Se você está procurando informações sobre a Escócia, veio ao lugar certo! Este país incrível parece vir direto de um conto de fadas, com castelos imponentes, paisagens de tirar o fôlego e cidades cheias de charme. Além das tradições, como as famosas saias kilt e a gaita de foles, a Escócia oferece uma cultura vibrante, marcada por histórias fascinantes e muita hospitalidade. E por falar em histórias, sabia que foi aqui que não só nasceu primeiro livro de Harry Potter, como as inspirações para o trem de Hogwarts e para a localização da escola de bruxaria mais conhecida do planeta!

Onde fica a Escócia?
A Escócia fica no extremo norte da ilha da Grã-Bretanha. Ela é cercada pelo Oceano Atlântico a oeste e norte, pelo Mar do Norte a leste e pelo Canal do Norte a sudoeste. Além do território continental, a Escócia inclui mais de 790 ilhas, divididas em arquipélagos como as Hébridas, Orkney e Shetland. Junto com a Inglaterra e o País de Gales, ambos ao sul, e a Irlanda do Norte, na ilha do outro lado do Mar da Irlanda, essas quatro nações formam o Reino Unido.

Informações sobre a Escócia
Nome no idioma local: Scotland (em inglês) ou Alba (gaélico escocês)
Capital: Edimburgo
Continente: Europa
População: cerca de 5,4 milhões de habitantes.

Idioma oficial na Escócia

A Escócia possui não um, mas dois idiomas oficiais: o inglês e o gaélico escocês (gàidhlig). No entanto, ainda que atualmente a maioria da população adote o inglês, um reflexo da colonização inglesa, você também encontrará o gaélico nas áreas rurais das Terras Altas e nas ilhas.

CURIOSIDADE: Eu quis trazer essa árvore genealógica das línguas indo-europeias e urálicas pra ilustrar o quão diverso e ramificado é esse “mundo dos idiomas”. Eu não sei vocês, mas eu AMO esse tipo de informação!

Moeda da Escócia
A moeda oficial da Escócia é a libra esterlina (GBP), assim como acontece em todo o Reino Unido. Embora a moeda seja a mesma, a Escócia tem seu próprio sistema bancário e algumas notas com características exclusivas. Existem caixas eletrônicos disponíveis em todo o país, e cartões (crédito e débito) são amplamente aceitos. No entanto, em áreas mais remotas, é bom ter dinheiro em espécie.

Visto para a Escócia

Brasileiros que visitam a Escócia para fins de turismo não precisam de visto para estadias de até 6 meses. Ao chegar, é necessário apresentar um passaporte válido (com pelo menos 6 meses de validade) e, possivelmente, um bilhete de retorno ou comprovação de saída do país. A Escócia faz parte do Reino Unido, então, as regras para o visto seguem as mesmas do território britânico.
ATENÇÃO: A partir de 2025, será necessário realizar o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) antes de viajar, uma autorização eletrônica simples que será exigida para ingressar em qualquer país membro da União Europeia.
Religião na Escócia
A Escócia tem uma rica história religiosa, ainda que a sociedade escocesa se mostre cada vez mais secular nos últimos tempos. Neste contexto, a maior denominação religiosa do país é a Igreja da Escócia, de tradição protestante, mas há também comunidades católicas e de outros grupos religiosos, como muçulmanos, judeus e hindus.


Clima da Escócia
O clima na Escócia é temperado e úmido, com mudanças rápidas. Invernos são frios, com temperaturas em torno de 0°C a 5°C, e os verões são amenos, com máximas que raramente passam de 20°C. É sempre bom estar preparado para chuva, independentemente da estação!
Se você vai para a Escócia, é sempre bom estar preparado para a chuva. Então, leve um bom casaco e um guarda-chuva (ou, melhor ainda, uma capa de chuva), independentemente da época do ano.
DICA: Nós fomos em pleno verão, quando as temperaturas ficam em torno de 20 graus e é super agradável caminhar ao ar livre. No entanto, mesmo assim, a chuva fica indo e vindo o tempo todo. É um tal de “tira casaco, bota casaco” que enlouqueceria um viajante desprevenido. Por isso, quero mandar “um salve” pros nossos casacos impermeáveis guerreiros!

Saúde na Escócia

Quem administra o sistema de saúde da Escócia é a NHS Scotland, que oferece serviços médicos gratuitos ou a preços baixos para residentes. No entanto, para os turistas é recomendável ter um seguro de saúde de viagem para garantir cobertura ampla durante sua estadia, já que os custos podem ser bastante elevados.
Segurança na Escócia
A Escócia é um destino seguro, com índices de criminalidade super baixos. Ainda assim, fique atento a seus pertences, especialmente em áreas turísticas populares. De qualquer forma, em caso de necessidade, os números de emergência são 112 ou 999.


Voltagem Elétrica na Escócia
A voltagem na Escócia é 230V, com frequência de 50Hz e as tomadas seguem o padrão G. Portanto, verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.
DICA: As tomadas da Escócia (e de todo o Reino Unido) possuem um interruptor ao lado que você deve ligar para que a energia passe a fluir por ali. Então, não marque bobeira: não se esqueça de “ligar a tomada” pra ela funcionar.

Fuso Horário da Escócia
A Escócia segue o fuso horário GMT+0, o que significa que está 3 horas à frente do Brasil. Durante o horário de verão europeu, o país adota o fuso horário GMT+1, ficando com 4 horas a mais em relação ao Brasil.

Horário Comercial na Escócia
O horário comercial padrão na Escócia é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Lojas em centros urbanos e pontos turísticos costumam estender o horário até às 19h ou 20h, especialmente aos sábados. Aos domingos, o funcionamento se restringe, geralmente entre 10h e 16h. Supermercados e shoppings têm horários mais amplos, com alguns abertos até tarde.

Se você está planejando uma viagem para a terra do whisky, esse primeiro post com as principais informações sobre a Escócia é essencial para garantir que você aproveite ao máximo a sua experiência. Com tanta história e paisagens, eu tenho certeza que sua viagem pela Escócia promete ser uma aventura inesquecível!
Boa viagem e até a próxima aventura!
