Desde o começo do planejamento da nossa passagem por aqui, o que eu mais lia era sobre a Ciudad de las Artes y las Ciencias?. É impossível falar em Valência e não lembrar ou mencionar da Ciudad de Las artes y La Ciencia. É o principal complexo arquitetônico e cultural da cidade. Foi inaugurado em 1998, pelo arquiteto é Santiago Calatrava (o mesmo que construiu o museu do Amanhã no Rio de Janeiro) e é um dos cartões postais da cidade, sendo parada obrigatória para os turistas. O complexo se estende por cerca de 2 km, sendo um dos maiores da Europa. Tem o objetivo de divulgar e enriquecer a ciência e a cultura e conta com espaços separados que iremos mostrar na sequência, um pouco de cada um.
Ao adquirir um tour pela Cidade das Artes, você pode andar pelas construções ou entrar nos prédios do complexo e aproveitar as atividades oferecidas por esse que é um dos principais pontos turísticos de Valência. Esse complexo de museus e outras estruturas é super moderno, super estiloso! Foi inaugurado em 16 de abril de 1998 e aqui vc vai encontrar:
- El Pont de l'Assut de l'Or: a ponte suspensa que chama atenção na chegada ao complexo.
- El Palau de les Arts Reina Sofia: uma ópera em formato mais que psicodélico!
- El Museu de les Ciènces Príncipe Felipe: um museu interativo no formato do esqueleto de baleia.
- L'Hemispheric: um cinema IMAX no formato de um olho gigante onde vc pode escolher o idioma do filme!
Tem essa área deliciosa pra dar uma relaxada (e fugir do sol inclemente q fazia mesmo no inverno?pense no verão) ao lado do Museu de Ciências do Príncipe Felipe (esqueleto de baleia).
- L'Àgora: uma praça coberta onde rolam eventos variados
- L'Oceonographic: oficialmente fica dentro do complexo, mas é o mais afastado dos prédios, mesmo assim, fica coladinho ali! É tipo o Sea World deles, com aquários pra todos lado (o maior da Europa) e shows com diferentes espécies marinhas! Aquário com golfinhos e 500 espécies em ambientes simulando os principais ecossistemas marinhos do mundo.
- L'Umbracle: um jardim botânico que convida a uma deliciosa caminhada
História
Situada quase em frente ao Museu das Ciências, a ponte foi construída no ano de 2008 e é conhecida como Ponte da Arpa, já que o seu formato lembra uma grande harpa. Se trata de uma ponte estaiada e o seu pilão é inclinado e curvo com uma altura de 118,6 metros que comporta duas vias pavimentadas que servem tanto para transporte público quanto para caminhadas.
2-A obra arquitetônica teve sua construção iniciada em 2018 e tem uma arquitetura de formato único, todo coberto por painéis de vidro. Ágora tem uma área útil de 6.500 m² e nele são encontradas duas grandes salas de exposições, auditórios e diversos espaços. O prédio abriga o Caixa-Fórum que é um projeto que tem filiais espalhadas por toda a Europa, e tem objetivo de divulgar a cultura, a ciência e a tecnologia por meio de exposições, apresentações e palestras.
3-O maior aquário e complexo marinho de toda a Europa foi inaugurado em 14 de fevereiro de 2003, conta com uma superfície de 110.000 m2 e um dos maiores aquários para golfinhos do mundo. Tem objetivo de aproximar os visitantes do mundo marinho e preservá-lo. É dividido em partes que representam alguns ambientes e ecossistemas aquáticos espalhados pelo mundo, dentre eles: Mediterrâneo, Pantanais, Mares Temperados e Tropicais, Oceanos, Antártico, Ártico, Ilhas e Mar Vermelho.
Curiosidade:
- O Palácio das Artes Rainha Sofia foi inaugurado no ano de 2005, e também é conhecido como Teatro da Ópera de Valência. Nele são realizados diversos eventos e espetáculos, como óperas, teatros e concertos musicais. A arquitetura do Palácio chama a atenção de longe, o edifício conta com quatro salas, sendo um auditório para 1.500 espectadores, a sala principal tem espaço para mais de 1.400 pessoas, o Teatro Martín y Soler e uma aula magistral com 400 pessoas cada. No topo existe um jardim, com vista para todo o complexo.
- Foi inaugurado em 1998, foi o primeiro edifício da Cidade das Artes a ser concluído. Sua arquitetura peculiar representa um olho humano e a sua cobertura com mais de 100 metros abriga uma sala de projeção. A sala conta com uma incrível tela de 900 metros quadrados, a projeção é feita por três sistemas diferentes, que trazem uma qualidade de projeção quase impecável. No Hemisferic são transmitidas projeções 3D ligadas a ciência e a história.
- Inaugurado no ano de 2000, o Museu das Ciências tem o objetivo de aproximar a população da ciência, da tecnologia, da vida e de tudo o que elas podem oferecer. O edifício de mais de 26.000 m² possui uma arquitetura peculiar que chama muito a atenção. A ideia é que o museu seja um espaço onde as pessoas interajam e participem das atividades realizadas para se aproximar da ciência. O lema do museu é "Proibido não tocar, não sentir, não pensar".
- Com mais de 17.500 m² o Umbracle, fica em uma área mais alta da Cidade das Artes que dá vista para todo o complexo. Ele é coberto por inúmeros grandes arcos que se interligam acima de um belo jardim. Na sua parte superior são realizadas exposições de esculturas de artistas renomados, junto com um jardim com repleto de plantas e árvores típicas da região. O estacionamento do parque é localizado na parte inferior do edifício. A visitação é livre.