Haiti – Onde fica e Informações Básicas

Se você está procurando informações sobre o Haiti, você veio ao lugar certo! Apesar da minha experiência por lá ter sido bastante “peculiar” (pra dizer o mínimo), é inegável que este é um destino rico em história e com uma das culturas mais vibrantes do planeta! Neste post eu vou te contar algumas coisas básicas que você precisa saber sobre o país antes de começar a planejar a sua viagem pra lá. Vem comigo!

Onde fica o Haiti?

O Haiti ocupa a parte ocidental da ilha Hispaniola, no Caribe, enquanto a República Dominicana ocupa a parte oriental. A ilha está situada ao sul das Bahamas e ao leste de Cuba. A costa litorânea do Haiti se estende ao longo do Mar do Caribe e do Oceano Atlântico. Ou seja, essa localização privilegiada proporciona ao país uma beleza natural impressionante, com montanhas, praias tropicais e uma diversidade de fauna e flora.

Onde fica o Haiti - Britannica

Informações sobre o Haiti

Nome no idioma local: République d’Haïti

Capital: Port-au-Prince (Porto Príncipe)

Continente: América Central

População: cerca de 11,5 milhões de habitantes.

Bandeira do Haiti - Wikipedia

Idioma oficial no Haiti

Idioma do Haiti - Language Magazine

A grande maioria da população fala o crioulo haitiano, ou Kreyòl Ayisyen. No entanto, apesar dele ser o idioma oficial, o francês também é uma língua oficial e é utilizado em contextos mais formais, como governo e educação. Além disso, o francês é bastante popular nas áreas mais procuradas pelos visitantes.

Moeda do Haiti

A moeda oficial do Haiti é o gourde haitiano (HTG), porém, o dólar americano (USD) também é amplamente aceito, especialmente em áreas turísticas e nas transações comerciais maiores. Além disso, ainda que existam caixas eletrônicos disponíveis em todo o país, é recomendável sempre carregar dinheiro vivo com você (em gourde e em dólar) porque nem todos os lugares aceitam pagamentos com cartões.

Moeda do Haiti - Remitly Blog

Visto para o Haiti

Visto - LinkedIn

Os brasileiros não precisam de visto para entrar no Haiti para estadas de até 90 dias. Portanto, basta apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses após a data de chegada. No entanto, é sempre bom verificar se há exigências adicionais antes da viagem, como vacinas obrigatórias ou a comprovação de recursos financeiros durante a estadia.

Religião no Haiti

Em geral, a maioria da população haitiana é católica romana (aproximadamente 80%), seguida por uma parcela de protestantes (cerca de 16%). No entanto, talvez o maior destaque do país seja a prática do vodu haitiano (ou vodu). Frequentemente, o vodu é mal interpretação por conta do seu caráter mais “místico”, mas ele é constitui uma importante parte da identidade cultural e religiosa do Haiti.

Religião no Haiti - Afrocentric Confessions
Clima do Haiti - World Travel Guide

Clima do Haiti

Primeiramente, vamos lembrar que estamos falando de um país no coração do Caribe. Portanto, não deve ser surpresa que o clima do Haiti seja predominantemente tropical, não é mesmo? Por isso, há uma estação seca de novembro a abril (a melhor época para visitar) e uma estação chuvosa de maio a outubro (com temperaturas entre 25 e 35 graus, chuvas intensas e altas probabilidades de furacões na região).

DICA: O Tiago esteve lá em uma situação nada convencial, como VOLUNTÁRIO nos esforços mundiais após os terríveis terremotos de 2011. Dito isso, ele partiu com o exército brasileiro e uma equipe de pesquisa (ele era responsável pelo programa de gestão de desastres) em pleno carnaval, ou seja, fevereiro (estação seca). Em outras palavras, ele saiu LITERALMENTE do meio do bloco de rua no Rio de Janeiro quando recebeu uma ligação afirmando que o avião Hércules partiria em 1 hora. Orgulho que fala, né?

Clima no Haiti - Magu Mathias

Saúde no Haiti

Seguro de Saúde Internacional - Navi

O sistema de saúde no Haiti enfrenta desafios, com infraestrutura limitada em algumas áreas do país. Embora a capital, Port-au-Prince, tenha hospitais e clínicas, muitas das regiões rurais não têm acesso fácil a cuidados médicos. Por isso, é essencial contratar um seguro de viagem que cubra despesas médicas e evacuação de emergência.

Além disso, algumas recomendações de saúde para viajantes ao Haiti incluem:

  • Verifique se você está em dia com vacinas como febre amarela, difteria, tétano, hepatite A e B, e sarampo. A vacina contra febre amarela é especialmente importante e, por isso, eles podem exigir sua comprovação.
  • Evite beber água da torneira e prefira sempre comprar garrafas de água.
  • Leve medicamentos de uso pessoal e anti-inflamatórios, caso precise, já que podem ser difíceis de encontrar no país.

Segurança no Haiti

Infelizmente, o Haiti enfrenta desafios relacionados à segurança há algumas décadas, e a situação pode variar dependendo da região (e da época). Por exemplo, em Port-au-Prince e em algumas outras áreas urbanas, há risco de crimes violentos e roubos. Por isso, aqui vão algumas dicas para garantir sua segurança durante a viagem:

Segurança no Haiti - minujusth
  • Fique atento a áreas com alta criminalidade ou ocorrência de conflitos. Para isso, se informe com as autoridades, ou mesmo no seu hotel, sobre os melhores bairros para visitar.
  • Ao usar transporte público ou táxis, opte por serviços recomendados e evite caminhadas à noite.
  • Guarde passaportes, documentos importantes e, eventualmente, dinheiro em um local seguro, como um cofre.
Tipos de tomadas pelo mundo

Voltagem Elétrica no Haiti

A voltagem no Haiti é 110V, com uma frequência de 60Hz. As tomadas seguem o padrão tipo A e B. Portanto, verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.

Fuso Horário do Haiti

O Haiti segue o fuso horário GMT-5, o que significa que está 2 horas ANTES do Brasil. O país não adota o horário de verão, por isso, seu fuso não muda o ano todo.

Mapa dos fusos horários do mundo todo - Wikipédia
Mapa dos fusos horários do mundo todo – Wikipédia

Horário Comercial no Haiti

O horário comercial no Haiti é geralmente de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, muitas lojas abrem pela manhã até por volta das 14h ou 15h, mas é comum que algumas fechem à tarde, dependendo da cidade. Restaurantes, especialmente em áreas turísticas, costumam ter horários mais flexíveis, geralmente de 10h às 22h, todos os dias da semana.

Enfim, agora que você tem essas informações sobre o Haiti, você pode começar a cogitar uma visita a este destino tão incompreendido e, infelizmente, prejudicado. Obviamente, não é um “passeio no parque” e se trata de uma viagem que demanda cuidado, atenção e, acima de tudo, conscientização. Eu diria mais, diria que o ato de se planejar uma viagem ao Haiti, por si só, configura um gesto de solidariedade e humanidade em relação a este povo tão sofredor e batalhador. Viva o Haiti!

Você também pode gostar...