Categories Destinos Europa Portugal

Portugal – Dicas para visitar Portugal

Está planejando uma viagem por terras lusitanas? Esse país encantador oferece uma mistura única de história, cultura e paisagens deslumbrantes. Pois bem, para garantir que sua experiência seja incrível, preparamos este guia com preciosas dicas para visitar Portugal. Além disso, também vou listar alguns importantes alertas e possíveis furadas que você pode enfrentar durante a sua viagem. Desde a documentação necessária até as nuances culturais, vamos te ajudar a aproveitar ao máximo sua estadia em terras lusitanas. Prepare-se para uma viagem inesquecível!

Dicas para visitar Portugal

1- Em termos de saudações, é comum cumprimentar as pessoas com um aperto de mão ou dois beijos no rosto (um em cada lado) em Portugal. Eles valorizam a pontualidade, bem como o uso de expressões como “por favor” e “obrigado”. Nas refeições, espere pelo anfitrião para começar a comer, e o ato de “tchin-tchin” (brinde) é popular.

Língua portuguesa - Uninter
Verão em Algarve Portugal - TourHero

2- Portugal é um destino que se pode visitar o ano todo, ainda que a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a novembro) ofereçam climas mais agradáveis e menos turistas. Enquanto isso, se o que você busca é um clima “de praia”, sua viagem teria que ser no verão, mas esteja preparado pras hordas de turistas. Por outro lado, o inverno é ideal pra explorar o interior e as vinícolas, sem preocupação com multidões.

3- Por se tratar de um país culturalmente vibrante, são grandes as chances de você se deparar com um dos diversos festivais tradicionais que oferecem uma imersão nas tradições portuguesas. Desde Festas de São João, até Carnaval, há eventos para todos os gostos. Então, se você planejar a sua viagem durante um desses eventos, você irá vivenciar o espírito festivo português de perto.

Festivais tradicionais em Portugal - Movimientofet Org
Piodão Portugal - National Geographic Portugal

4- Se o que você busca é uma experiência autêntica e longe das multidões, então, você precisa incluir as aldeias históricas de Portugal no seu roteiro. Locais como Monsanto, a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, e Piodão, com sua paisagem intrigante, oferecem uma viagem no tempo. Essas aldeias, muitas vezes desconhecidas dos turistas, preservam o charme do passado e a hospitalidade portuguesa em sua forma mais pura.

5- O ato de fazer compras em Portugal vai muito além dos shoppings modernos. É nos mercados públicos locais, como o Mercado do Bolhão no Porto, que você encontra produtos frescos e artesanato local. Por exemplo, são nesse lugar que você encontra os cobiçados azulejos portugueses, mas, também, vinhos do Porto e produtos de cortiça, símbolos da cultura do país. Além de itens tradicionais, esse produtos são ótimas opções de “lembrancinhas” de viagem.

Mercado do Bolhão Porto Portugal - Wandering Portugal
Vinhos de Portugal - Now in Portugal

6- O fato de Portugal ser um paraíso para os amantes de vinho dispensa comentários, certo? Nesse caso, me resta apenas reforçar a importância da região do Douro, que, além da produção do famosíssimo “vinho do Porto”, também oferece paisagens deslumbrantes e a possibilidade de visitar as vinícolas. Por outro lado, esta não é a única região mundialmente reconhecida por seus vinhos. Certamente, no Algarve e no Alentejo você também vai encontrar vinhos incríveis, que tornarão a sua viagem algo ainda mais inesquecível.

7- Ainda que Portugal seja famoso por suas praias, muitos visitantes focam apenas no Algarve quando buscam relaxar junto ao mar por lá. No entanto, existem joias no território português que poucos conhecem. Por exemplo, praias como a Praia da Ursa, próxima ao Cabo da Roca, e a Praia de Galápos na Serra da Arrábida, oferecem cenários de tirar o fôlego e são ideiais pra quem busca tranquilidade. Essas e tantas outras praias menos conhecidas garantem uma experiência mais exclusiva e relaxante, longe das multidões.

