Se você está caçando informações sobre o Marrocos, você chegou ao lugar certo. Este é um verdadeiro caldeirão cultural com paisagens de outro planeta, que vão desde desertos dourados a montanhas nevadas. Localizado no norte da África, o Marrocos exala história e uma energia que impacta todos os visitantes, seja você um viajante iniciante ou um mochileiro experiente.
Neste guia, eu reuni as principais informações sobre o Marrocos pra facilitar o planejamento da sua viagem. Quem vem comigo nessa aventura pra lá de Marrakech?
Onde fica o Marrocos?
O Marrocos fica no norte da África, sendo banhado ao norte pelo Mar Mediterrâneo e a oeste pelo Oceano Atlântico. Ele faz fronteira com a Argélia a leste e sudeste, enquanto ao sul fica a (polêmica) região do Saara Ocidental. Separado da Espanha pelo estreito de Gibraltar, o Marrocos é um país estrategicamente situado entre a Europa e a África, o que reflete na sua rica história de influências culturais e comerciais.
Informações sobre o Marrocos
Nome no idioma local: المملكة المغربية (Reino do Marrocos)
Capital: Rabat
Continente: África
População: cerca de 37 milhões de habitantes.
Idioma oficial do Marrocos
Os idiomas oficiais do Marrocos são o árabe e as línguas berberes, um conjunto de 26 idiomas da família linguística afro-asiática faladas pelos povos do Magrebe (noroeste da África). No entanto, o árabe marroquino, conhecido como darija, é amplamente falado no dia a dia, enquanto as línguas berberes são típicas das regiões montanhosas e áreas rurais. O francês, herança do período colonial, é utilizado em situações formais, como negócios e governo, além de ser bastante comum no turismo.
CURIOSIDADE: O espanhol também é falado no norte do país, mais especificamente próximo ao Estreito de Gibraltar e, portato, à Espanha.
Moeda do Marrocos
A moeda oficial do Marrocos é o dirham marroquino (MAD). Ainda que os cartões de crédito sejam aceitos em hotéis e restaurantes maiores, o dinheiro vivo é indispensável em estabelecimentos menores e até em algumas atrações turísticas.
DICA: É recomendável levar euros ou dólares, pois essas moedas são mais facilmente trocadas nos bancos e casas de câmbio de lá.
Visto para o Marrocos
Brasileiros não precisam de visto para entrar no Marrocos, desde que a estadia não ultrapasse 90 dias. É necessário apresentar passaporte válido, com pelo menos 6 meses de validade, e passagem de volta ou prova de que sua viagem vai continuar pra algum outro destino.
Religião no Marrocos
Cerca de 99% da população do Marrocos é muçulmana, sendo o Islã sunita a religião oficial. Desde o seu primeiro contato com o país, fica muito evidente que a prática religiosa é muito presente no cotidiano do marroquinos, seja pelas vestimentas ou, principalmente, pelos 5 chamados diários para as orações que se ouve de qualquer lugar. Apesar disso, há também uma pequena comunidade de cristãos e judeus no país, bem como outras minorias religiosas.
Clima do Marrocos
A geografia variada do país se reflete na diversidade do clima marroquino. Por um lado, nas áreas costeiras, como Casablanca, o clima é mediterrâneo, com verões quentes e invernos amenos. Por outro, nas regiões montanhosas, as temperaturas podem cair drasticamente no inverno, quando ocorre neve. Entretanto, no interior, incluindo Marrakech e o deserto do Saara, o que você encontra é um clima árido, com dias quentes e noites frias quase que constantes.
DICA: Nós fomos a Marrakech no pico do “inverno marroquino”, no meio de janeiro. Por isso, desfrutamos de um calor mediano durante o dia e uma brisa bem fresca à noite. Eu só conseguia pensar em uma coisa: seria impossível caminhar o tanto que caminhamos de estivéssemos vindo no auge do verão!
Saúde no Marrocos
Embora os cuidados de saúde no Marrocos estejam em constante desenvolvimento, o acesso a serviços médicos de qualidade pode variar (muito) dependendo da região. Em grandes cidades como Casablanca, Rabat e Marrakech, há hospitais e clínicas privadas bem equipadas, mas em áreas rurais o acesso é mais limitado. De qualquer forma, é sempre recomendável viajar com um seguro-saúde internacional que cubra emergências médicas.
DICA: Não é exigida nenhuma vacina específica para brasileiros, mas, como em qualquer lugar do mundo, é recomendável estar com as vacinas de rotina em dia, como febre tifoide, hepatites A e B e tétano.
ALERTA: Nem pense em consumir água da torneira enquanto estiver visitando o Marrocos, pois ela não é potável. Por isso, prefira SEMPRE água engarrafada e não deixe de carregar suas garrafinhas pra todo lado.
