9 Entradas da culinária francesa para abrir o seu apetite
Comes e BebesFrança
Por Portal Trip Tips
Foie Gras
Ainda que seja super popular na França, esta é um das entradas da culinária francesa mais controversas. Feito com fígado de pato ou ganso que foram "engordados à força" é um item de grande significado para o cenário gastronômico na França. A profundidade do seu sabor é responsável por complementar diversos outros pratos no menu.
Escargots
Os escargots talvez sejam a mais estereotipada das entradas da culinária francesa. Os caracóis são servidos quentes dentro das conchas ou num prato específico com seis a 12 pequenos compartimentos. Frequentemente, o prato vem com um pouco de pão para ajudar a absorver o sabor rico e amanteigado.
Soupe à l oignon (Sopa de Cebola)
A sopa de cebola francesa é feita com caldo de carne e cebola dourada, acompanhada de croutons gratinados e queijo por cima. É uma entrada da culinária francesa muito farta e reforçada, tanto que há pessoas que a apreciam como uma refeição. É altamente recomendável para um dia frio de inverno.
Quiche Lorraine
Ovos cremosos, bacon defumado e uma massa folhada: a quiche Lorraine é item obrigatório entre as entradas da culinária francesa. Você encontra quiches sendo servidas na França e em todo o mundo com inúmeras combinações de sabores (todos igualmente deliciosos e criativos).
Rillettes
As Rillettes são um tipo de patê de carne desfiada e cozida lentamente, geralmente de porco, servida como uma deliciosa entrada da culinária francesa.
Salade Niçoise
A Salade Niçoise é uma celebração dos produtos frescos e coloridos disponíveis em toda a Riviera Francesa, onde o prato se originou (em Nice). Elegantemente servida num tabuleiro ou travessa grande, a salada traz uma cama de alface e um simples molho de azeite ou vinagrete que deixa brilhar a verdadeira estrela do prato: os crudités (ou vegetais crus).
Pissaladière
Aqui está algo que você pode pedir enquanto examina os pratos franceses do menu e saboreia seu aperitivo. Resumindo, uma pissaladière é uma pizza pequena com cebola, azeitonas e anchovas. Originário de Nice, a base é uma cebola quase purê e caramelizada. Acredite ou não, isso já foi uma refeição matinal!
Soufflé
Nomeado por conta do termo francês "souffler", que significa "inchar" a experiência de comer um suflê (seja ele de chocolate ou um dos representantes salgados) pode ser descrita como "morder uma nuvem". Ainda que seja difícil de preparar, o suflê tem uma lista de ingredientes relativamente simples. A textura aerada é um resultado da separação das claras da gema e da batida delas.
Terrine
Nomeado em homenagem à panela de barro usada para moldar seu formato característico de pão, este prato pode até ter uma aparência definida, mas as combinações de sabores são quase ilimitadas. Você pode fazer uma terrine rústica com ingredientes como carne de porco e feijão, ou exagerar na inovação, com ingredientes como carnes mais nobres e trufas. O prato pode ser feito com aves ou peixes, ou mesmo inteiramente com vegetais.