México – Onde fica e Informações Básicas

Se você chegou até aqui em busca de informações sobre o México para planejar a sua viagem para lá, saiba que você está com sorte! Eu vou te contar algumas das coisinhas básicas que todo viajante precisa saber antes de partir para conhecer este país vibrante, repleto de cultura, história e paisagens deslumbrantes. De quebra, eles ainda esbanjam uma das melhores gastronomias do planeta! Só vem!

Onde fica o México?

O México está localizado na América do Norte, fazendo fronteira ao norte com os Estados Unidos, a leste com o Golfo do México e o Mar do Caribe, ao sul com Guatemala e Belize, e a oeste e sul com o Oceano Pacífico. Esta grande nação é a terceira maior da América Latina, depois do nosso Brasil e da vizinha Argentina, e sua localização estratégica o torna uma combinação perfeita de influências culturais da América do Norte, Central e até da Europa.

Onde fica o México - Britannica

Informações sobre o México

Nome no idioma local: Mexico (Estados Unidos Mexicanos)

Capital: Cidade do México

Continente: América do Norte

População: cerca de 126 milhões de habitantes.

Bandeira do México - Wikipedia

Idioma oficial no México

Idioma do México - Attitude San Luis

A grande maioria da população do México adota como idioma oficial o espanhol (español). No entanto, o país reconhece oficialmente outras 68 línguas indígenas em seu território, como, por exemplo, o náhuatl, o maya, e o mixteco. Esses idiomas seguem vivos em várias regiões mexicanas, especialmente nas áreas mais rurais e indígenas.

CURIOSIDADE: Eu quis trazer essa árvore genealógica das línguas indo-europeias e urálicas pra ilustrar o quão diverso e ramificado é esse “mundo dos idiomas”. Eu não sei vocês, mas eu AMO esse tipo de informação!

Moeda do México

A moeda oficial do México é o peso mexicano (MXN). Contudo, enquanto estiver por lá, vale sempre verificar se o valor do que você está comprando está em pesos ou dólares, já que é comum algumas regiões turísticas aceitarem amplamente o dólar.

Moeda do México - Folha PE

Visto para o México

Desde o final de 2023, brasileiros passaram a necessitar de visto para entrar no México…mas há (muitas) exceções! Por exemplo, caso você tenha visto válido para os Estados Unidos ou para o Canadá (ou mesmo pro Japão), você está liberado desta exigência! O mesmo vale para quem aportar de navio no país: você pode ficar até 7 dias SEM VISTO no porto de chegada.

Visto - LinkedIn

Caso você precise de visto, basta agendar um horário em um dos dois consulados que o México tem no Brasil: São Paulo ou Rio de Janeiro. O processo é feito pelo site oficial do governo mexicano. Você precisará levar o formulário de solicitação de visto preenchido e uma foto 3×4 no dia da entrevista, além de pagar uma taxa de US$ 53 via Pix (você pode usar o celular no consulado para esta transação). Uma vez aprovado, seu visto valerá por 10 anos.

Religião no México

Cerca de 80% dos mexicanos se declaram como católicos, e é visível a influência que a religião tem no dia a dia do país. Além do catolicismo, o país também tem uma presença significativa de protestantes e algumas pequenas comunidades judaicas, muçulmanas e evangélicas. Curiosamente, em muitas regiões do México, as tradições religiosas se misturam com elementos indígenas, dando origem a práticas religiosas únicas que refletem a rica herança cultural do país.

Religião no México - Mexico News Daily
Clima em Andorra - Netweather

Clima do México

Olha o tamanho do México! Então, nada mais natural do que ter um clima que varie consideravelmente dependendo da região e do relevo. Aqui se vê uma mistura total de climas tropicais, temperados e desertos. Por exemplo, na região costeira, especialmente no Caribe e no Pacífico, vemos altas temperaturas durante o ano todo e uma estação chuvosa de maio a outubro. Por outro lado, nas zonas montanhosas, o clima é mais temperado, com invernos frescos e verões agradáveis.

