O Museu Filatélico e Postal da Grécia é um espaço dedicado à história dos correios e da filatelia no país. Lá, você encontra desde os primeiros selos gregos até uniformes de carteiros, caixas de correio antigas e equipamentos usados ao longo dos anos. É um passeio interessante para entender como a comunicação evoluiu na Grécia.
História
A ideia de criar o museu surgiu em 1966, com apoio do governo grego. Após a fundação da Organização dos Correios Helênicos (ELTA) em 1970, começou-se a reunir o acervo. Em 1977, o prédio atual foi doado por Nia e Andrea Stratos, e o museu foi inaugurado oficialmente em 30 de outubro de 1978. Hoje, está sob a jurisdição do Ministério da Governança Digital.
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Tempo de visita (minutos)
60
Ioannou Fokianou 1, Athina 116 35, Grécia
21 0751 9042
http://www.ft-museum.gr/
Dica/Vantagem:
- A entrada é gratuita! No entanto, é necessário agendar a visita com antecedência, pois as visitas são guiadas e organizadas por grupos.
- A exposição atual intitulada "Esmirna, a cidade dos cartões postais e dos correios" oferece uma visão fascinante sobre a história postal da cidade.
Curiosidade:
- O museu abriga a primeira série de selos gregos, conhecida como "Cabeça de Hermes", emitida em 1861. Esses selos são considerados verdadeiras obras de arte e são altamente valorizados por colecionadores.
- Há exposições de equipamentos antigos dos correios, como balanças, máquinas de selar envelopes e veículos utilizados na entrega de correspondências
Excelente tratamento das pessoas de lá. Chamaram a senhora que fez o passeio só para nós, ou seja, 2 pessoas. Qualquer pessoa familiarizada com a história filatélica compreende o valor das exposições. Nisto estão quase tudo, se não me engano, os selos da Grécia. Vale a pena uma visita.
Uma visita especial ao museu filatélico irá enchê-lo de imagens do passado e da história que se escreveu e se escreve através do envio de cartas. Valor atemporal!
Museu fechado e ninguém sabe quando reabrirá, grande decepção para quem ama a filatelia nestes tempos que parece condenado a desaparecer esta paixão
Gostei muito da experiência que tive aqui. Embora o museu esteja atualmente em fase de digitalização e conservação, tornando as exposições um pouco desorganizadas, ainda havia muita cultura para desfrutar. Fomos levados num adorável passeio pessoal em inglês por um dos filatelistas e aprendemos muito sobre a história grega moderna, uma boa atualização que complementou a história antiga que aprendemos com artefactos em outros museus arqueológicos maiores. Recomendo fazer uma visita, pois é um lugar tão fofo!
Conheço o museu há anos, mas como ele queria que você marcasse uma visita, não consegui. As minhas expectativas eram moderadas a baixas e esbarrei com Emmanuel Georgoudakis, funcionário do Museu.
Minha experiência foi excelente! O homem era profundamente conhecedor e com o passeio você pôde ver a retrospectiva histórica dos correios na Grécia.
O museu estava um tanto abandonado e, como fui informado, havia algumas peças da coleção que não estavam em exibição por vários motivos.