas diferenças no vocabulário e no sotaque em relação a outras variantes da língua. Contudo, no dia a dia, você também pode ouvir o árabe beduíno, principalmente se estiver em áreas rurais e tribos nômades. Anteriormente, se voltarmos bem no tempo, a região já teve o aramaico como língua principal antes do árabe se tornar dominante. Aliás, é justamente por causa da enorme bagagem histórica que algumas comunidades mais antigas ainda falam línguas minoritárias, como o circassiano e o armênio, trazidas por imigrantes há séculos. Além disso, é super comum você ouvir o inglês por lá, especialmente nas cidades grandes e no turismo.
Moeda
A moeda oficial da Jordânia é o dinar jordaniano (JOD), sendo que 1 dinar jordaniano equivale a 1000 piastres ou 10 qirsh. No entanto, as transações do dia a dia não usam tanto essas unidades menores, elas usam mais o dinar jordaniano mesmo.
Visto
Brasileiros que desejam visitar a Jordânia precisam de visto para entrar no país. Os requisitos de visto podem variar com base no propósito da visita, duração da estadia e outras circunstâncias.
Visto na Chegada
Desde abril de 2023, NÃO é mais possível obter visto no momento da chegada à Jordânia. Qualquer cidadão elegível a visto deve fazer o processo online pelo site oficial do governo da Jordânia. Em caso de dúvidas, veja AQUI como é possível entrar em contato direto com a embaixada da Jordânia no Brasil (ou seus consulados).
Visto Online (e-Visa)
A Jordânia possui um sistema de visto eletrônico (eVisa) que permite aos viajantes solicitarem um visto online ANTES de sua viagem. Os brasileiros estão entre as nações elegíveis e, portanto, podem solicitar seu eVisa através do site oficial do governo da Jordânia. Ele fica válido por 90 dias ou 30 dias, dependendo do tipo de aplicação selecionada. O visto é processado e aprovado dentro de 2 a 3 dias. Contudo, é obrigatório que o passaporte seja válido por 6 meses a partir da data de chegada.
Dica para economizar com o visto para a Jordânia
Caso você esteja planejando ficar pelo menos 3 noites na Jordânia, vale super a pena adquirir um Jordan Pass para ter acesso às principais atrações em todo o país (são mais de 40 atrações incluídas). Mas o que isso tem a ver com economia, Magu? Eu te respondo: ELE INCLUI O VISTO DE ENTRADA NO PAÍS! Sim, isso mesmo: com ele você NÃO precisa pagar o visto e ainda "ganha" todas as entradas pras atrações*, que inclui, por exemplo, a cidade de Petra, o deserto de Wadi Rum, a cidadela de Amã, a cidade antiga de Jerash, os inúmeros castelos templários e muito mais! Veja as modalidades e os preços aqui. No campo de pagamento do e-Visa, você terá a opção de incluir o código do seu Jordan Pass e, assim, ficará isento do pagamento da taxa de visto. Ainda assim, uma ou outra atração cobra um valor complementar que não consta no passe, mas isso é raro. Por exemplo, o local de batismo de Jesus Cristo (Bethany beyond the Jordan) cobra 8 JOD de quem tem o Jordan Pass (e 12 JOD de quem não tem). Aliás, você já pode comprar esse ticket na hora que estiver comprando o seu Jordan Pass. Mas, que eu me lembre, esse é o único exemplo de algo que você vai pagar mesmo tendo o passe.
ATENÇÃO: Crianças abaixo de 12 anos não pagam para entrar na maioria dos lugares na Jordânia, por iso, não tem sentido comprar o Jordan Pass pra elas. Então, isso significa que elas terão que aplicar pra ter visto pra Jordânia (sim, mesmo que seja um bebê de 1 dia de vida) pelo site oficial do governo da Jordânia.
Religião
A Jordânia é um país predominantemente muçulmano, com a grande maioria dos jordanianos se declarando muçulmanos sunitas (95% da população). Além deles, o país também abriga outras minorias religiosas, onde se incluem os cristãos (4% da população). Ele pertencem a várias denominações, como ortodoxos, católicos e protestantes. Dito isso, a Jordânia é conhecida por sua tolerância religiosa e por proteger a liberdade de culto, e as comunidades religiosas coexistem em relativa harmonia.
