Os gregos são muito conversadores. Ao pedir informações a um estranho, é comum que isso se transforme em uma longa conversa ou até em um convite para almoçar na casa da avó da pessoa.
Os gregos falam alto e gesticulam muito, mas isso não é agressão; é apenas parte da sua forma de se comunicar. Com a herança do teatro, eles têm total liberdade para expressar emoção e envolvimento nas conversas.
Sempre tenha dinheiro vivo, pois muitas pequenas lojas familiares ainda preferem pagamentos em espécie. Isso é especialmente importante se você planeja pegar um táxi na Grécia, já que esses veículos aceitam apenas dinheiro.
Os gregos são apaixonados por café, especialmente o frapuccino, feito com Nescafé instantâneo, açúcar e água, servido frio com espuma e gelo. Para eles, café é uma experiência social, onde podem desfrutar de uma xícara por horas, sem serem apressados por garçons.
Evite se deixar levar pelos garçons que abordam turistas na entrada de restaurantes. Esses locais, em geral, não representam o melhor da culinária grega. Pesquise opções de restaurantes antes de decidir onde comer.
Os atenienses costumam jantar tarde, por isso evite chegar aos restaurantes às 18h, 19h ou 20h. As cozinhas permanecem abertas até depois da meia-noite.
Na Grécia, é comum que garçons, taxistas e outros profissionais esperem gorjetas de 10 a 15%. Para táxis, você pode arredondar o valor ou adicionar alguns euros ao total da tarifa.
Na Grécia, a negociação não é bem vista como no passado. Não se deve presumir que os preços são inflacionados a ponto de barganhar. Exceto ao comprar em quantidade, os comerciantes não esperam sugestões incessantes de preços, embora se possa discutir valores se parecerem excessivos.
Cuidado ao caminhar pelas ruas da Grécia, especialmente em Atenas, onde nem sempre os motoristas respeitam a faixa de pedestres. Preste atenção em motocicletas que circulam nas calçadas e em carros que frequentemente passam no sinal vermelho.