Se você está em busca de informações sobre a Romênia, algo me diz que você tem uma alma de explorador. Este país é conhecido por suas tradições folclóricas, música, arte e história, principalmente a história lendária do vampiro mais famoso do mundo. Neste post, eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre a terra do Conde Drácula para planejar a sua viagem por lá. Quem vem comigo?

Onde fica a Romênia?
A Romênia fica no sudeste da Europa, naquele pedaço do continente “atrás do salto da bota” da Itália de nome “Península Balcânica”. Com uma paisagem super diversa, seu território inclui cadeias de montanhas (principalmente os famosos Cárpatos), florestas, planícies e um extenso litoral ao longo do Mar Negro.

A palavra Balcãs é turca e significa “montanha”, e a península é certamente dominada por este tipo de relevo, especialmente no oeste. Não existe um consenso sobre quais países compõem a região, mas as descrições dos Balcãs geralmente compreendem a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Croácia, o Kosovo, o Montenegro, a Macedônia do Norte, a Romênia, a Sérvia e a Eslovênia. Quando as descrições dessa região são feitas levando em consideração as questões históricas e culturais, é comum encontrar citações a partes da Grécia e da Turquia também.
OBS: No entanto, embora a Moldávia fique do lado norte do rio Danúbio, e o país tenha ligações fortes com a Romênia, ele está política e economicamente mais associada a outras antigas repúblicas “do outro lado” do mapa, como a antiga União Soviética. Por isso, acaba não sendo listada como parte dos Balcãs com mais frequência.
Informações sobre a Romênia
Nome no idioma local: România
Capital: Bucareste
Continente: Europa
População: 19 milhões

Idioma oficial da Romênia
O idioma oficial da Romênia é o romeno, uma língua românica, ou seja, descendente direta do latim, Isso significa que, sim, essa é uma língua “irmã” do nosso português, assim como do italiano, do espanhol e do francês. Por volta de 24 a 28 milhões de pessoas falam romeno, incluindo a população da vizinha Moldávia, onde ela também é a língua oficial.

DICA: Passamos alguns dias na Romênia (curtimos até o Reveillon!!!) e, como tínhamos alugado um carro, a gente ficava ouvindo as rádios locais o tempo todo. Era impressionante/esquisito como era possível ENTENDER o que os radialistas e as música queriam dizer, mesmo sem compreender palavra por palavra. Isso se deve, obviamente, ao fato do romeno ser praticamente uma mistureba de português, espanhol e italiano! Muito legal!
CURIOSIDADE: Eu quis trazer essa árvore genealógica das línguas indo-europeias e urálicas pra ilustrar o quão diverso e ramificado é esse “mundo dos idiomas”. Eu não sei vocês, mas eu AMO esse tipo de informação!

Moeda da Romênia
A moeda oficial da Romênia é o “leu romeno”, cujo código internacional é RON. No entanto, nada de falar que você tem, por exemplo, “20 leus”, porque o plural correto em romeno é “lei”. Portanto, você teria “20 leis”, tá?

Visto para a Romênia

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Romênia para turismo, negócios ou visitas familiares por até 90 dias, dentro de um período de 180 dias. Contudo, o passaporte deve ser válido por pelo menos três meses após a data de entrada no país.
ATENÇÃO: A partir de 2025, será necessário realizar o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) antes de viajar, uma autorização eletrônica simples para poder ingressar em qualquer país membro da União Europeia.
Religião na Romênia

Primeiramente, vale destacar que a Romênia é um estado laico e, por isso, não declara nenhum religião como oficial. Entretanto, a esmagadora maioria da população se identifica como cristã (86,5%), mais precisamente, como seguidores da Igreja Ortodoxa Romena. Apesar disso, existem diversas outras denominações religiosas por lá, incluindo o protestantismo (6,9%), o catolicismo romano (4,6%) e o catolicismo grego (0,8%). Ou demais 2,2% da população englobam, em geral, muçulmanos, judeus e pessoas sem religião.
Clima da Romênia
Por conta do seu clima continental temperado, a Romênia tem quatro estações bastante distintas. Enquanto os verões costumam ser quentes e secos (25°C a 35°C), os invernos podem ser bem rigorosos, com as temperaturas passando (facilmente) dos -10ºC. Por outro lado, a primavera e o outono são excelentes para quem está planejando uma visita, pois ela tem temperaturas bem mais amenas (entre 15°C e 20°C durante o dia).


DICA: Nós estivemos por lá no auge do inverno e poucas vezes sentimos tanto frio na vida. Pra ter uma ideia, nós pegamos deliciosos -23ºC por lá, e eu nem sei te dizer qual era a “sensação térmica” no dia. Sério, foi a única ocasião que eu cheguei a cogitar (de verdade) que iria morrer congelada e quase perdi o dedinho do pé por hipotermia.
Saúde na Romênia
Não há vacinas específicas exigidas para entrar na Romênia. Em relação ao sistema de saúde romeno, ele é relativamente eficiente para nativos e residentes, apesar de enfrentar desafios de infraestrutura e de falta de recursos. Contudo, para turistas, vale aquela regrinha de ouro: contrate um bom seguro de saúde de viagem que cubra despesas médicas em caso de emergência.

Segurança na Romênia

A Romênia é geralmente considerada um país seguro para se visitar, com baixas taxas de crime violento em comparação com muitos outros países europeus. No entanto, como em qualquer destino, é importante estar ciente de questões de segurança e tomar precauções razoáveis para garantir uma viagem segura. Para emergências relacionadas à segurança, os cidadãos e visitantes podem ligar para o número 112.
Voltagem Elétrica na Romênia
A voltagem elétrica padrão é 230V, com uma frequência de 50Hz e as tomadas seguem os padrões tipo C, E e F. Portanto, verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.

Fuso Horário da Romênia
A Romênia está no fuso horário de GMT+2, ou seja, 5 horas a frente do Brasil. Durante o horário de verão, o país adota o fuso horário da Europa Central de Verão, que é GMT+3, ficando com 6 horas a mais em relação ao Brasil.

Horário Comercial na Romênia
Em geral, o horário comercial na Romênia segue o padrão semelhante ao de muitos vizinhos europeus, mas ele pode variar dependendo da época e do tipo de estabelecimento. Por exemplo, as lojas costumam funcionar de segunda a sábado, das 9h às 18h, mas esse horário pode se alterar durante o inverno rigoroso (quando tem menos luz do dia). Apesar disso, outros estabelecimentos tendem a funcionar com mais regularidade, como os supermercados, que podem ficar abertos 24 horas por dia. Aos domingos, alguns estabelecimentos podem fechar bem mais cedo, ou nem abrir, ainda mais se for alguma área menos movimentada.

Enfim talvez a Romênia tenha sido uma das maiores (e mais gratas) surpresas que já tivemos nesses muitos anos de viagens e muitos destinos pelo mundo. Um país lindo, com uma história incrível, um povo acolhedor, uma culinária maravilhosa, e que está totalmente fora das rotas batidas de turismo. Vale muito a pena! Venham e me contem!
