Esse museu é um verdadeiro mergulho na alma musical da Grécia. Localizado no coração de Plaka, ele abriga cerca de 1.200 instrumentos musicais tradicionais, desde o século XVIII até os dias atuais. É um lugar pequeno, mas cheio de personalidade, perfeito para quem curte música e cultura popular.
História
O museu nasceu da paixão do musicólogo Fivos Anoyanakis, que passou 50 anos colecionando instrumentos e estudando a música tradicional grega. Em 1978, ele doou sua coleção ao Estado grego, e o museu foi inaugurado em 1991, no casarão histórico de Georgios Lassanis, construído em 1842 .
Acessível
Parcialmente acessível
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Tempo de visita (minutos)
45
Dica/Vantagem:
- Aproveite os fones de ouvido: há estações com áudios e vídeos que permitem ouvir os sons dos instrumentos.
- Não perca os instrumentos mais exóticos, como a gaïda (gaita de fole grega) e os sinos usados em rituais religiosos.
Curiosidade:
- É o único museu na Europa dedicado exclusivamente à música folclórica nacional e seus instrumentos
- Abriga uma coleção impressionante de cerca de 600 instrumentos musicais tradicionais gregos, sendo que outros 600 ficam armazenados como reserva.
- O prédio foi construído com materiais excedentes da construção do palácio do Rei Otto
Simples, mas rico. Pena a escassez de informação.
É gratuito apenas para residentes da União Europeia com menos de 25 anos. Você pode ser solicitado a fornecer documentos que confirmem sua idade. Para outras pessoas o bilhete custa 5€. 3 andares, mas esperava mais instrumentos musicais e mais exemplos do seu som puro.
Excelente esforço! Lugar lindo e funcionários gentis. Você passa meia hora agradável enquanto aprende sobre os instrumentos musicais da Grécia.
Seria bom ter mais telas sensíveis ao toque como a do primeiro andar, perto de outras telas, para que você possa ouvir o instrumento sobre o qual está lendo e vendo.
Este museu, embora não seja muito grande, oferece uma experiência extremamente interessante. São muitas as exposições fascinantes que podem ser admiradas num ambiente multimédia, permitindo-lhe ouvir os seus sons - o que acrescenta profundidade a toda a visita. A equipe do museu é muito educada e disposta a ajudar. O que surpreende é o facto de este local não ser muito visitado por turistas, o que notámos por sermos os únicos visitantes ao entrar no museu. Por isso, vale a pena visitar este museu para apreciar com tranquilidade as suas coleções únicas e descobrir a riqueza da tradição musical grega.
Tanto o próprio museu como o seu pessoal recebem notas excelentes. Um lugar muito interessante para todas as idades, pois através de algo tão acessível como os instrumentos musicais, leva-o numa viagem pela história e folclore de toda a Grécia e não só. Também o que me impressionou foi o quão barato o ingresso é pelo que oferece. As crianças não pagam e os adultos custam 3€.