Se você está planejando uma viagem para a Macedônia do Norte, então, se prepare pra se encantar com as atrações da Escópia! A capital do país é uma mistura fascinante de história, cultura e arquitetura, digamos, peculiar, com destaque para suas imponentes estátuas por todos os lados. Além disso, você vai conhecer desde fortalezas e bazares super antigos, até paisagens naturais incríveis bem pertinho do centro. Quer saber o que não pode ficar de fora do seu roteiro? Vem comigo que eu te conto!

Ficha Técnica da Escópia
Antes de mais nada, já quero deixar claro que eu alterno entre “Skopje” e “Escópia” quando falo da capital da Macedônia, e eu não sou a única. Se liga nisso: durante o domínio romano, a cidade era conhecida como Escupos, enquanto, na antiga Iugoslávia, era Escoplie/Skoplie (em sérvio). Além disso, durante o domínio do Império Otomano, ela passou a se chamar Uscube (Uzkub) ou Uscupe (Uzkup). Foi só em 1912, que eles abandoraram o nome turco Üsküp para o sérvio Skoplie (Скопље), enquanto, só em 1950, a designação da cidade passou a ser em macedônio: Skopje (Скопје)!
População (2021): 526.502 habitantes
Área: 1854 km2
Quando fomos: Abril
Temperatura média na época: 18 a 21 graus durante o dia
Quanto tempo ficamos: 0,5 dia

Mapa das principais atrações da Escópia
Antes de mais nada, encontrei esse mapinha que, apesar de simples, mostra de uma maneira bem objetiva onde ficam as principais atrações da Escópia.

Principais atrações da Escópia
Fortaleza de Kale (Скопска тврдина Кале ou Skopska tvrdina Kale)
No topo de uma colina, a Fortaleza de Kale oferece as melhores vistas panorâmicas de Escópia. Construída no século VI, ela já viu bizantinos, otomanos e terremotos. Atualmente, é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol.
DICA: O acesso é gratuito, mas não há muita sinalização. Vá com um calçado confortável e leve água nos meses mais quentes.

CURIOSIDADE: Parte das muralhas da fortaleza foi feita com pedras de um antigo assentamento romano. Dá para ver algumas inscrições latinas ainda preservadas!

Ponte de Pedra (Камен мост ou Kameni Most)

A Ponte de Pedra, do século XV, é o grande símbolo de Escópia e conecta a parte moderna à histórica. Já sobreviveu a guerras e terremotos e serviu como palco de execuções públicas na era otomana.
CURIOSIDADE: A ponte foi reconstruída várias vezes, mas sempre mantendo o design original otomano. É surreal caminhar por essa estrutura!

Antigo Bazar (Stara Čaršija ou Стара скопска чаршија)
Se quiser se sentir em outra época, vá ao Antigo Bazar, a maior e mais bem preservada área otomana dos Balcãs depois de Istambul. As ruas de paralelepípedos, mesquitas e lojinhas fazem desse lugar um paraíso pra quem gosta de cultura e história.


CURIOSIDADE: Durante o domínio otomano, Escópia foi um importante centro comercial, e o bazar ainda mantém algumas das tavernas e ateliês da época.
DICA: Experimente um burek quentinho em alguma padaria tradicional, mas nunca se esqueça de sempre negociar os preços antes de comprar alguma coisa!

Praça da Macedônia (Ploštad “Makedonija“ ou Плоштад “Македонијa“)
O coração da cidade é um verdadeiro festival de estátuas gigantescas. Isso, porque, a praça passou por uma transformação massiva no projeto “Skopje 2014”, que encheu a cidade de estátuas e prédios neoclássicos.
CURIOSIDADE: Aqui fica a polêmica estátua de “Guerreiro a Cavalo”, que todo mundo sabe que é Alexandre, o Grande, mas, por questões diplomáticas com a Grécia, eles não podem colocar o nome!

