Tenha em mãos sempre um pouco de moeda local
Especialmente ao visitar áreas mais afastadas e os vilarejos menores. As coisas estão evoluindo rapidamente, mas ainda é uma sociedade baseada principalmente em dinheiro vivo.
Hospitalidade Albanesa
Não hesite em interagir com os habitantes locais, pois eles podem fornecer informações valiosas e experiências autênticas. E eles AMAM ajudar!
Linda e barata!
A Albânia é um dos países mais baratos para visitar na Europa! É incrível que um lugar com paisagens alucinantes, história fascinante e habitantes locais tão acolhedores possa ser explorado sem gastar muito. Aproveite!
Não exagere na rakia
Esta bebida forte está por todo o lado e, pelo fato de não ter uma medida padrão, a percentagem de álcool varia muito! Vá com calma!
Calorão no Verão!
Evite o auge do verão se você não gosta de calor extremo: pode chegar a 40°C em julho e agosto!
Diferente dos outros nos Balcãs...
Evite pensar na Albânia como sendo semelhante aos seus vizinhos dos Balcãs. É um lugar único na Europa, com uma cultura, história e língua distintas. Ao contrário de muitos outros países dos Balcãs, a Albânia nunca fez parte da Iugoslávia.
Aproveite pra saborear a culinária local!
Quase não existem franquias famosas de restaurantes internacionais na Albânia. Você não encontrará nenhum Starbucks, tampouco o icônico M amarelo do McDonalds em nenhum lugar do país (ainda que tenha o Kolonat, que tem um logo estranhamente parecido). No máximo encontrará um KFC e alguns Burger Kings em Tirana.
Coma pizza na Albânia!
Claro que você deve saborear os pratos albaneses locais, mas é quase um crime não experimentar a pizza albanesa. A proximidade geográfica deles em relação aos vizinhos italianos é o que explica a clara influência no sabor dessa iguaria!
Rakija servida em todos os lugares
A rakija é a bebida típica dos balcãs. Os albaneses recebem seus convidados com um (ou vários) goles de seu próprio lote. A bebida é feita em casa, em todas as casas, com as estruturas improvisadas mais criativas que se pode imaginar.
Objetos da crendice popular
Se você prestar um pouquinho de atenção, vai encontrar diversos objetos que os albaneses costumam usar para afastar espíritos malignos e invejosos. O amuleto do "mau-olhado", popular na cultura grega e turca, é um desses objetos, mas os mais perturbadores são as bonecas e bichinhos de pelúcia que ficam pendurados na frente das casas e das empresas.
Passeio noturno "xhiro"
Se você tiver a chance, você tem que participar da melhor tradição da Albânia: o "Xhiro" noturno. O charmoso xhiro é, na verdade, o famoso "dar uma voltinha" nas praças públicas e avenidas principais. E isso acontece todas as noites antes do pôr do sol!
Aprenda quem foi Skandenberg antes de visitar a Albânia
Ele ajudou a expulsar o Império Otomano que tinha invadido o país e os seus vizinhos há muito tempo, desde o século XV. Skanderbeg ajudou a preservar a cultura albanesa e as pessoas o adoram por isso.
Comunicando-se em inglês
Os albaneses mais jovens nas cidades maiores geralmente falam inglês razoavelmente bem, enquanto os mais velhos só falam alemão ou russo. O consenso costuma ser o italiano, que é quase uma segunda língua entre os albaneses que vivem no litoral (pela proximidade com a Itália).
Atenção às taxas de saque em caixa eletrônico
Muita atenção sacar dinheiro do caixa eletrônico na Albânia. Isso pode realmente "machucar" a sua carteira. A grande maioria dos bancos cobram taxas exorbitantes em cada saque, ao contrário do Credins Bank. Supostamente, ele é o único banco na Albânia que não cobra nenhuma taxa para saques internacionais.