Sevilha é uma cidade que me conquistou de cara! Passear por suas ruas é como entrar em um cenário histórico, com uma mistura incrível de arquitetura, música e boa comida. De cada visita, levo comigo novas lembranças e lugares favoritos que você vai descobrir ao longo deste post. Vamos explorar os bairros e distritos que fazem de Sevilha um lugar tão único!
Mapa dos bairros de Sevilha
Ainda que a divisão de bairros de Sevilha possa variar um pouco conforme a fonte que você consulte, as principais zonas turísticas acabam sendo as mesmas. Por isso, a ideia do mapa abaixo é te dar uma noção dessa organização e te ajudar a se localizar conforme explora as inúmeras atrações de lá.
Principais bairros de Sevilha
Então, a partir de agora, vou te levar pra passear pelos bairros de Sevilha pra te contar o que têm de mais interessante pra ver e fazer por lá. Bora?
Casco Antiguo (Centro histórico)
Coração de Sevilha, o centro histórico conta com uma rica mistura de história e arquitetura que geram um resultado impressionante. A quantidade de atrações deste, que é, quiçá, o mais importante dos bairros de Sevilha, é proporcional à sua beleza. Portanto, eu vou citar os principais locais que estivemos e detalhar aqueles que eu considero “absolutamente imperdíveis”.
De maneira geral, é aqui que você encontra o magnífico Real Alcázar de Sevilha, a Catedral de Sevilha e sua Giralda, a estonteante Avenida de la Constitución, o histórico Archivo General de Indias (América), a Plaza Nueva e o Ayuntamiento de Sevilla (ou seja, a prefeitura da cidade), a Plaza del Salvador e sua lindíssima Iglesia Colegial del Divino Salvador, o elegante Mercado del Barranco, o Muelle de la Sal (o incrível cais de onde você pode babar o quanto quiser no rio Guadalquivir), a emblemática Plaza de Toros, a lendária Torre del Oro, a Real Fábrica de Tabacos de Sevilha e, por fim, a Alameda de Hércules.
Ahn, isso sem falar no Metropol Parasol, também conhecido como “Setas de Sevilla“! Ufa…e eu nem de longe falei todas as atrações, tá? Pelo contrário, citei somente as que eu estive!
Real Alcázar de Sevilha
É impossível falar em Sevilha e não pensar, imediatamente, no seu IM-PRES-SIO-NAN-TE Alcazar, palco de tanta história e antro de uma beleza que me deixou sem palavras! O “Real Alcázar de Sevilla“ começou a tomar o seu aspecto atual depois da conquista de Sevilha (em 713) pelos árabes.
Foi, então, que os líderes mouros passaram a utilizar esse tipo de palácio, os alcáceres, como residência na Península Ibérica a partir do ano 720. O complexo é composto não por um, mas por vários edifícios de diferentes épocas, sendo que a fortificação original foi construída sobre um antigo assentamento romano. Atualmente, o palácio ainda é usado pela família real da Espanha e por seus visitantes ilustres.
ALERTA: Existe um limite de visitas por horário, o que é ainda mais crítico se você estiver por lá na alta temporada deles, ou seja, de junho a agosto, quando acontecem férias escolares de verão na Europa. Por isso, você precisa definir o horário certinho da visita quando estiver comprando seu ticket pro Alcazar.
CULTURA POP: GAME OF THRONES EM SEVILHA
O principal motivo de termos escolhido vir pra cá pela primeira vez foi por conta da cidade ter sido usada (de cabo a rabo) como set de filmagem de Game of Thrones. A região fictícia de Dorne encontrou em Sevilha a sua personificação no mundo da televisão. Portanto, a grande maioria das cenas deste núcleo (ainda que, na minha opinião, de qualidade questionável em termos de adaptação de roteiro e arcos de personagens… #trauma) foram filmadas aqui, nesse lugar estonteante!
