(Por Talita Moreira e Tedinho Marino)
A história da nossa viagem já começa incomum pelo nosso destino e o que fomos fazer lá. Enquanto a maioria dos viajantes só consegue pensar em Roma, Veneza e Toscana enquanto planejam ir visitar a Itália, nosso destino foi um lado “escondido” do “sul da bota”…
Nossa jornada até a Calábria, na região sul da Itália, começou por via aérea até o aeroporto de Roma. E, claro, já que estávamos lá, não podíamos deixar passar a oportunidade de conhecer a cidade. Passamos uns 5 dias explorando a capital da Itália e depois fomos rumo a estação de trem Roma Termini, onde embarcamos para o nosso destino (que ainda não era o final)… Foram mais 5 ou 6 horas de trem até a cidade de Paola e, de lá, mais 15 minutos de carro até a tão aguardada cidade de FUSCALDO.
Mas por que alguém sairia do Brasil e iria, em sua primeira visita a Itália, esse país tão cheio de cultura, lazer e paisagens deslumbrantes, para uma cidadezinha de aproximadamente 8.325 habitantes?
Nossa viagem a esse destino incomum nos levou a conhecer a terra natal do nosso saudoso (sogro e pai) Mario Marino, ou mais conhecido pelo grande público como Ted Boy Marino!
Sim, nosso propósito não era só conhecer um novo lugar, a família/nossas raízes… mas também entender sobre a região, as histórias que desde pequeno Tedinho ouvia de seu pai e fazer algumas gravações para um documentário sobre a vida deste ídolo do Brasil.
Chegamos numa época muito boa em relação ao clima, era junho de 2017. A temperatura ainda era bastante agradável. A cidade é “dividida” em duas partes: Fuscaldo Paese e Marina de Fuscaldo, como uma boa parte das cidades desta região são.
Fuscaldo Paese é a região construída em cima das montanhas! E foi lá a nossa primeira hospedagem. Ficamos na casa de parentes, que nunca tínhamos visto na vida 🙃 Mas que nos abraçaram com muita atenção e carinho. É uma cultura completamente diferente da que estávamos acostumados, mas foi uma experiência incrível.
Ahhh e vale ressaltar que na nossa preparação para esta viagem, estudamos italiano. O Tedinho fez até curso no consulado italiano aqui do Rio, mas o que eles falam lá não é nada parecido com o italiano “tradicional”, mas sim um dialeto, que a gente não conseguia entender nada 😆
Foi um tempo de muito macarrão, macarrão e macarrão 🍝
E por falar nisso, como a nossa estadia lá era longa, uma das coisas que a gente mais gostava de fazer era ir ao supermercado! Os dois principais na época era o Decco e o Carrefour.
Que beleza que era a sessão das pastas!
Tinham vários corredores com todos os tipos, formatos e marcas de macarrão que nunca tínhamos visto antes!!
Fora todos os embutidos: mortadelas, salames, capocolo, e o famoso presunto de parma! espetacular e pelo preço de uma pechincha.
A gente comia tantooo prosciutto que chegou uma hora que já estava enjoada! Fomos pra um mais normalzinho, mortadela de pistache 😁
E uma curiosidade importante: lá descobrimos que a tal linguiça calabresa é uma invenção nossa aqui do Brasil!! Lá não existe esse tipo de linguiça, muito menos a pizza calabresa!
Bom, depois de um período na casa da família a gente queria mais “privacidade, independência” e alugamos um apartamento em Marina de Fuscaldo.
Meus amigos que lugar… um paraíso!! Esta é a parte da cidade que fica à beira mar! Uma praia simplesmente maravilhosa de água cristalina e banhada pelo Mar Tirreno.
Ainda estávamos na época de pré alta temporada (meados de junho/julho) então tínhamos uma praia particular em frente de casa! E bem pertinho de nós também tinha um quiosque/restaurante de praia, que lá eles chamam de Lido, onde alugávamos (duas) espreguiçadeiras com guarda-sol por 10 euros o diaaa todo! Fora os paninis (sanduíches deliciosos de tomates e atum da região) que eram uma coisa dos Deuses, só de lembrar já dá água na boca 🤤
Então entre uma filmagem aqui, um mergulho ali, um take da vila de casas onde Ted Boy nasceu, na praia de Messinete …
Eis que surge a oportunidade de conhecer uma das cidades mais lindas que já visitamos: TROPEA.
Tropea é uma daquelas joias escondidas, um vilarejo super charmoso, porém bem estruturado, com hotéis, restaurantes, lojas de coisinhas artesanais da cidade, ruelas de pedras todas iluminadas… E o principal: uma praia de tirar o fôlego!
A culinária não deixa a desejar: a região é famosa pela cebola roxa, e tem um Arancini Tropeano, feito dela que é sensacional! Sendo uma região praiana o que não pode faltar são boas opções de frutos do mar, e lá com certeza comemos um dos melhores spaguetti ao vôngole e também cones, tipo de batata frita, só que com camarão, lula e polvo fritos na hora, que a gente ia petiscando e se perdendo pelas ruelas.
Existem várias opções legais de passeios por lá também! O que escolhemos foi passar um dia numa lancha, onde fomos até uma praia chamada Cappo Vaticano! Outra praia linda de água cristalina, onde fizemos um mergulho de snorkel!! Um monte de corais e peixinhos! No caminho ainda paramos e mergulhamos por uma gruta, dentro do mar!
Outro passeio, mas este mais radical pro “nosso estilo”, era ir de barco até o vulcão Stromboli, um dos mais ativos da Europa! Tinha até passeio noturno que diziam dar pra ver as chamas do vulcão saindo 😅
Pra quem estiver pela região como nós, chegar em Tropea é bem fácil, tem uma estação de trem na cidade. Mas também há a opção de aeroporto próximo, que fica na cidade de Lamezia Terme (a 55km de Tropea)
De volta a nossa base em Fuscaldo ainda deu pra conhecer um pouquinho mais da região.
O passeio mais pertinho foi na cidade vizinha, Paola, onde tem o santuário lindíssimo de São Francisco de Paola. Também fizemos um bate e volta de ônibus para conhecer a cidade das sete colinas, a grande Cosenza! Uma cidade histórica da região da Calábria.
Nosso tempo pelo sul da Itália já estava acabando, afinal agosto se aproximava e essa é a época mais cara, onde a pacata cidadezinha fica lotada, cheios de turistas, principalmente os europeus vindo buscar dias de praia, sol e mar!
Mas antes ainda tivemos uma última grande surpresa: ver o Festival delle Alici da nossa varanda, praticamente um camarote!! Uma festa típica da cidade de Fuscaldo com muitas barraquinhas de comidas, bebidas e tradições, além da queima de fogos, que vira e mexe acontece por lá.
Nos despedimos dessa viagem incrível com a sensação de dever cumprido! Conhecemos a cultura, a família, lugares lindos, gravamos cenas especiais para o documentário do Ted Boy. Fomos muito felizes no nosso destino incomum ☺ Esperamos voltar.
P.S.: A boia (pneu) nós levamos do Brasil, mas por lá vende!