Ah, a França! Lar de deliciosos croissants, queijos aromáticos e, é claro, uma tradição culinária incomparável. Entretanto, há alguns hábitos franceses em restaurantes que todo visitante deve conhecer antes de se aventurar nesse mundo gastronômico. Só assim, você garante uma experiência incrível enquanto desfruta plenamente da culinária francesa.
De pequenos gestos, que fazem toda a diferença, ao saboroso ritual de apreciar uma refeição, vamos explorar o fascinante mundo dos costumes franceses à mesa. Prepare-se para descobrir 8 hábitos dos franceses que irão garantir que você se sinta em casa na terra da gastronomia refinada.
Para (muito) mais detalhes sobre a França, não deixe de ler meu post sobre o país. Mas agora vamos aos 8 hábitos dos franceses em restaurantes:
1-Gorjetas: Dar gorjetas não faz parte da cultura francesa, uma vez que o setor de restaurantes é considerado uma profissão consagrada pelo tempo e já contempla uma taxa de serviço no preço pago pelo cliente.
2-Garçons: Pedir sugestões para o garçom sobre o menu é bastante apreciado, mas solicitar a troca de ingredientes ou itens nos pratos, que foram meticulosamente elaborados da cozinha, não é visto com bons olhos.
3-Horários: O almoço normalmente é servido das 12h00 às 14h00, enquanto o jantar se inicia por volta das 19h00, sendo que alguns restaurantes podem estar fechados entre os horários das refeições.
4-Água e café: Pedir uma “carafe d’eau” (um jarro de água da torneira, grátis) não é problema algum, mas pedir “glaçons” (gelo) é bastante incomum. Um café expresso, curto e forte, é a melhor maneira de terminar uma refeição para os franceses, nada de café com leite ou chá.
5-Pedir a conta: Dividir a conta não é um prática comum na França. Se você foi convidado para uma refeição, a pessoa que o convidou paga; se você fez o convite, espera-se que você arque com tudo.
6-“À emporter?”: é assim que se diz “comida pra viagem” na França!
7-Água da torneira: A água da torneira pode ser bebida na França, inclusive em restaurantes (se você pedir), embora alguns residentes prefiram água engarrafada. As fontes nas aldeias e cidades às vezes têm água potável (eau potable). Não beba nada rotulado como não potável (non potable).
8-Menu turístico: É sempre melhor evitar restaurantes que promovem um menu turístico (na França e em qualquer lugar). Os melhores lugares são aqueles que atendem aos habitantes locais.
Agora que você está equipado com essas oito curiosidades sobre os costumes franceses em restaurantes, você está pronto para mergulhar na rica cultura gastronômica da França com confiança (e sem desrespeitar ninguém). Lembre-se que, ao seguir essas tradições, você não apenas desfrutará de uma experiência mais autêntica em um restaurante francês, mas também demonstrará seu apreço pela rica herança culinária deste país.
Então, da próxima vez que você se encontrar em um charmoso bistrô parisiense ou for comer em uma brasserie pitoresca, se deixe levar pelos sabores e aromas, enquanto aproveita cada momento em harmonia com os hábitos que tornam a culinária francesa tão especial.
Você também pode se interessar pelo meu post:
França – 9 Entradas da Culinária Francesa para abrir o apetite