Catedral de Sevilha e Giralda
Em primeiro lugar, saiba que a Catedral de Sevilha é APENAS a terceira maior catedral do mundo! Ou seja, ela fica atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e da Basílica de Nossa Senhora Aparecida (minha vizinha). Entretanto, se você considerar apenas as catedrais góticas do planeta, ela se torna a maior de todas!
DICA: A visita é GRÁTIS às segundas-feiras, contanto que você apresente uma reserva feita com antecedência pelo site!!!
CURIOSIDADE: La Giralda, ou sua torre do relógio, é a evidência mais clara da antiga influência moura nessa região da Espanha, já que se trata de um antigo minarete (torre presente nas mesquitas) convertido em um campanário!
CURIOSIDADE: É aqui que está a tumba de Cristóvão Colombo, o italiano que viria a se tornar um dos maiores nomes das navegações e, talvez, a pessoa que possibilitou a criação do Império Espanhol no além mar.
El Arenal (Parte do Casco Antiguo)
Esta parte do Casco Antiguo que se denomina El Arenal é famosa pela tradição das touradas e pela sua localização ribeirinha. É aqui que fica a Plaza de Toros de la Real Maestranza, a mais antiga e de maior tradição de toda a Espanha. Por isso, ela é frequentemente denominada como a Catedral do Toureio.
ATENÇÃO: Ainda que você não tenham nada a ver com a minha opinião, eu faço questão de enfatizar o quanto sou CONTRA esse tipo de “tradição”, ao menos na sua continuação nos dias de hoje. No entanto, não cabe a mim dizer o que os espanhóis têm ou não que fazer, só me resta decidir se fomento ou não está prática, certo? Por isso, nós sempre optamos por não entrar em recintos deste tipo e nos contentamos em conhecê-los pelo lado de fora.
Além disso, nesta área você também poderá desfrutar da vista deslumbrante da Torre del Oro. Atualmente, a torre se tornou um museu náutico com uma bela vista do rio, mas ela já foi parte importante da defesa da cidade.
Alameda (Parte do Casco Antiguo)
No lado oposto do Casco Antiguo fica a região de Alameda de Hércules, uma área mais boêmia e com uma pegada mais descontraída. É aqui que você encontra a praça Alameda de Hércules, este lugar enorme e cheio de bares e restaurantes que ganha vida à noite.
Triana
Dentre os bairros de Sevilha, Triana talvez seja o mais vibrante, muito por conta do seu espírito flamenco e pela vida local. Já na Puente de Triana, ou Puente de Isabel II, você vai sentir uma vibe diferente do centro histórico, ou melhor, uma atmosfera mais descontraída e autêntica. Parece que você está adentrando outra Sevilha!
COMES E BEBES: Um dos melhores locais pra se provar os tradicionais churros locais é, sem dúvida, na churreria que fica bem na cabeça da Ponte de Triana (ou melhor, Puente Isabel II, que liga esse lado ao bairro de Triana), a Chocolateria e Churreria Los Especiales. Detalhe: reza a lenda que são os favoritos da família real quando eles estão pela cidade!
CURIOSIDADE: O Castillo de San Jorge, que, anteriormente, já foi o Castillo de Triana, era um forte medieval que servia como quartel general e prisão durante as Inquisições espanholas. Ele foi demolido no século 19 e, atualmente, dá lugar a um incrível mercado de comida: o Mercado de Triana. Além disso, você pode ver as antigas ruínas do castelo enquanto explora o mercado, totalmente grátis!
DICA: Não deixe de caminhar e curtit a Calle Betis, o lugar perfeito pra relaxar, seja noite ou seja dia, com uma vista deslumbrante do rio Guadalquivir.
La Cartuja
A parte norte do bairro de Triana é conhecida como “Isla de la Cartuja“, um local mais moderno e que ganhou destaque na Exposição Universal de 1992. Atualmente, ele abriga museus, parques e centros culturais, sendo os maiores destaques o antigo Monastério de la Cartuja, que hoje sedia o Centro Andaluz de Arte Contemporânea, e a Fundación Trés Culturas del Mediterraneo.
