A Albânia tem uma cultura única, influenciada por sua localização geográfica e pela interação com diversas culturas ao longo da história. O país é conhecido por sua hospitalidade e, principalmente, por sua tolerância religiosa, já que, embora o islamismo seja a religião predominante, há também uma significativa parte de sua população que se declara cristã, incluindo católicos e ortodoxos.
Neste post, vou compartilhar com você algumas informações sobre a Albânia, desde onde fica esse país no mapa, até a moeda e o idioma usado por eles, para que você possa saber tudo sobre esse destino incrível que ainda é tão “subestimado” (ou ignorado mesmo) pelos turistas! Só vem!

Onde fica a Albânia?
A Albânia é um país situado no sudeste da Europa, na Península Balcânica, aquele pedaço do continente “atrás do salto da bota” da Itália. Sua paisagem é super diversificada, incluindo montanhas, planícies e uma costa litorânea no Mar Adriático e no Mar Jônico.

A palavra Balcãs é turca e significa “montanha”, e a península é certamente dominada por este tipo de relevo, especialmente no oeste. Não existe um consenso sobre quais países compõem a região, mas as descrições dos Balcãs geralmente compreendem a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Croácia, o Kosovo, o Montenegro, a Macedônia do Norte, a Romênia, a Sérvia e a Eslovênia. Quando as descrições dessa região são feitas levando em consideração as questões históricas e culturais, é comum encontrar citações a partes da Grécia e da Turquia também.
OBS: No entanto, embora a Moldávia fique do lado norte do rio Danúbio, e o país tenha ligações fortes com a Romênia, ele está política e economicamente mais associada a outras antigas repúblicas “do outro lado” do mapa, como a antiga União Soviética. Por isso, acaba não sendo listada como parte dos Balcãs com mais frequência.
Informações sobre a Albânia
Nome no idioma local: Shqipëri ou Shqipëria
Capital: Tirana
Continente: Europa
População: 2,8 milhões

Idioma oficial da Albânia

A população toda fala albanês, e existem dois principais dialetos dele: o Gheg, falado no norte do país, e o Tosk, falado no sul. Em áreas turísticas, muitas pessoas falam inglês, italiano ou grego, mas se você estiver disposto a aprender algumas palavras básicas em albanês será muito apreciado.
CURIOSIDADE: O albanês é uma língua única e não pertence a nenhum outro grupo linguístico. É uma língua indo-europeia, mas, diferentemente de todas as demais línguas indo-europeiras, não está relacionada ao latim, grego ou eslavo. É realmente única. Eu quis trazer essa árvore genealógica das línguas indo-europeias e urálicas pra ilustrar o quão diverso e ramificado é esse “mundo dos idiomas”. Eu não sei vocês, mas eu AMO esse tipo de informação!


Moeda da Albânia
Eles utilizam o “lek albanês”, cujo símbolo pode ser L ou LEK ou ALL. Não se preocupe: cartões de crédito são geralmente aceitos em áreas turísticas, ainda que seja aconselhável ter algum dinheiro em espécie, especialmente ao visitar áreas mais afastadas.
ALERTA: Tirar dinheiro do caixa eletrônico na Albânia pode realmente “machucar” a sua carteira. A grande maioria dos bancos cobram taxas exorbitantes em cada saque, ao contrário do Credins Bank. Supostamente, ele é o único banco na Albânia que não cobra nenhuma taxa para saques internacionais.
Visto para a Albânia
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Albânia para estadias de curta duração (até 90 dias), assim como a maioria dos visitantes internacionais. No entanto, é sempre recomendável verificar os requisitos de visto com antecedência, pois as regras podem mudar.

