Se você está cogitando um passeio pelos vizinhos sulamericanos do Brasil, talvez essas informações sobre o Paraguai te convençam a incluir esta nação no seu roteiro. Apesar de ser menos conhecido que seus vizinhos, este país encantador oferece uma rica mistura de história, cultura e natureza. Neste post, vou te contar algumas coisinhas básicas que você deveria ficar por dentro antes de fazer as malas para o Paraguai! Vem comigo!

Onde fica o Paraguai?
O Paraguai é um país sem saída para o mar no coração da América do Sul. Faz fronteira ao norte com a Bolívia, a leste e sudeste com o Brasil e ao sul e oeste com a Argentina. O país é dividido pelo rio Paraguai, que o separa em duas regiões principais: o Chaco (a oeste, menos habitado e com paisagens áridas) e a Região Oriental (a leste, onde está a maior parte da população e as cidades mais conhecidas, como Assunção, a capital).

Informações sobre o Paraguai
Nome no idioma local: Paraguay (República Oriental del Paraguay)
Capital: Assunção (Assunción)
Continente: América do Sul
População: cerca de 7,6 milhões de habitantes.

Idioma oficial no Paraguai

O país se destaca por ser oficialmente bilíngue:
- Espanhol: Predominante nas áreas urbanas e utilizado em documentos oficiais, educação e negócios.
- Guarani: Língua indígena amplamente falada em áreas rurais e também utilizada na cultura, na música e no dia a dia, praticamente um símbolo de identidade nacional.
Essa convivência entre o espanhol e o guarani é um dos traços culturais mais marcantes do Paraguai. Inclusive, é comum ouvir uma mistura das duas línguas no cotidiano, conhecida como jopará.
CURIOSIDADE: Eu quis trazer essa árvore genealógica das línguas indo-europeias e urálicas pra ilustrar o quão diverso e ramificado é esse “mundo dos idiomas”. Eu não sei vocês, mas eu AMO esse tipo de informação!

Moeda do Paraguai
A moeda oficial do Paraguai é o Guarani (PYG), uma das moedas mais antigas ainda em circulação na América Latina (desde 1943). Não se assuste quando ouvir que algo custa alguns MILHARES de guaranis, porque a sua conversão em relação ao dólar é sempre em números elevados. Apesar disso, o custo de vida e de turismo no país é super acessível, fama que todo brasileiro conhece de cor e salteado. Casas de câmbio e bancos oferecem a troca de dólares e reais, que são amplamente aceitos no comércio próximo à fronteira com o Brasil.

Visto para o Paraguai

Para brasileiros, não é necessário visto para entrar no Paraguai para estadias de até 90 dias. O processo de entrada é simples e você pode apresentar apenas o RG (identidade), mas nada te impede de levar o seu passaporte válido.
ATENÇÃO: É importante que o seu documento tenha sido emitido há menos de 10 anos ou que, pelo menos, você se pareça bastante com a foto que está no documento. Nada de tentar atravessar a fronteira com um RG de qualquer você era criança, tá?
Religião no Paraguai
Aproximadamente 90% da população do Paraguai se identifica como seguidores da Igreja Católica Apostólica Romana. Por isso, não surpreende que a religião desempenhe um papel significativo na cultura e nas tradições do país. Além disso, existem minorias protestantes, evangélicas e pequenas comunidades de outras religiões, como o judaísmo e o islamismo, principalmente nas áreas urbanas. A espiritualidade guarani também tem uma presença cultural no Paraguai, refletindo a conexão do povo com suas origens indígenas.


Clima do Paraguai
O Paraguai possui um clima subtropical a tropical, dependendo da região, com estações bem definidas e variações de temperatura ao longo do ano. De maneira geral, as chuvas são mais frequentes no leste do país, enquanto a região do Chaco é mais seca, com períodos de estiagem que podem ser severos.
- Verão: De dezembro a março, as temperaturas são altas, especialmente na Região Oriental, onde podem ultrapassar os 35°C. No Chaco, o calor é ainda mais intenso, com dias quentes e úmidos.
- Inverno: De junho a agosto, embora seja ameno, o inverno pode trazer temperaturas mínimas entre 5°C e 10°C em algumas áreas. No entanto, é comum ter dias ensolarados e super agradáveis.
DICA: Eu estive no Paraguai durante o outono, quando as temperaturas já estão em queda total e os dias são mais agradáveis. Em compensação, as chuvas eram bem mais frequentes e constantes aos longo dos dias.

Saúde no Paraguai

O sistema de saúde no Paraguai oferece serviços públicos e privados, mas a qualidade pode variar significativamente dependendo da região. Por outro lado, ainda que você não precise comprovar nenhuma vacina para viajar para o Paraguai, é recomendável estar em dia com o sua caderneta de vacinação, inclusive em relação à vacina da febre amarela (principalmente se você pretende visitar áreas florestais ou próximas a rios). De qualquer forma, segue a regrinha de ouro para todo viajante: contrate um bom seguro de saúde internacional quando for viajar para fora do seu país.
Segurança no Paraguai
O Paraguai é considerado um destino relativamente seguro para turistas, mas, como em qualquer lugar, é importante tomar precauções básicas para evitar problemas. Por exemplo, nas fronteiras fique atento a golpes ou abordagens suspeitas de vendedores insistentes, assim como os habituais furtos dos seus pertences em cidades grandes (como todo lugar do planeta). Em todo caso, o número de emergência no Paraguai é o 911.


Voltagem Elétrica no Paraguai
A voltagem no Paraguai é 220V, com uma frequência de 50Hz. As tomadas seguem o padrão tipo C e I. Portanto, verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.
Fuso Horário do Paraguai
O Paraguai segue o fuso horário GMT-4, o que significa que está 1 hora ANTES do Brasil. Além disso, o país também adota o horário de verão e, por isso, seu fuso muda pra GMT-3 nessa época.

Horário Comercial no Paraguai
Difícil falar em horário comercial no Paraguai, não é mesmo? Isso, porque, dependendo do lugar que você for visitar, o turismo é quase 100% voltado para as compras! Contudo, de maneira geral, o comércio funciona das 09 às 18 horas durante a semana e, eventualmente, aos sábados. Aos domingos, com exceção das cidades turísticas, é comum que as lojas fechem, enquanto os restaurantes são mais flexíveis.
ATENÇÃO: Se a sua passagem por lá coincidir com algum data festiva ou de megas promoções, como, por exemplo, uma “Black Friday” da vida, se prepare para o caos. Se este for o seu objetivo: vai com fé!

Enfim, eu espero que, com essas informações sobre o Paraguai, você se sinta mais seguro para planejar uma visitinha a este nosso vizinho próximo. Tente conhecer esse país mais a fundo e eu tenho certeza que você sairá ganhando muito ao absorver essa rica cultura latinoamericana.