MOCHILEIRINH@S: A Isla Mágica é um parque temático super legal pra quem estiver viajando com crianças, com brinquedos diversos, incluindo montanhas-russas, e shows interativos.
Sur
Depois do Alcazar de Sevilha, é no bairro Sur que fica outra das atrações mais visitadas da cidade (e a minha favorita): a MAJESTOSA e IMPRESSIONANTE Plaza de España. Ela é, na minha humilde opinião, simplesmente a praça mais bonita do MUNDO!
CULTURA POP: Essa praça deslumbrante de Sevilha aparece diversas vezes tanto em A Ameaça Fantasma (1999) quanto em O Ataque dos Clones (2002). Além disso, em 2024, a série KAOS (Netflix) adotou esta praça como a sede do poder da ilha de Creta, e diversas cenas se passam aqui.
Além disso, é aqui neste bairro que fica o Parque María Luisa, um lugar mais que perfeito pra quem quer aproveitar de caminhadas relaxantes em meio à natureza. Como se não bastasse a enorme área verde do parque, existe um complexo de museus e exposições que você pode visitar por lá.
DICA: Estivemos por lá em um fim de semana e estava rolando uma feirinha super simpática, que vendia desde roupas e antiguidades, até produtos alimentícios tradicionais.
Los Remedios
Esse bairro ao sul de Triana abriga o lindíssimo Parque de los Príncipes, um ótimo lugar pra relaxar e escapar um pouco da agitação turística de Sevilha.
La Macarena
A Macarena é um bairro mais residencial, mas existem alguns pontos de interesse para os turistas. Por exemplo, é lá que você encontra o Arco de la Macarena, um antigo portão das muralhas de defesa do século XII, e a comovente Hermandad de la Macarena, a igreja que abriga uma imagem de madeira incrustada de jóias preciosas de Nossa Senhora da Esperança.
Nervión
Um dos mais modernos bairros de Sevilha, com shoppings e avenidas largas, é aqui que você encontra o Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, casa do Sevilha FC. Além disso, ali ao lado fica o shopping Nervión Plaza, caso você queira fazer um pit-stop pra comprinhas.
Bellavista-La Palmera
Com suas vilas residenciais, este bairro de Sevilha é bem mais tranquilo que as outras regiões, No entanto, ele ainda abriga uma atração que pode ser de grande interesse pra uma parcela dos visitantes: o Estádio Benito Villamarín, sede da equipe do Betis.
Este-Alcosa-Torreblanca
Esse distrito é mais periférico e, portanto, fora da rota turística em Sevilha. No entanto, caso você ainda se interesse em vir pra esses lados, o Parque del Tamarguillo é uma ótima opção pra quem busca uma área verde pra relaxar.
Cerro-Amate
O Cerro-Amate é um bairro residencial, menos turístico, mas com algumas praças e parques interessantes. Por exemplo, o Parque Amate é um refúgio para os moradores locais e uma ótima alternativa pra quem busca descansar em Sevilha.
Norte
Embora a região Norte de Sevilha seja predominantemente residencial e menos visitada pelos turistas, ainda há algumas áreas verdes e atrações culturais que valem a pena conhecer. Por exemplo, posso citar o Parque Miraflores caso você queira explorar uma Sevilha mais local.
San Pablo-Santa Justa
O bairro de San Pablo-Santa Justa é bastante movimentado por causa da Estação de Santa Justa, a principal estação de trens de Sevilha, que conecta a cidade com o restante da Espanha, além de ser um polo importante para quem chega de outras regiões.
Sevilha é uma cidade de contrastes, onde a história e a modernidade convivem lado a lado, e cada bairro oferece algo diferente para descobrir. Do encanto medieval de Santa Cruz à vibração contemporânea da Alameda, é uma cidade que te convida a explorar cada esquina.
Veja também meus outros posts sobre a Espanha:
Como funciona o transporte na Espanha