Religião na Albânia

A Constituição da Albânia garante a liberdade de religião e a separação entre igreja e Estado. Todas as religiões são tratadas de forma igual perante a lei, e não há uma religião oficial do Estado. Durante séculos, a Albânia foi lar de uma variedade de grupos religiosos, incluindo muçulmanos, cristãos ortodoxos, católicos e pequenas comunidades de outras religiões. A coexistência pacífica entre esses grupos religiosos é uma parte importante da identidade nacional albanesa.
Clima da Albânia
A Albânia tem um clima mediterrâneo, , com variações regionais devido ao terreno montanhoso do país. Os verões são quentes e secos (entre 25°C e 35°C) e invernos suaves e úmidos (entre 5°C e 10°C, podendo cair abaixo de zero à noite). As estações ideais para visitar são a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro), quando as temperaturas ficam amenas e super agradáveis.
É importante observar que as condições climáticas podem variar significativamente dependendo da região específica da Albânia que você está visitando. Por exemplo, nas áreas montanhosas, como os Alpes Albaneses, o clima tende a ser mais fresco e a receber mais precipitação do que as áreas costeiras.


DICA: Nós estivemos por lá ao longo de todo o mês de Abril e boa parte de Maio, ou seja, na primavera albanesa. Por isso, posso confirmar que as temperaturas nesta época é perfeita, fazendo um sol lindo e quentinho durante o dia, e uma brisa suave à noite, quando um casaquinho fino já basta.
Saúde na Albânia
Não há vacinas específicas exigidas para entrar na Albânia. De qualquer forma, para turistas e visitantes estrangeiros, é altamente recomendável ter um seguro de saúde de viagem que cubra despesas médicas, incluindo tratamento hospitalar e repatriação em caso de emergência médica.

Segurança na Albânia
Ainda que figure entre as economias mais pobres do continente europeu, a Albânia é sim um destino seguro. Claro, é sempre bom estar ciente do seu entorno e evitar circular por áreas mais inóspitas, como fazemos no Brasil, por exemplo. Além disso, tenha discrição ao fotografar locais sensíveis, como edifícios governamentais, instalações militares ou locais religiosos. Nem sempre eles serão simpáticos à exposição excessiva desses locais. O número de emergência na Albânia é 112.

ALERTA: Infelizmente, a polícia da Albânia tem a lamentável fama de “acharcar” turistas em blitz aleatórias nas estradas nacionais. Ou seja, pedir suborno para não multar o cidadão. Isso acontece, principalmente, nas travessias de fronteiras com seus vizinhos. Nós vimos DIVERSAS dessas blitz, mas, graças aos deuses, não fomos parados em nenhuma delas. Então, fique atento e NÃO DÊ MOTIVOS para eles te pararem.
Voltagem Elétrica na Albânia
A voltagem elétrica padrão é 230V, com uma frequência de 50Hz e as tomadas são do tipo C e F. Portanto, se certifique de levar um adaptador universal, se necessário.

Fuso horário da Albânia
A Albânia está no fuso horário de GMT+1, ou seja, 4 horas a frente do Brasil (já que o fuso de GMT é 3 horas a mais que o horário de Brasília). Durante o horário de verão, a Albânia adota o fuso horário da Europa Central de Verão, que é GMT+2, ficando com 5 horas a mais em relação ao Brasil.

Horário Comercial na Albânia
O horário comercial na Albânia pode variar dependendo da região e do tipo de estabelecimento. No entanto, em geral, os horários comerciais no país seguem um padrão semelhante ao de muitos outros países europeus, com lojas funcionando de segunda a sábado, das 9h (ou 10h) às 18h (ou 19h), e supermercados permanecendo abertos até por volta das 22 horas. Algumas lojas podem fechar durante a hora do almoço, geralmente entre às 13h e às 15h. No entanto, em áreas turísticas, muitos estabelecimentos podem ter horários mais flexíveis.

Isso foi só um gostinho das informações básicas sobre a Albânia, porque eu vou contar pra vocês muito mais sobre esse país (ainda) tão pouco explorado. Enfim, eu acho que deu pra entender que vale muito a pena sair do circuito tradicional de férias na Europa, fugir das hordas de turistas, e conhecer esse destino absolutamente fabuloso chamado Albânia, né?!
Vemos vocês por lá! 😉

Veja também meus outros posts sobre a Albânia:
Albânia – Como funciona o Transporte Público
Albânia – Breve histórico sobre o país
Albânia – Principais destinos turísticos