Praia da Ursa Portugal - Arca de Darwin SAPO
Fado Portugal - Arab America

8- Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o fado não é apenas uma música tradicional dos portugueses, e, sim, a alma de Portugal. Essa música melancólica e cheia de emoção domina as chamadas casas de fado que se espalham por Lisboa e Porto. Experimente uma noite em Alfama ou na Mouraria, em Lisboa, onde a tradição do fado ainda está viva, e se deixe transportar pelas histórias que estão sendo cantadas.

9- Portugal abriga diversos locais classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO, cada um com uma história rica para contar. O Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém, em Lisboa, são exemplos impressionantes da arquitetura manuelina, enquanto a Universidade de Coimbra representa séculos de conhecimento e cultura. Visitar esses locais é mergulhar na história de Portugal e entender o impacto duradouro que este pequeno país teve não só no Brasil, mas no mundo.

Torre de Belém Portugal - Tugalidades

Alertas e Furadas em Portugal

1- Em termos de estações, ainda que Portugal tenha um clima predominantemente mediterrâneo, as temperaturas podem variar bastante entre o norte e o sul do território. Por exemplo, enquanto no norte do país, o inverno pode ser bem frio e chuvoso, e, no centro, as ondas ficam ainda mais gigantes, no sul você vai se deparar com dias amenos e temperaturas agradáveis à beira mar.

Estações em Portugal - kimkim
Restaurantes em Portugal - World Wild Schooling

2- Embora possam ser tentadores pela conveniência, os restaurantes em áreas turísticas, muitas vezes, cobram mais caro por uma qualidade inferior. Se você busca uma experiência gastronômica autêntica, ainda que seja econômica, procure os restaurantes frequentados por locais. De maneira geral, eles ficam em ruas paralelas às principais ou menos movimentadas.

3- Ainda no tema “restaurantes”, saiba que muitos estabelecimentos em Portugal, incluindo lojas, fecham para a “sesta” entre 13h e 15h. Isso é ainda mais comum em cidades menores. Portanto, planeje suas atividades em torno desses horários e tenha em mente que o jantar geralmente começa mais tarde, por volta das 20h.

Placa de OPEN de restaurante - dgtcom.com.br
Cultura de dar gorjeta na Europa - LinkedIn

4- Vale a pena se atentar a algumas peculiaridades culturais de Portugal durante uma visita ao país. Por exemplo, o ato de deixar gorjeta em restaurantes não é obrigatório, mas os garçons apreciam a iniciativa. Além disso, é recomendável evitar comparações entre Portugal e Espanha, já que esse pode ser um tema sensível para alguns portugueses.

5- Embora Portugal seja um país seguro, batedores de carteira podem atuar em áreas turísticas, especialmente em Lisboa e no Porto. Mantenha seus pertences próximos, evite mostrar grandes quantias de dinheiro em público e esteja sempre atento ao seu redor, principalmente em locais movimentados.

Alerta pickpockets em lugares turísticos - Paris Tourist Information
Estradas sinuosas em Portugal - Our Travel Soup

6- Se planeja alugar um carro e dirigir em Portugal, esteja preparado para estradas sinuosas e montanhosas, especialmente no interior e nas ilhas. Algumas estradas podem ser estreitas e desafiadoras, então é bastante importante ter experiência de condução nessas mesmas condições.

7- Durante a alta temporada, muitas atrações populares, como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, podem ficar absurdamente LO-TA-DAS. Abarrotadas. Entupidas de gente! Pra evitar longas filas e, principalmente, garantir a entrada, reserve ingressos online com antecedência. Isso também se aplica a eventos culturais e festivais.

Filas enormes no Mosteiro dos Jerônimos em Portugal - Observador

Com essas dicas para visitar Portugal, além, claro, dos alertas, espero que a sua experiência por lá seja rica em cultura, história e belezas naturais. Além disso, se você estiver atento às furadas ao explorar as cidades e aldeias históricas, você poderá aproveitar ao máximo sua viagem, sem surpresas desagradáveis. Enfim, uma coisa é certa: Portugal tem muito a oferecer e você está garantido no quesito diversão.

Veja, também, meus outros posts sobre Portugal:

Informações sobre Portugal

As 7 Regiões de Portugal

Como funciona o transporte em Portugal

Um resumo sobre a história de Portugal

Principais detinos turísticos de Portugal

Você também pode gostar...