Pesquisa prévia
Diversos sites agregadores facilitam a busca e permitem comparar os preços de várias locadoras em um único lugar. Ex.: Rentalcars (preferido), Kayak, Expedia, Skyscanner, Rentcars
Documentação Necessária
1) Carteira de motorista válida: a depender do país, é requerida a Permissão Internacional para Dirigir (PID) junto com sua carteira nacional; 2) Passaporte; 3) Cartão de crédito em NOME DO CONDUTOR como garantia para cobrir quaisquer taxas adicionais, como depósito de segurança, pagamento de danos ou taxas de combustível.
Seguro
Atenção aos diferentes tipos de seguro que eles oferecem: Básico, Colisão (CDW/LDW), Contra terceiros (TPL), Roubo (TP). Muitas vezes o seu próprio cartão de crédito oferece um seguro para carros, desde que você pague a locação com o cartão.
Reserva Antecipada
Lhe provê maiores chances de encontrar tarifas bem mais baixas e até algumas promoções, sobretudo em altas temporadas. Além disso, possibilita escolher o modelo que se adequa ao perfil de seu grupo, principalmente se você estiver em busca de modelos mais populares entre viajantes.
Inspeção do veículo
ANTES de sair da locadora reserve um tempo para fazer uma inspeção COMPLETA do veículo com CALMA, tanto por dentro quanto por fora. Tire fotos de todos os ângulos do carro, teste todos os mecanismos do veículo: faróis, luzes de freio, limpadores de para-brisa, sistema de ar condicionado, etc.
Normas e hábitos de condução local
Respeito rigoroso aos limites de velocidade (inspeção severa, discreta e multas altas).
As regras de estacionamento variam de país para país. Informe-se de antemão sobre as regras para estacionamentos públicos naquele destino (cor da faixa onde é permitido estacionar, locais proibidos para transitar durante o dia, horários permitidos para estacionamentos, etc).
Mapas e GPS
O aplicativo do Google Maps permite baixar mapas e operar OFFLINE (sem internet), lhe ajudando a locomover por onde precisar sem entrar em pânico!
Assistência em caso de emergência
Guarde na agenda do seu celular (e de mais pessoas que estiverem com você), de maneira fácil de identificar, os números de telefone de emergência da locadora, do destino (número da ambulância, polícia e bombeiros do país, por exemplo) e as informações de contato do seu seguro.
Abasteça o veículo antes da devolução
Programe-se para abastecer em algum posto a apenas alguns poucos quilômetros de distância (no máximo 10 km). Isso já é mais que suficiente pro tanque continuar cheio até chegar lá.
Se a devolução for em um aeroporto, quanto mais perto dele você deixar pra reabastecer, mais caro vai pagar, com certeza!
Na devolução
Esteja presente e atento no processo de inspeção do veículo no momento da devolução. Normalmente, um representante da locadora irá inspecionar o carro em busca de danos (comparando com aquele documento que você verificaram juntos na retirada) e verificar o nível de combustível antes de liberar o motorista.
Curtiu?! Siga-nos em nossas redes sociais para receber novos conteúdos!