Antes de começar a falar sobre os bairros de Barcelona, acho que vale dizer que eu sempre tive uma vaga noção de que a Espanha era “informalmente” dividida em vários “pequenos países” dentro do seu território, ou melhor dizendo, regiões que possuem um senso de identidade e autonomia tão intensos que fomentavam uma tensão invisível por séculos a fio. No entanto, nas duas vezes que morei na Europa e fiquei amiga de alguns espanhóis, essa “vaga noção” evoluiu pra um “conhecimento adquirido” depois de ouvir os motivos das partes envolvidas e de visitar esse país diversas vezes. O assunto é complexo, extenso e polêmico, mas uma coisa é certa: a Espanha que existe hoje é a junção de várias “nações” dentro de um mesmo território.
Dito isso, nosso primeiro contato com esse país incrivelmente único foi Barcelona, a capital de uma das mais famosas e mais tradicionais regiões da Espanha: a Catalunha! Ainda que seja popular entre os fanáticos por futebol, por conta do glorioso “Barça”, a cidade também encanta os apaixonados por arte, música, comida, história, praias e muito mais. E, olha, nós já estivemos lá COM e SEM crianças, e o encantamento só aumenta a cada visita! Então, vem comigo pra eu te contar um pouco mais sobre os bairros de Barcelona e o que há pra ser fazer por lá. Bem vindos à Catalunha!
Mapa dos bairros de Barcelona
A divisão de bairros de Barcelona segue uma estrutura bem definida, agrupando áreas com atrações distintas e um senso de identidade incrível. O mapa abaixo te dará uma noção dessa organização.
Principais áreas ou bairros de Barcelona
Então, a partir de agora, vou te levar pra passear pelos principais bairros de Barcelona e te contar o que elas têm de interessante pra ver e fazer. Vamos lá?
Ciutat Vella
O mais antigo e histórico dentre os bairros de Barcelona é justamente o local de origem da cidade. A Cidade Velha (Ciutat Vella) abrange algumas das áreas mais tradicionais daqui, como o Bairro Gótico (Barri Gòtic), o bairro El Raval, o bairro El Born e o bairro de La Barceloneta, com ruelas, praças e construções capazes de te transportar diretamente pra Idade Média.
Bairro Gótico
Comece seu passeio com uma caminhada despretenciosa pela emblemática La Rambla, talvez a via mais importante de toda a cidade. Ela funciona como uma artéria primordial da cidade velha e, apesar de ter uma atmosfera que berra”pega-turista”, tem uma vibe cultural incrível pra quem quer conhecer Barcelona. Começando na Plaça de Catalunya, na outra extremidade da via você encontrará o Monumento a Colón, uma homenagem dos espanhóis à Cristóvão Colombo.
DICA: Debaixo do monumento do Colón fica um escritório de apoio ao turista, onde você pode pegar mapas turísticos GRÁTIS e tirar suas dúvidas com os funcionários (geralmente, super atenciosos).
A partir dali, se embrenhe pelo Bairro Gótico e se perca nesse labirinto de ruas estreitas super charmosas abarrotadas de construções medievais impressionantes.
CATEDRAL DE BARCELONA
A atmosfera desse lugar é única! Um dos seus maiores destaques é, sem dúvida, a impressionante Catedral de Barcelona, um dos melhores exemplos de arquitetura gótica. Ainda que a “estrela” da cidade seja, geralmente, a Sagrada Família (que falarei em breve), esta catedral não deixa nada a desejar no quesito beleza e imponência (guardadas as devidas proporções, claro).
Ali pertinho, logo atrás da catedral, a lindíssima Plaça del Rei também merece a sua visita, bem como o Palau de la Generalitat de Catalunya, a sede do governo da região.
COMES E BEBES: No café Churros e Chocolate pudemos provar, então, pela primeira vez, as tradicionais “porras con chocolate“, ou seja, os churros tipicamente espanhóis que vem com uma xícara de calda de chocolate DOS DEUSEUS pra você mergulhar sem dó! Recomendo!
DICA: A propósito, a partir do meio/final de novembro (por volta do dia 20) até o Natal, a praça da Catedral de Barcelona fica simplesmente deslumbrante com sua feirinha natalina! IM-PER-DÍ-VEL (principalmente no cair da noite)!!!
Por fim, não deixe de apreciar a Plaça Reial, um ótimo lugar pra se sentar, enquanto fica pensando na vida.
MOCHILEIRINH@S: Está aí a prova de que a Plaça Reial é um lugar e tanto COM ou SEM crianças…as pombinhas espanholas que o digam! 😉
El Born
É aqui nesta área que você encontra, por exemplo, o Museu Picasso, o Palácio da Música Catalã (a Ópera de Barcelona) e o LINDO MARAVILHOSO IMPERDÍVEL Parque de la Ciutadella.