Segurança no Marrocos
Ainda que seja considerado um país relativamente seguro para turistas, o Marrocos tem sim seus pontos de alerta (bastante sérios, na minha opinião):
ALERTA 1 – GUIA TURÍSTICO POR INSISTÊNCIA
Além das precauções habituais contra furtos em áreas turísticas, é comum ser “perturbado” o tempo todo por transeuntes insistindo pra ser seu guia em todos os lugares. Eles de aproximam DO NADA e começam a falar que podem ser seu guia, ou então que sabem uma entrada melhor pro lugar “x”, ou que o caminho que você está indo é errado, e MUITO MAIS. Não é raro eles ficarem te seguindo enquanto insistem, além de serem até agressivos se você titubear e não der um NÃO decidido. Ou seja, demonstre firmeza, agradeça e diga não de forma contundente. E saia de perto.
ALERTA 2 – O PREÇO DE UMA INFORMAÇÃO
Se você pedir QUALQUER informação na rua, nem que seja pra confirmar o nome do lugar que você está, eles serão super atenciosos e te ajudarão, mas vão esperar que você PAGUE como agradecimento. Com qualquer quantia que você tiver. Claro que isso é um reflexo dos desafios sócio-econômicos do país, uma vez que grande parte da população sofre demais com a falta de renda. Mas não deixa de ser um ponto de atenção para os mais desavisados.
ALERTA 3 – MULHERES NO MARROCOS
Infelizmente, o Marrocos ainda oferece outros desafios para os visitantes, especialmente as mulheres. Seja andando sozinha (não quero nem pensar), em grupo, ou mesmo com seus namorados/maridos (e até com filhos), as mulheres são alvo direto dos locais. Eles mexem, bolem e, com frequência, até TOCAM nelas. Palavra de uma mulher que sofreu isso (tomei um tapa na bunda DO NADA) e outros horrores (fui (per)seguida por bandos de garotos de bicicleta gritando coisas que, graças a Deus, eu não entendia) mesmo estando DE MÃOS DADAS COM MEU MARIDO. A propósito, como eu já sabia dessa cultura deles, eu estava usando calças e blusas soltas/largas, e ainda colocava um agasalho amarrado à cintura. De nada adiantou, pelo menos não em Marrakech. É um verdadeiro horror.
ALERTA 4 – COBRAS E MACACOS
Nem sonhe em tirar fotos dos “encantadores de cobras” ou dos “macacos artistas”, tão comuns nas praças turísticas do Marrocos. Quer dizer, pelo menos não sem PAGAR por isso, tá? A gente sabia disso, estava atento a isso e, mesmo assim, enquanto eu tirava uma foto mais ampla de toda a praça, eles vieram pra cima nos intimidando a pagar pela foto. O detalhe é que eu estava literalmente ao lado de um policial, e ele não fez NADA.
NÚMEROS DE EMERGÊNCIA NO MARROCOS
De qualquer forma, em caso de emergência você pode chamar a polícia discando 19 ou os bombeiros (e ambulância) no número 15.
Voltagem no Marrocos
A voltagem elétrica no Marrocos é de 220V, e a frequência é de 50Hz. O tipo de tomada utilizado é C e E, com dois pinos redondos. Portanto, é importante levar adaptadores para poder carregar seus dispositivos.
Hora Local do Marrocos
Curiosidades, o fuso horário do Marrocos se mantém quase o ano todo no “horário de verão”, ou seja, GMT+1 ou 4 horas a mais que o Brasil. No entanto, apenas durante o mês do Ramadã, os relógios são atrasados em 1 hora e o país adota o GMT+0, ficando 3 horas à frente do Brasil.
Horário Comercial:
No Marrocos, por se tratar se um país de cultura árabe, o horário comercial pode variar por conta dos horários das 5 orações diárias e, especialmente, durante o Ramadã. Em geral, lojas e mercados abrem das 9h às 19h, com uma pausa ao meio-dia, e os bancos funcionam de segunda a sexta, das 8h30 às 15h30. Já os restaurantes costumam abrir das 12h às 22h, mas isso muda bastante durante o jejum no mês do Ramadã.
DICA: Apesar disso, nos icônicos souks (mercados e feiras de rua típicos da cultura árabe) é comum que as lojas fiquem abertas até mais tarde, especialmente nas áreas turísticas.
O Marrocos é uma mistura, ao mesmo tempo, fascinante e intrigante de tradição e cultura. Se você for pra lá esperando encontrar “mais um lugar turístico”, você vai sofrer um baque dos grandes. Na minha humilde opinião, se uma pessoa está disposta a viajar o mundo pra conhecer OUTRAS CULTURAS, ela precisa estar aberta para o novo e o “estranho”. Isto não significa que você vai concordar e acatar as tradições daquele povo, mas você precisa sim RESPEITAR e se adaptar enquanto estiver por lá.
Por esse motivo, eu quis dividir com vocês essas informações sobre o Marrocos para que vocês possam se preparar para um novo estilo de vida e ficar alerta a possíveis percalços. Feito isso, eu tenho certeza que você terá uma estadia inesquecível “pra lá de Marrakech”!
Boa viagem e até a próxima aventura!