Crème BrûléeEssa famosa sobremesa é feita à base de creme coberta com uma camada contrastante de caramelo duro. Tradicionalmente, o creme é aromatizado com baunilha. Cada mordida em um crème brûlée é um exercício de opostos. O sabor doce do creme de baunilha contrasta com o sabor quase amargo da cobertura "bruléed".
Tarte Tatin
Trata-se de uma sobremesa francesa clássica. Esta massa invertida contém frutas (geralmente maçãs) que são caramelizadas antes de serem assadas. Geralmente é servido com creme inglês ou sorvete. Sirva a tarte Tatin morna, acompanhada de creme chantilly ou sorvete de baunilha para um contraste de temperatura e sabor.
Macarons
Talvez um dos doces franceses mais reconhecidos mundialmente, o macaron (se pronuncia macaRRon mas se escreve macaRon) é um pequeno biscoito feito com farinha de amêndoas, granuloso e molinho, de forma arredondada com em média de 3 a 5 cm de diâmetro.
Mousse au Chocolat
O mousse de chocolat é uma sobremesa clássica francesa que consiste em uma mistura suave e aerada de chocolate, ovos, açúcar e creme. A palavra "mousse" significa espuma em francês, referindo-se à sua textura leve e fofa. Existem várias versões de mousse de chocolate, incluindo aquelas com infusão de café, licores ou especiarias para adicionar complexidade ao sabor.
Clafoutis
Clafoutis é uma sobremesa rústica feita com cerejas frescas cobertas com uma massa semelhante a de panqueca e assada até dourar. Originário da região de Limousin, na França, o clafoutis tradicionalmente usa cerejas pretas com caroço.
Profiteroles
Bonitos, doces e pequenos o suficiente para comer mais do que o aconselhável, os profiteroles podem vir em toda e qualquer variedade de sabores. A massa choux foi desenvolvida na França no século XVI pelo chef italiano Pantarelli, que trabalhou para a rainha Catarina de Médici. Nesta época, era apenas uma bolinha de massa sem recheios ou coberturas e era oferecidos como uma forma de gorjeta ou recompensa.
Éclair
Doce de massa choux alongada, recheada com creme pasteleiro e coberta com fondant. Foi criado no século XIX por Antonin Carême, um chef francês conhecido por suas contribuições à confeitaria francesa. O nome "éclair" significa "relâmpago" em francês, possivelmente porque são consumidos muito rapidamente devido à sua gostosura.
Mille-Feuille
Também conhecido como "Napoleon", o mille-feuille é feito de camadas alternadas de massa folhada e creme pasteleiro, finalizado com açúcar de confeiteiro ou glacê. O nome "mille-feuille" significa "mil folhas", referindo-se às muitas camadas de massa folhada que compõem o doce. Acredita-se que tenha sido criado no século XVII, mas tornou-se famoso graças ao chef Marie-Antoine Carême no século XIX.
Soufflé (doce)
Sobremesa leve e fofa feita de uma base de creme de gemas e claras de ovo batidas, podendo ser doce ou salgada. Criado no século XVIII, o soufflé tornou-se popular graças ao chef Marie-Antoine Carême. O nome "soufflé" vem do verbo francês "souffler", que significa "soprar" ou "inchar", referindo-se ao aumento de volume da sobremesa ao assar.
Tarte au Citron
Tarte au citron é uma torta de limão feita com uma base de massa crocante e um recheio de creme de limão. É popular na região de Provença, no sul da França, onde os limões são abundantes. A combinação de ácido e doce torna a tarte au citron uma sobremesa refrescante e popular, especialmente durante os meses mais quentes.
Dacquoise
Com camadas de merengue de nozes e recheio batido rico, o clássico bolo francês dacquoise (a pronúncia é da-qua-ze) é simplesmente impressionante. Geralmente é servido gelado e acompanhado de frutas. Seu nome vem da forma feminina da palavra francesa dacquois, que significa "de Dax", uma cidade no sudoeste da França.
Frangipane tart
Esta torta de estilo francês tem um toque frutado. A palavra frangipane é um termo francês usado para nomear produtos com sabor de amêndoa. A versão clássica é baseada no crème pâtissière, um creme espesso, semelhante a um flan, feito com ovos, leite, manteiga, farinha e açúcar, que depois é misturado com amêndoas moídas.
Paris-brest
Primo do croquembouche, este anel de massa choux com babados de creme é como uma éclair gigante de chocolate. O Paris-Brest é um clássico na padaria francesa, formado por um anel de "pâte à choux" crocante e cravejado de amêndoas que é dividido ao meio horizontalmente, generosamente recheado com creme mousseline de praliné - uma mistura inebriante de creme de baunilha, pasta de praliné de nozes e manteiga batida - e finalizado com uma camada de açúcar de confeiteiro.
Creme Chantilly
Ainda que não possa ser considerada uma sobremesa por si só, essa preparação cremosa, leve e deliciosa, chamada de creme de Chantilly, surgiu no restaurante Le Hameau, nos jardins do lindíssimo Château Chantilly, para ser apreciada no mundo todo! Numa demonstração no Chateau de Chantilly, os chefs bateram as natas à mão durante quase dez minutos! Diz-se que um chantilly pode ser considerado "crème Chantilly" quando os delicados picos e desenhos mantêm sua forma após a batida.