A Panagía Spiliótisa é uma pequena capela ortodoxa embutida numa caverna na encosta sul da Acrópole, bem perto do Santuário de Asclépio. O nome significa literalmente "Virgem da Caverna", e o lugar ainda é usado pra devoção. É um espaço bem simples e silencioso, com ícones religiosos, velas e um ar misterioso que contrasta com a grandiosidade dos templos ao redor.
Anafiotika 3-11, Athina 105 58, Grécia
Dica/Vantagem:
- O acesso à igreja é possível por um caminho difícil que começa no ponto mais alto do Teatro de Dionísio.
Curiosidade:
- A gruta onde a capela foi instalada já era usada na Antiguidade: acredita-se que ali ficava um espaço ligado ao culto de Pan ou de ninfas. Com a cristianização de Atenas, foi transformada em capela dedicada à Virgem Maria.
O Monumento Patrocinado de Trasilo, também conhecido como o Monumento de Trasilo, é um importante estrutura histórica de Atenas. Este monumento foi construído em homenagem a Trasilo, um cidadão ateniense que, segundo relatos históricos, fez contribuições significativas para a cidade.
O monumento foi erguido no século IV a.C., durante um período de grande atividade artística e arquitetônica em Atenas. Trasilo era um dos patronos da cidade, e o monumento reflete o prestígio que ele alcançou.
O Monumento Patrocinado de Trasilo é caracterizado por uma construção de estilo helenístico. Embora não tenha sobrevivido em sua totalidade, as descrições e fragmentos encontrados indicam que era uma estrutura elaborada, possivelmente adornada com estátuas e outros elementos decorativos.
O monumento servia como um tributo à contribuição de Trasilo para a cidade, possivelmente relacionada a doações ou patrocínios de eventos públicos, festivais ou obras.
Além de ser uma homenagem a Trasilo, o monumento também representa a prática comum na Grécia antiga de erigir estruturas em honra a cidadãos que contribuíam para o bem-estar da polis. Esses monumentos eram parte da identidade cívica de Atenas.
O monumento foi objeto de escavações, e os restos encontrados ajudaram os arqueólogos a entender melhor o urbanismo e a arquitetura da antiga Atenas.
O Monumento Patrocinado de Trasilo é um testemunho da rica história de Atenas e da importância dos cidadãos que moldaram a cultura e a sociedade da época. Se você estiver explorando a antiga Ágora, vale a pena prestar atenção a esse monumento e seu contexto histórico.
Recomendo à visitação e contemplação.
Domina a rocha da encosta sul da acrópole. Segundo inscrição na epístola, foi construída pelo patrocinador Thrasyllos, em 320/319 aC.
No meio da rocha esculpida verticalmente acima do Teatro de Dionísio, domina a caverna do monumento patrocinado de Trasilo. Pausânias refere-se indiretamente a ele, fornecendo a informação de que nele havia uma representação do assassinato dos filhos de Níobe por Apolo e Ártemis.
O monumento Thrasyllos consistia em uma fachada de mármore construída em frente à caverna natural. O seu aspecto apresentava a forma de um pilar de duas portas com pilastras, um pess central, uma arquitrave dórica com uma série contínua de gotas, um friso jónico e uma cornija sobre a qual foram colocados pedestais para tripés patrocinados. O friso foi decorado com uma coroa de hera no centro - prêmio dos patrocinadores vencedores das competições teatrais - e outras dez coroas de oliveiras.
Segundo a inscrição na epístola, o monumento foi construído pelo patrocinador Trasilo durante o reinado de Neaichmos, em 320/319 aC. A fase histórica seguinte, novamente documentada pelas inscrições do patrocinador subjacente, é a remodelação da parte superior e a refundação de mais dois tripés pelo patrocinador vitorioso Trásilo, filho de Trasilo, durante o reinado do arconte Pitárato, em 271/270 AC. O uso da caverna como local de culto durante o estabelecimento do Cristianismo deve ser considerado certo.
Atrás do Teatro Dionísio encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Gruta, local de culto que só pode ser visitado um dia por ano, concretamente no dia 15 de agosto. Está enclausurado numa gruta e as suas duas colunas dóricas do templo inicial de Thrasilo dominam a entrada. A sua construção remonta ao ano 319 a.C. É uma construção comemorativa em homenagem a Trasilo como corego (patrocinador), um serviço público na antiga Atenas em que os cidadãos abastados tinham de pagar os custos de contratação de coros para competições líricas ou dramáticas que se realizavam em vários festivais como o Panathenaea. Os coregos escolhiam os integrantes dos seus coros, pagavam os figurinos, os ensaios e o local para ensaiar. O prêmio para o corego vencedor de um concurso era um tripé. Em agradecimento a Thrasilo, um espaço medindo 6,20 A foto é de novembro de 2019.
Infelizmente, não foi possível chegar lá devido a obras de restauração.
O monumento Horagic de Thrasyllos é um edifício memorial construído em 320-319. Antes de n. HÁ. Na pista artificial do lado sul da Acrópole ateniense em memória do Chorego Thrasyllos. É construído em forma de pequeno templo e preenche a abertura de uma grande caverna natural. Foi modificado em 271/70 por Trasícles, filho de Trasilo, o Agonoteta nos Grandes Jogos Dionisíacos. Pausânias refere-se indiretamente ao monumento, dizendo-nos que a caverna continha uma imagem de Apolo e Ártemis matando os filhos de Níobe.