  • Região do norte e norte do deserto: Clima semiárido e desértico, com calor extremo no verão e temperaturas mais amenas no inverno.
  • Região do sul e das costas: Clima tropical, com umidade e chuvas durante o verão.

Se você quiser escolher a melhor época para visitar o México, aposte na estação seca, que vai de novembro a abril, com temperaturas mais agradáveis, especialmente nas regiões mais altas.

DICA: Nós fomos no auge deste período de “seca” e, mesmo em um dia “cinza”, nós sentimos calor e tivemos que ir tirando qualquer roupa mais quente de cima. Imagina se fosse na época mais abafada?

Clima no México - Magu Mathias

Saúde no México

Seguro de Saúde Internacional - Navi

Nas cidades grandes, o México oferece uma infraestrutura de saúde desenvolvida, com muitos hospitais e clínicas oferecendo serviços de alta qualidade. No entanto, como turista, é sempre recomendàvel ter um plano de saúde internacional que cubra a sua estadia no país. Além disso, aqui cabe compartilhar algumas dicas importantes:

  • Evite beber água da torneira e prefira água engarrafada.
  • É prudente evitar alimentos crus ou mal cozidos em determinados ambientes ou regiões (seu estômago e seu intestino agradecem a consideração).
  • Ainda que não haja exigências obrigatórias de vacinas para turistas brasileiros, o ideal é estar em dia com as vacinas de rotina do nosso calendário nacional. Elas já te protegem da grande maioria das doenças mais graves!

Segurança no México

A segurança no México é uma questão um pouco mais profunda e, assim como em qualquer lugar do mundo, ela pode variar dependendo da região que você está visitando, assim como acontece no Brasil. Por exemplo, as grandes cidades como a Cidade do México, Cancún e Guadalajara são, geralmente, seguras para turistas, especialmente em locais turísticos movimentados.

No entanto, você precisa SIM tomar precauções, como evitar áreas isoladas, especialmente à noite, ou se envolver em qualquer aspecto com o tráfico de drogas. Fora isso, crimes comuns, como furtos, podem acontecer em qualquer lugar: basta ficar sempre atento!

Segurança no México - Bloomberg
Tipos de tomadas pelo mundo

Voltagem Elétrica no México

A voltagem no México é 127V, com uma frequência de 60Hz. As tomadas seguem o padrão tipo A e B. Verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.

Fuso Horário do México

O México possui não um, mas QUATRO fusos horários (eu te falei que ele era enorme):

  • Horário do Pacífico: UTC-7, ou seja, 4 horas ANTES do Brasil, e abrange estados como Baja California Sur, Sinaloa e Sonora.
  • Horário Central: UTC-6, ou seja, 3 horas ANTES do Brasil, e vale para a maior parte do país, incluindo a capital, Cidade do México, Guadalajara e Cancún.
  • Horário do Sudeste: UTC -5, ou 2 horas ANTES do Brasil, onde fica Quintana Roo (ou a Riviera Maya).
  • Horário do Noroeste: UTC-8, ou melhor, 5 horas ANTES do Brasil, e serve para alguns estados no norte, como Chihuahua.

Horário Comercial no México

Geralmente, o horário comercial no México funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, sendo que a maioria das lojas fecha para a tradicional siesta entre 13h e 15h. Aos sábados, muitas lojas abrem pela manhã até por volta das 14h ou 15h, mas é comum que algumas fechem à tarde. Por outro lado, os shopping centers, especialmente em áreas turísticas, costumam ter horários mais flexíveis, geralmente de 10h às 22h, todos os dias da semana.

Enfim, com essas informações sobre o México em mãos, você pode começar a planejar as suas aventuras por esse destino incrível. Desde as praias paradisíacas da Riviera Maya até as impressionantes ruínas maias e astecas, o México oferece uma experiência única para todos os arquétipos de viajantes. Em se tratanto de México, há sempre algo novo para descobrir!

Você também pode gostar...