O Kosovo, com sua rica herança cultural e paisagens deslumbrantes, é um destino emergente que cativa cada vez mais viajantes. No entanto, como em qualquer viagem, é essencial estar bem informado para aproveitar ao máximo a experiência. Neste post, compartilharemos valiosas dicas para visitar o Kosovo e alguns alertas importantes para garantir que sua passagem por lá seja segura, agradável e inesquecível.
Dicas para visitar o Kosovo
1- Aproveite a cultura dos cafés na capital Pristina: ainda que seja um pouco caótica, a cidade possui uma atmosfera jovem e vibrante. Experimente os diversos cafés locais, onde você pode desfrutar de um bom café enquanto observa a vida cotidiana.
2- Passeie pelas ruas da histórica Prizen, um centro evocativo da arquitetura otomana bem preservada que ladeia estreitas vielas de paralelepípedos. Não deixe de visitar a Fortaleza de Prizren para vistas panorâmicas da cidade.
3- Caso você seja um apaixonado por atividades ao ar livre, o Vale Rugova, e os incríveis picos das icônicas Montanhas Amaldiçoadas (sim, elas tem esse nome mesmo) estão prontos para caminhadas na neve, trilhas e saltos de parapente.
4- Visite o Mosteiro Gracanica (Manastir Gračanica) construído no século XII e repleto de incríveis afrescos bizantinos.
5- Coma até se fartar no paraíso gastronômico de Gjakova, que abriga uma mesquita restaurada, uma madrassa e um mercado antigo, além de alguns dos melhores restaurantes do país.
6- O consumo de álcool é liberado em praticamente qualquer lugar (que não seja religioso, claro). Existe até uma cerveja artesanal de Pristina chamada Sabaja que faz uma excelente IPA, ainda que a cerveja mais popular no país seja a Peja. A aldeia de Rahovec/Orahovac é conhecida pelos vinhedos e está em constante trabalho de revitalização da produção: em setembro acontece o festival da colheita por lá!
7- Caminhe pelas florestas de Dečani para encontrar o Mosteiro Visoki Decani (Manastiri i Deçanit) do século XIV, uma obra de arte ortodoxa construída um uma localização privilegiada.
8- Ao visitar uma casa Kosovar, é esperado que você tire seus sapatos e então lhe será emprestado algum chinelo. Também faz parte dos costumes levar um pequeno presente (chocolate, doces, etc) ao visitar uma casa de família Kosovar. Se você receber um presente de seus anfitriões em troca, aceite-o gentilmente.
9- Banheiros “turcos” (aqueles que ficam no nível do chão e você precisa se agachar em cima para usar) são comuns no Kosovo. Se viajar para áreas mais rurais, carregue sempre seu próprio papel higiênico.
Alertas e Furadas sobre o Kosovo
1- ANTES DE QUALQUER COISA: Nem pense em entrar no Kosovo por um dos seus vizinhos “amigos”, como Albânia, Montenegro ou Macedônia, e sair pela Sérvia! JAMAIS! A Sérvia (ainda) não reconhece o Kosovo como uma nação independente, e é por isso que, se você tentar entrar na Sérvia a partir do Kosovo, eles podem alegar que você estava “no território deles” sem ter pedido permissão pra entrar (sim, eles ainda agem como se o Kosovo pertencesse a eles). Você pode ser preso! No entanto, isso não significa que você nunca poderá visitar a Sérvia, significa apenas que você terá que perder algumas horas extras indo para lá passando pela Macedônia do Norte ou Montenegro primeiro. Pra ficar mais fácil, fiz um esqueminha para entender o que você pode e o que não deve fazer em se tratando de Sérvia e Kosovo:
-Sérvia -> Kosovo -> Sérvia: Sem problemas
-Sérvia -> Kosovo -> Outro país: Sem problemas
-Outro país -> Kosovo -> Sérvia: Nem pensar!
2- A pergunta “O Kosovo é um país?” pode parecer uma pergunta inocente para os turistas, mas é um assunto delicado por lá. Dependendo de com quem você conversa, você terá respostas muito diferentes e opiniões “intensas”. É melhor deixar esse tópico de lado enquanto estiver por lá.
3- Infelizmente, o Kosovo é péssimo no que diz respeito à acessibilidade. A maioria das calçadas, quando existem, são precárias e ocupadas por carros, então é tudo um grande labirinto confuso para pedestres e impossível de navegar se você estiver em uma cadeira de rodas (ou até empurrando um carrinho de bebê, como também já vivenciamos).
4- Não recomendo visitar Pristina no inverno, pois o nível de poluição é bastante elevado devido ao antigo sistema de aquecimento movido a carvão e madeira (aliado ao tráfego pesado). O ar da cidade fica “encalhado” sobre a cidade devido à geografia e à presença da usina de energia movida a carvão de Obiliq nas proximidades, que cospe fumaça pesada sem dó na atmosfera.
5- Se precisar sacar dinheiro no Kosovo, saiba que todos os bancos cobrarão uma taxa de 5€ por saque. O ÚNICO banco que não faz isso é o BKT (Banka Kombëtare Tregtare) e existem muitos caixas eletrônicos deles em Prishtina/Priština e nas principais cidades do país.
6- Na parte norte do Kosovo, ainda dominada pela Sérvia, ainda era bastante comum o uso de dinares sérvios até que, no início de 2024, o governo kosovar baniu seu uso. Isso escalou (ainda mais) a tensão entre o Kosovo e a Sérvia.
7- O assédio nas ruas pode ser irritante para as mulheres, especialmente para aquelas que viajam sozinhas, mas os homens não chegam a te parar, eles assobiam, falam umas cantadas e buzinam. A organização “Girls Coding Kosova” criou até um aplicativo (iwalkfreely) para denunciar assédio sexual e assédio nas ruas para que possa descarregá-la e contribuir para a recolha de dados sobre este assunto.
Viajar pelo Kosovo pode ser uma experiência enriquecedora e memorável, repleta de descobertas culturais e paisagens impressionantes. Com estas dicas e alertas, você estará bem preparado para aproveitar ao máximo sua visita, evitando imprevistos e aproveitando tudo o que este jovem país tem a oferecer.
Prepare-se para explorar, experimentar e se encantar com o Kosovo!
Veja também meus outros posts sobre o Kosovo:
Kosovo – Onde fica e Informações Básicas
Kosovo – Como funciona o transporte público
Kosovo – Comidas Típicas do Kosovo
Kosovo – Um resumo da história do Kosovo