Sério, que parque incrível: COM ou SEM crianças (porque, sim, já curtimos o lugar antes e depois de termos nos tornado pais)!
El Raval
No seu trajeto por La Rambla, além de admirar a arquitetura local e os diversos estabelecimentos, museus e afins, você também precisa visitar o Mercado La Boqueria (fica aqui). Essa é uma parada obrigatória (e deliciosa) caso você se interesse por produtos locais, como tapas, pratos típicos e muitas frutas. Além disso, o prédio em si é incrível! Outras atrações interessantes de El Raval incluem o Palácio Guell, o Teatro Goya e o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.
La Barceloneta
No entantõ, se o que você quer é curtir uma praia em Barcelona, então La Barceloneta é o seu lugar. Além da atmosfera praiana, a área é cheia de bons restaurantes de frutos do mar e bares descontraídos. A praia, de mesmo nome, é um point tanto entre locais, quanto turistas, e costuma ficar abarrotada nos meses de verão. O Aquário de Barcelona também fica aqui nesta área.
O Porto Velho é um deleite ao final do dia, quando você pode ficar relaxando enquanto vê a vida passar. A linda escultura “Homenatge a la Natació” é um marco desta área.
Eixample
Conhecido por sua arquitetura modernista, o bairro de Eixample é famoso pelas suas largas avenidas e pelos edifícios emblemáticos de Antoni Gaudí, uma região icônica pra quem aprecia arte e arquitetura.. Caminhar pela avenida Passeig de Gràcia, a qualquer hora do dia ou da noite, te proporciona uma experiência mágica da cidade. Eu me senti como se estivesse em outro mundo enquanto caminhava por essa área.
CURIOSIDADE: O bairro foi planejado pra ter um layout em grade, o que facilita bastante a locomoção. Inclusive, a vista aéres desta região é um dos principais cartões postais de Barcelona.
É lá, por exemplo, que você encontra a Casa Batlló e a Casa Milà (La Pedrera), representantes de honra da incrível arquitetura desta região.
Além disso, oficialmente, a Plaça de Catalunya faz parte deste bairro aqui, o que não me espanta nem um pouco, dada a sua estrutura moderna e elegante.
Sagrada Família
No entanto, o grande destaque desse bairro é a Sagrada Família, a obra-prima inacabada de Gaudí que fica aqui. Assim como sua arquitetura, a imponência desta construção é algo tão surreal que, por mais que você tenha consciência do que vai encontrar, você nunca está realmente pronto para o “choque”.
DICA: Se você chegar via metrô pela “estação Sagrada Família” o impacto é ainda maior quando você finalmente avista a catedral enquanto volta à superfície. É de acelerar o coração! Aproveite pra admirar essa magnífica construção de longe em meio ao parque na Plaça de Gaudí, e você terá criado uma das memórias mais incríveis da sua vida de viajante!
Gràcia
O bairro de Gràcia costumava ser uma vila independente até ser incorporada a Barcelona, e, talvez por isso, ainda mantém essa atmosfera boêmia. Ou seja, esse é um lugar excelente pra explorar bares e cafés “descolados”, além de ser o local de outra joia de Gaudí: o famoso Parc Güell.
Parque Güell
ATENÇÃO: Existem duas estações de metrô que dão acesso ao parque: Lesseps e Vallcarca. Nós optamos pela Lesseps e de lá fomos caminhando até o parque. No entanto, o que seria uma subida CRUEL até lá, foi mais que facilitada pela construção de escadas rolantes em série no MEIO DA RUA! E de graça, claro.
O parque foi totalmente projetado por Antoni Gaudí, famoso arquiteto catalão e expoente máximo do modernismo daquela região. O estilo único do artista se reflete em todo e qualquer cantinho do parque, e você não precisa entender nada de arte (como a gente) pra ficar boquiaberto com tanta criatividade e inovação.
ATENÇÃO: Há uma grande parte de bosques e natureza que é FREE pra qualquer um acessar, sem a necessidade de ticket. Este mapa mostra essa área (em verde) e as demais demarcações do Parque Guell. No entanto, note que as principais atrações do Parque ficam na área azul, que exige a apresentação de um ticket pra ser visitada.
MOCHILEIRINH@S: Nos últimos anos, o Parque Güell vem oferecendo diferentes oficinas de Lego para crianças de 7 a 12 anos. Ainda que o período varie conforme o ano, elas costumam acontecer em todos os fins de semana dos meses de setembro, outubro e novembro. Ainda que seja grátis, você precisa reservar um horário pra garantir sua vaga (e cancelar, caso desista de ir): veja aqui.
Além disso, outra área interessante do bairro de Gràcia é a Plaça del Sol. Um lugar ideal pra um café ou um copo de vinho depois de tantas andaças pelo Parque Guell, por exemplo. Que tal?
