O Templo de Zeus Olímpico (ou Olympieion) é uma das maiores estruturas da Grécia Antiga. Mesmo com poucas colunas de pé hoje em dia, dá pra ter uma ideia do quão grandioso ele foi. É um dos destaques da paisagem de Atenas, ali pertinho da Acrópole.
História
Começou a ser construído no século VI a.C., mas só foi finalizado no século II d.C., durante o reinado do imperador romano Adriano. Foram mais de 600 anos até ficar pronto! Quando terminou, era o maior templo da Grécia, dedicado ao deus supremo do panteão grego: Zeus Olímpico.
difícil não imaginar a grandiosidade do templo na sua plenitude, dimensões das colunas impressiona, destruído pelo tempo e pela ação do homem, mas mesmo assim faz a imaginação funcionar criando uma imagem do que seria o templo em sua plenitude
Interessante pela história que contém, mas é um dos monumentos que está mais em ruínas de Atenas. Só há algumas colunas, em meio a várias vigas metálicas de sustentação, e rochas para todos os lados. Difícil de compreender a magnitude que já teve.
O templo de Zeus Olímpico, também conhecido como Olimpeu, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Está localizado no centro de Atenas, na Grécia. Sua construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. Fica ao entorno de um lindo parque e do centro comercial. Recomendo o passeio.
O templo de Zeus está com os aindaimes para segurança. Isso tira um pouco da beleza. Comprei ingresso para Acropole + 6 sítios fica mais em conta que individualmente e tem 5 dias para fazer todo o roteiro. O bilhete pode ser comprado pelo site ou na bilheteria de um dos sítios.
Ótimo passeio, dá para fazer todos bem bacanas.
O sol em julho é escaldante, usar protetor solar, chapéu, tênis, roupas leves, levar água. Tem banheiro no local.
Ah... confesso, vi mas, não me surpreendeu. Talvez pq tem lugares melhores pra se visitar, como a Ágora de Atenas, Museu Arqueológico.
Compramos o ticket antecipado pra 6 lugares, que sai realmente mais barato.