Clima
Em geral, o clima da Jordânia é árido e semiárido, ainda que ele possa variar dependendo da região do país. Isto se traduz em verões quentes e secos e invernos frescos. Considerando que os desertos ocupam a maior parte do território jordaniano, as temperaturas atingem números absurdamente altos durante o dia e caem brucamente à noite. Por outro lado, nas áreas montanhosas a oeste da Jordânia, os verões são mais suaves e os invernos podem ser frios, podendo nevar em altitudes mais elevadas. A área do vale do Rio Jordão pode experimentar longos períodos de seca e temperaturas muito altas durante. Em contrapartida, a região em torno do Mar Morto consegue ter um inverno mais ameno, apesar do verão continuar sendo super quente.
ALERTA: Tenha em mente que o nível de chuva (precipitação) é geralmente baixo em todo o país. Ou seja, os jordanianos consideram a água como um recurso precioso, pois enfrentam grandes desafios relacionados à escassez dela e à contínua desertificação.
DICA: Nós estivemos lá durante a melhor época deles, ou seja, a primavera. Por isso, pegamos temperaturas super agradáveis durante o dia, o que foi uma benção ao explorar o país de norte a sul. Além disso, as noites eram frescas e, porque não dizer, até frias dependendo da região que estávamos. No extremo sul da Jordânia a gente pegou praia no Mar Vermelho sem medo de ter insolação, por exemplo! ;-)
Saúde
Nenhum comprovante de vacina é exigido no momento da entrada na Jordânia, diferentemente do que acontecia durante a pandemia (e alguns meses depois). Eles eram super rigorosos em termos de comprovação da vacina contra o Covid-19. No entanto, como qualquer destino turístico pelo mundo, é necessário ficar atento para possíveis novas regulamentações ou atualizações de requisitos de entrada. De qualquer forma, para turistas vale aquela regrinha de ouro de sempre: contrate um bom seguro de saúde de viagem que cubra despesas médicas, incluindo tratamento hospitalar e repatriação em caso de emergência.
Segurança
Em geral, a estabilidade política e a baixa taxa de criminalidade contribuem para um ambiente seguro para moradores e visitantes na Jordânia. No entanto, como em qualquer destino, é importante estar ciente de questões básicas de segurança, como atenção aos seus pertences em locais movimentados. Para emergências relacionadas à segurança, os cidadãos e visitantes podem ligar para o número 911.
ALERTA: É importante estar ciente das condições de segurança nas áreas fronteiriças, já que o país tem vizinhos como Israel, Síria, Iraque e Arábia Saudita. Por isso, em algumas áreas, podem existir restrições ou precauções especiais de segurança devido a conflitos ou instabilidade política. Siga sempre as orientações das autoridades locais.
Voltagem
A voltagem elétrica padrão é 230V, com uma frequência de 50Hz e as tomadas seuguem os padrões do tipo C, F e G. Portanto, verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.
Fuso horário
A Jordânia está no fuso horário de GMT+2, ou seja, 5 horas a frente do Brasil. Durante o horário de verão, o país adota o fuso horário da Europa Central de Verão, que é GMT+3, ficando com 6 horas a mais em relação ao Brasil.
Horário comercial
Em geral, os horários comerciais típicos para escritórios e empresas na Jordânia são de domingo a quinta-feira (viram a diferença?), começando entre 8h e 9h e terminando por volta das 17h ou 18h da tarde. Contudo, esse horário pode variar dependendo da época, do tipo de estabelecimento e do local, como Amman, Jerash e Petra, que têm maior demanda turística.
Características de um país de maioria muçulmana
ATENÇÃO: Sexta-feira é o dia de descanso semanal na Jordânia, o equivalente ao domingo em muitos países ocidentais (como o Brasil). Ou seja, é quase certo que lojas e empresas estejam fechadas ou operem em horários reduzidos nesse dia, enquanto os estabelecimentos em zonas turísticas ou centros comerciais maiores permanecem abertos.
LEMBRETE: Como em muitos países muçulmanos, as 5 orações diárias são uma parte importante da rotina para muitos jordanianos. Os estabelecimentos comerciais e locais de trabalho frequentemente param durante as orações. Além disso, durante feriados religiosos islâmicos e celebrações, como o Ramadan, os horários se alteram bastante.
Considerações finais
Enfim, eu acho que, depois de ler esse post, você ficou, no mínimo, curioso/curiosa pra conhecer esse país incrível e surpreendente chamado Jordânia, né? Guarde um pouquinho a mais de dinheiro (você vai precisar) e inclua essa nação na sua lista de próximo destinos. Nós já testamos e aprovamos!
Bloco Econômico
Liga Árabe
Fuso Horário (UTC)
UTC+03:00