Categories Destinos Europa Hungria

Hungria – Onde fica e Informações Básicas

Se você está em busca de informações sobre a Hungria, chegou ao lugar certo! Esse encantador país no coração da Europa é famoso por sua história rica, maravilhas arquitetônicas e cultura vibrante. Desde a capital Budapeste, atravessada pelo lendário rio Danúbio, até as paisagens naturais e tradições das cidades do interior, a Hungria promete ser um destino inesquecível.

Neste primeiro post eu vou compartilhar com vocês algumas coisinhas básicas que é bom você conhecer a respeito da Hungria antes de planejar a sua viagem pra lá.

Onde fica a Hungria?

A exemplo da Eslováquia (veja meu post), a Hungria é mais um dos países da Europa Central sem saída para o mar. Ela é rodeada por sete países: a própria Eslováquia ao norte, Áustria a oeste, Ucrânia a nordeste, Romênia a leste, Sérvia ao sul, Croácia a sudoeste e Eslovênia a oeste. É justamente essa localização estratégica no coração da Europa que fez com que o país desempenhasse um papel significativo na história do continente. A capital Budapeste, dividida pelo rio Danúbio, é um dos destinos mais procurados da Europa, famosa por sua vida cultural e arquitetura impressionante.

Onde fica a Hungria - Britannica

Informações sobre a Hungria

Nome no idioma local: Magyarország

Capital: Budapeste

Continente: Europa

População: cerca de 9,6 milhões de habitantes.

Idioma oficial na Hungria

Idioma da Hungria - 3 Seas Europe

O idioma oficial da Hungria é o húngaro (magyar), uma língua única, pertencente à família das línguas fino-úgricas, ou urálicas), muito diferente das línguas indo-europeias faladas em boa parte da Europa. Isso pode tornar a comunicação um pouco mais desafiadora. No entanto, em áreas turísticas e nas grandes cidades, você encontrará muitos húngaros falando inglês e alemão.

CURIOSIDADE: Eu quis trazer essa árvore genealógica das línguas indo-europeias e urálicas pra ilustrar o quão diverso e ramificado é esse “mundo dos idiomas”. Eu não sei vocês, mas eu AMO esse tipo de informação!

Moeda da Hungria

Apesar de ser membro da União Europeia, a Hungria não adotou o euro e, portanto, sua moeda oficial segue sendo o forinte húngaro (HUF). O uso de cartões de crédito é comum em cidades como Budapeste, mas em cidades menores e áreas rurais, é aconselhável ter dinheiro em espécie.

Moeda da Hungria - Hungary Today

Visto para a Hungria

Para os brasileiros, não é necessário visto para turismo na Hungria para estadias de até 90 dias. É importante ter um passaporte válido e um seguro de viagem, além de poder comprovar meios financeiros para se manter durante a estadia. Para estadias mais longas, como trabalho ou estudo, é necessário aplicar para o visto adequado.

ATENÇÃO: A partir de 2025, será necessário realizar o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) antes de viajar, uma autorização eletrônica simples que será exigida para ingressar em qualquer país membro da União Europeia.

Religião na Hungria

A Hungria é predominantemente cristã e tem uma forte tradição católica romana, com aproximadamente 60% da população se identificando como tal. Além disso, há uma significativa minoria protestante, entre luteranos e calvinistas, e uma pequena comunidade de judeus, especialmente em Budapeste.

Religião na Hungria Papa na Hungria - BBC

Assim como muitos outros vizinhos europeus, a Hungria vem passando por um processo natural de secularização, com muitos húngaros se identificando como não religiosos ou ateus nos últimos tempos.

Clima da Hungria

O clima da Hungria é continental temperado, o que significa verões quentes (entre 20°C e 30°C) e invernos bem frios (geralmente abaixo de 0ºC), principalmente no norte e no leste. Se você busca temperaturas mais amenas, o outono e a primavera são ideais.

DICA: Nós fomos no fim do outono, quando as temperaturas já estão em queda total e os dias são bem mais curtos. Inclusive, pegamos um dia bem fechado e com névoa constante, e outro de céu azul e sol gostosinho. Mas o dia que fez frio, meus queridos: foi F-R-I-O mesmo, tá?

Saúde na Hungria

O sistema de saúde da Hungria é misto, com um sistema público que oferece cuidados gratuitos ou a preços reduzidos para cidadãos e residentes, enquanto hospitais e clínicas privadas focam em atendimentos de alta qualidade e tratamentos específicos. Entretando, ainda que turistas possam obter atendimento médico, é altamente recomendável contratar um seguro de saúde para o período da viagem para evitar custos elevados. O número de emergência é 112, que serve, também, para polícia e bombeiros.

Segurança na Hungria

A Hungria é um país relativamente seguro para os turistas, com baixos índices de criminalidade. No entanto, como em qualquer destino turístico, é sempre prudente tomar precauções básicas e ficar atento aos seus pertences, especialmente em áreas movimentadas e transporte público. O número de emergência é 112 para qualquer incidente, seja de saúde, polícia ou bombeiros.

ATENÇÃO: Infelizmente, a Hungria aparece com certa frequência nos noticiários por conta da sua política de intolerância contra a comunidade LGBTQIAP+, principalmente desde que Viktor Orbán chegou ao poder em 2010. O país, que já tinha uma postura severa contra pessoas da comunidade, aprovou uma lei em 2021 proibindo o que eles chamam de “promoção da homossexualidade”. Desde então, muitas iniciativas extremamente conservadoras vem sendo aplicadas, como a prisão de um diretor de museu que permitiu o acesso de menores de 18 anos a fotos de “conteúdo homossexual”. E os exemplos são inúmeros. Além de proibir o casamento entre pessoas LGBT+ (e proibir que eles adotem crianças), até mesmo livros que tenham “qualquer insinuação LGBT” não podem circular no país.

Voltagem Elétrica na Hungria

A voltagem na Hungria é 230V, com uma frequência de 50Hz. As tomadas seguem o padrão tipo C e F, com dois pinos redondos. Verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.

Tipos de tomadas pelo mundo

Hora Local da Hungria

A Hungria segue o fuso horário GMT+1, o que significa que está 4 horas à frente do Brasil. Durante o horário de verão europeu, o país adota o fuso horário GMT+2, ficando com 5 horas a mais em relação ao Brasil.

Horário Comercial na Hungria

O horário comercial na Hungria é, geralmente, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, muitas lojas abrem das 9h às 13h, mas algumas permanecem fechadas. Durante o domingo, a maioria dos estabelecimentos comerciais fica fechada, mas você pode encontrar supermercados, restaurantes e cafés com horários mais flexíveis, especialmente em áreas turísticas como Budapeste.

Enfim, eu acho que, com as informações sobre a Hungria que eu passei nesse primeiro post sobre o país, você está pronto para começar a planejar sua viagem para lá. A Hungria é fascinante é repleta de história e atrações únicas. Ou seja, eu não tenho dúvidas que você vai se apaixonar por ele como nós nos apaixonamos!

Boa viagem e te espero na próxima aventura!

Você também pode gostar...