O Santuário de Asclépio, ou Asclepieion, era um centro de cura dedicado a Asclépio, o deus da medicina. Fica na encosta sul da Acrópole e era uma espécie de "hospital sagrado", onde os doentes vinham buscar cura através de rituais, repouso, sonhos e até banhos. Hoje restam ruínas, mas dá pra ver parte da estrutura e imaginar como era esse espaço de cuidado e espiritualidade.
Dionysiou Areopagitou 35, Athina 105 58, Grécia
Dica/Vantagem:
- Leve água e vá com chapéu/boné, pois quase não tem sombra.
- Ele está num terreno inclinado com pedras e caminhos irregulares. Dá pra ver boa parte do santuário de cima ou se aproximar com algum cuidado.
- Combine a visita com o Teatro de Dionísio, que fica bem ali do lado.
- Tente imaginar o ambiente na época: jardins, fontes e peregrinos em busca de cura.
- Há placas explicativas que ajudam a entender o que era cada parte do complexo.
Curiosidade:
- Foi fundado por volta de 420 a.C., após a chegada do culto de Asclépio a Atenas vindo de Epidauro.
- O local incluía uma fonte sagrada, pátios, uma abside com altar e salas para os "incubatórios": onde os doentes dormiam esperando por sonhos curativos enviados pelo deus Asclépio. Era um dos principais centros de cura do mundo grego.
- O símbolo do deus Asclépio é um bastão com uma serpente enrolada: o mesmo usado até hoje pela medicina!
- Muitas das técnicas usadas nos santuários de cura inspiraram práticas médicas posteriores, como banhos terapêuticos, dietas e observação dos sintomas.
O Asclépio, santuário em homenagem ao deus Asclépio e sua filha Hígia, está localizado a oeste do Teatro Dionisíaco e ocupa o espaço entre o antigo Passeio Marítimo e a Rocha Sagrada da Acrópole. Foi fundada no ano 420/19 AC. X. pelo cidadão ateniense Telêmaco Acharneas. A crônica de sua fundação está registrada no Monumento a Telêmaco, uma coluna de mármore anfiglífica com inscrições e tronco alto, encimada por pinturas em relevo que retratam a chegada do deus vindo de Epidauro a Atenas e sua recepção, pelo fiel Telêmaco, no recém-fundado santuário da encosta sul da Acrópole.
O complexo de edifícios do santuário inclui o templo e o altar do deus, bem como duas arcadas, a Stoa Dórica que funcionou como dormitório para a pernoite dos pacientes no Asklepiion e seu tratamento milagroso (através dos sonhos) pelo deus e a Stoa Jônica que serviu de abrigo, ou seja, um restaurante e alojamento para os sacerdotes do Asklepiion, bem como para os visitantes de.
Santuário em homenagem ao deus Asclépio e sua filha Saúde. Está localizado a oeste do Teatro de Dionísio, na encosta sul da Rocha Sagrada da Acrópole. Foi fundada no ano 420/19 AC. X. pelo cidadão ateniense Telêmaco Acharneas.
Templo dedicado a Asclépio e sua filha Igea. Como médica, ela foi obrigada a visitá-lo, ou melhor, o que restava dele
Asklilio, ou Templo de Asclépio, foi fundado em 420 AC. pelo cidadão ateniense Telêmaco Acharneas. O Templo foi dedicado ao deus da cura Asclépio e sua filha Hygeia. Possui duas arcadas. A Stoa Dórica que abrigava pacientes que pernoitavam para serem curados e a Stoa Jônica que servia de alojamento para padres e visitantes. A Stoa Dórica foi fundada em 300 a.C., tinha dois andares e era composta por 17 colunas em sua fachada. Perto dela ficava a Fonte Sagrada, numa caverna na rocha, de onde jorrava água útil para curar os enfermos. Afinal, esta é também a razão pela qual esta área foi preferida para a construção do Templo. O Doric Stoa também tinha a função de “repositório”. Os pacientes dormiam para que em seus sonhos aparecesse o deus Asclépio, que os curaria ou lhes mostraria o caminho da cura. O Ionic Stoa era um edifício térreo com 4 quartos.
A entrada dos visitantes no Templo era feita a partir do Propyla localizado no seu lado oeste através do antigo Passeio Marítimo.
O Templo foi destruído em 267 DC. durante o ataque dos Herouls. Parte dele foi restaurada em 2002.
É combinado com o teatro de Dionísio, pois na Grécia antiga havia uma ligação dos teatros com a cura, espiritual e física, daí o deus Asclépio. O santuário foi fundado por um cidadão ateniense por volta de 420 AC.