Casa-Memorial da Madre Teresa (Spomen-kuḱa na Majka Tereza ou Спомен-куќа на Мајка Тереза)

Você sabia que a Madre Teresa nasceu aqui em Escópia? O memorial dedicado a ela inclui fotos, objetos pessoais e cartas. Pequeno, mas emocionante: e GRÁTIS!
CURIOSIDADE: O prédio onde Madre Teresa nasceu foi destruído no terremoto de 1963. O memorial atual foi construído depois.
Cruz do Milênio (Mileniumski krst ou Милениумски крст)
No topo do Monte Vodno, essa cruz de 66 metros de altura pode ser vista de quase toda Escópia. Foi construída para marcar os 2.000 anos do Cristianismo e é um dos maiores monumentos cristãos do mundo.
CURIOSIDADE: Muitos locais acham que a cruz foi construída como uma resposta simbólica ao crescimento da comunidade muçulmana na cidade. Ou seja, um gesto no mínimo polêmico.

DICA: Pegue o teleférico para subir até lá, mas não deixe de levar um casaco, pois pode ventar muito no topo!

Museu da Luta Macedônia (Muzej na makedonskata borba ou Музеј на македонската борба)

Uma mistura de história e patriotismo, esse museu conta a luta do país pela independência através de figuras de cera e cenas recriadas.
DICA: Se não for familiarizado com a história da Macedônia do Norte, vale a pena fazer uma visita guiada, já que as exposições podem ser confusas para quem não conhece o contexto.
Túmulo de Goce Delčev (Grobot na Goce Delčev ou Гробот на Гоце Делчев)
Goce Delčev foi um dos maiores heróis revolucionários da Macedônia do Norte, lutando contra o domínio otomano. Por isso, se estiver passeando pelo centro histórico de Escópia, não deixe de visitar seu túmulo no terreno da Igreja da Ascensão de Jesus (Црква Свети Спас).
CURIOSIDADE: Duas cidades foram nomeadas em sua homenagem, sendo Gotse Delchev, na Bulgária, e Delcevo, na Macedônia. Além disso, duas montanhas receberam seu nome: Gotsev Vrah, na Bulgária, e o Pico Delcev, na Ilha Livingston, na Antártida. A Universidade Goce Delcev, em Stip, na Macedônia, também recebeu seu nome.

Aqueduto de Escópia (Skopski Akvadukt ou Скопски Аквадукт)
Fora do centro da cidade, poucos turistas procuram visitar o Aqueduto de Escópia, mas isso não significa que ele não seja impressionante! Ele tem 55 arcos bem preservados e ainda é um mistério: ninguém sabe ao certo se foi construído pelos romanos, bizantinos ou otomanos.

CURIOSIDADE: Além disso, esse é o único aqueduto da Macedônia do Norte ainda de pé!
Canyon Matka (Pateka kanjon Matka ou Патека кањон Матка)
Se quiser fugir do agito da cidade, então, você precisa conhecer o Canyon Matka, um paraíso natural com lagos, cavernas e trilhas. Lá, você pode alugar um caiaque ou fazer um passeio de barco até a Caverna Vrelo, uma das mais profundas do mundo.
DICA: Chegue cedo para evitar multidões e leve dinheiro vivo, pois alguns serviços não aceitam cartão.

Eventos e celebrações na Escópia
A Escópia tem alguns eventos e festividades interessantes que podem valer a pena se você, por acaso, estiver por lá na mesma época.
Festival de Verão de Escópia
Se você estiver na cidade entre junho e julho, aproveite o Skopje Summer Festival! A cidade ganha vida com apresentações de teatro, música, dança e arte ao ar livre. Ou seja, é uma ótima oportunidade pra ver Escópia em seu lado mais vibrante e cultural.

Taksirat Festival

Ama música alternativa? Então fique de olho no Taksirat Festival, um dos maiores festivais de música da Macedônia. Ele acontece no final do ano e já trouxe grandes nomes internacionais, misturando rock, punk, eletrônica e muito mais.
Festival de Jazz de Escópia
Outubro é mês de jazz na capital! O Skopje Jazz Festival é um dos eventos mais respeitados do gênero na Europa e atrai músicos de renome mundial. Então, se você curte um som sofisticado, vale a pena conferir!

Enfim, gente, eu sei que a Macedônia não é um daqueles destinos que está na lista de desejos da maioria das pessoas. No entanto, eu espero que, depois de saber um pouco mais sobre as atrações da Escópia, você planeje sem medo uma passadinha por lá se estiver ali por perto!