Sants-Montjuïc
Talvez, a melhor forma que podemos definir o Sants-Montjuïc seja dizendo que ele é um bairro “de contrastes”, que mescla áreas urbanas com grandes espaços verdes e atrações culturais. É, também, aqui que fica a principal estação ferroviária de Barcelona, a Estació de Sants.
Plaça d’Espanya
No entanto, é nos arredores da Plaça d’Espanya, e das Torres Venecianes, que você vai começar a sentir a “vibe” deste lugar.
DICA: A Fonte Mágica de Montjuic apresente um show de luzes e músicas que embalam a “dança das águas”.
Ela fica bastante ativa na alta temporada, enquanto, durante a baixa, seus horários se reduzem para apenas alguns domingos. Entretanto, ela pode ser, eventualmente, suspensa, mesmo na alta temporada, por conta de políticas de economia de água em vista dos terríveis períodos de seca que o planeta enfrenta. Veja aqui as informações atualizadas sobre o seu funcionamento (ou não).
Complexo Olímpico de Barcelona
Contudo, este bairro não seria nem de longe um dos mais visitados pelos turistas se não fosse a sua principal atração: o Montjuïc, propriamente dito! Além de abrigar vários museus, como o Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC), é aqui que estão os principais estádios e ginásios dos Jogos Olímpicos de 1992.
Dentre eles, está o Estádio Olímpico Lluís Companys onde aconteceu aquela icônica cerimônia de abertura, quando um arqueiro lançõu a sua flecha pra acender a pira olímpica (ou não, como as imagens polêmicas mostraram depois…hehehe).
DICA: Ainda que você possa subir a pé até o Castelo de Montjuïc, você deve considerar fazer um passeio lindo e divertido pegando o Teleférico de Montjuïc. Um furnicular (incluído no cartão de transporte público Hola Barcelona) liga a estação de metrô Paral lel até a estação onde podemos pegar o teleférico. Os tickets pra ele são comprados na própria estação de embarque no teleférico.
Les Corts
O Les Corts é um bairro residencial conhecido por ser mais tranquilo e menos turístico. No entanto, é aqui que fica um grande atrativo para os fãs de futebol: o Camp Nou, estádio do FC Barcelona. Além das partidas de futebol que você pode curtir lá, eles têm um museu do futebol e visitas ao estádio que são incríveis! As opções vão desde simples visitas, até experiências mais exclusivas e, também, a combinação de visita e partida de futebol.
Contudo, se você está achando que esse tipo de visita é só pra “galerinha fanática por futebol”, você está redondamente enganado. O tour pela estrutura do estádio é MUITO legal, você tem acesso aos bastidores dos jogadores e da imprensa, e pode até adentrar o estádio como eles! É demais!
Sarrià-Sant Gervasi
Um dos mais elegantes bairros de Barcelona, Sarrià-Sant Gervasi oferece tranquilidade, ruas arborizadas e uma ar de “nata da sociedade”. A Torre de Collserola oferece vistas panorâmicas da cidade, e o bairro é perfeito para caminhadas na natureza.
Sant Martí
Em Sant Martí, um dos mais modernos bairros de Barcelona, a antiga zona industrial deu lugar a novos centros de inovação e edifícios contemporâneos, dando origem ao Poblenou. Entretanto, se você ficar perto da praia terá o melhor dos dois mundos. A Plaça de les Glòries Catalanes é um centro de cultura e inovação.
Nou Barris
A principal atração do Nou Barris, este bairro afastado do centro de Barcelona, é o Parque Central de Nou Barris é um ótimo local para relaxar. Ele pode não estar no radar turístico dos visitantes, mas é uma área com muita vida local e charme próprio.
Horta-Guinardó
Dentre os bairros de Barcelona, o Horta-Guinardó é um bairro residencial com belas vistas da cidade, conhecido pelas suas colinas e parques. Ou seja, ideal pra quem gosta de estar perto da natureza. Por exemplo, o Parc del Guinardó e o Parc del Laberint d’Horta são destaques para os amantes de trilhas e parques.
Sant Andreu
Um antigo município que foi absorvido pela expansão de Barcelona, o bairro de Sant Andreu tem um charme de cidade pequena, com praças, igrejas e ruas mais calmas. O Passeig de Fabra i Puig é a principal via comercial, onde você encontra muitos restaurantes e cafés locais.
Explorar os bairros de Barcelona é como navegar por diferentes mundos dentro da mesma cidade. Cada bairro tem sua própria identidade, história e uma energia única que só se revela aos que estão dispostos a caminhar sem pressa. Barcelona surpreende a cada esquina e se você, assim como eu, adora explorar o que há de autêntico em cada destino, essa cidade tem muito mais a oferecer do que seus cartões-postais mais conhecidos.
Veja também meus outros posts sobre a Espanha:
Como funciona o transporte na Espanha