Ainda que o Kosovo tenha uma história rica e uma cultura vibrante, mas ainda é (muitas vezes) desconhecido para a maioria das pessoas. Neste post, vou contar pra vocês algumas curiosidades sobre o Kosovo, este pequeno país no coração dos Bálcãs, desde a origem do seu nome até a influência da sua população jovem e dinâmica na sua transformação pós-guerra.
Curiosidades sobre o Kosovo
1- O nome do país às vezes aparece escrito como Cossovo, Cosovo ou Kossovo, e nem nos idiomas locais isso fica mais fácil, já que Косово, em sérvio, é pronunciado “Kôssovo“, enquanto em albanês a pronúncia é “Kossôvo”.
2- A tradução do nome Kosovo significa, literalmente, “dos melros”, em alusão aos pássaros melros-pretos que sempre foram comuns na região.
3- A origem do nome Kosovo se deve a uma importante batalha, definidora da identidade sérvia, que aconteceu em 1389 na planície então chamada, em sérvio, Kosovo Polje: literalmente, “campo dos melros”. Em português, a batalha é conhecida como “Batalha do Campo dos Melros”.
4- O Kosovo não é apenas o país mais jovem da Europa, mas também um país jovem, ponto final. Mais da metade da população tem menos de 30 anos! Isso fica evidente na energia vibrante da sociedade kosovar e na cena cultural e artística em crescimento.
5- A música desempenha um papel importante na cultura kosovar, com uma cena musical diversificada que abrange uma variedade de gêneros, incluindo música folclórica, pop, rock e hip-hop. Artistas kosovares ganharam reconhecimento internacional em diversos campos musicais.
6- A cantora Dua Lipa nasceu em Londres, sendo a filha mais velha de pais albaneses da região do Kosovo, a mãe Anesa (nascida Rexha) e o pai Dukagjin Lipa, ambos de Pristina. Sua ascendência também remonta a cidade de Peja, no Kosovo. Dua Lipa cresceu em West Hampstead, Londres, mas sua família se mudou para Pristina depois que o Kosovo declarou independência em 2008. Lá, ela frequentou a Escola “Mileniumi i Tretë”, aprendeu mais sobre a língua albanesa e começou a se interessar pela carreira musical. Aos 15 anos, Dua Lipa voltou sozinha para Londres para dividir um apartamento com uma amiga da família. Em 2022 ela foi nomeada Embaixadora Honorária do Kosovo.
7- Rita Ora nasceu em 26 de novembro de 1990 em Pristina, filha de pais albaneses. Ela nasceu como Rita Sahatçiu (sobrenome derivado da palavra turca saatçi, que significa “relojoeiro”), mas seus pais mais tarde adicionaram Ora (que significa “tempo” em albanês) ao sobrenome da família para que pudesse ser facilmente pronunciado. A sua família deixou o Kosovo por razões políticas, devido à perseguição aos albaneses iniciada com a desintegração da Iugoslávia. Eles se mudaram para Londres, Inglaterra, em 1991, quando Rita era bebê.
8- Ainda que tenha declarado sua independência da Sérvia em 2008, tornando-se um dos países mais recentes a emergir no mapa político mundial, o país não é reconhecido por todas as nações do mundo, incluindo o Brasil (até o presente momento). Os mais críticos são, claro, a Sérvia, a Rússia e a China (e esses dois últimos são os responsáveis por não deixarem que ele seja um membro da ONU).
9- A bandeira do Kosovo é bastante incomum entre as bandeiras nacionais do mundo, porque ela utiliza um mapa do território do país como elemento central do seu design. Isto torna o Kosovo um dos 2 únicos países do mundo (o outro é o Chipre) cuja bandeira funciona também como representação geográfica.
10- O Kosovo tenta se recuperar das décadas de negligências e da guerra de 1998-1999 com a Sérvia, quando, enfim, declarou sua independência, mas ainda é assolado pela corrupção e pelo nepotismo. Entretanto, o país está crescendo rapidamente e a sua juventude é bastante ativa e inovadora, o que justifica a sua transformação em um centro europeu para o desenvolvimento de software e TIC em geral (exemplo de algumas organizações: Girls Coding Kosova, Open Data Kosovo e Innovation Centre Kosovo).
11- Graças à intervenção do Reino Unido durante as guerras no território do Kosovo, muitas crianças que nasceram na época foram nomeadas “Tonibler”: homenagem ao primeiro ministro britânico Toni Blair. E detalhe: ele já foi ao Kosovo para conhecer essas crianças e agradecer a homenagem!
12- Outra clara forma de agradecimento pelo apoio de algumas nações durante a guerra são as ruas com nomes de pessoas famosas que você encontra pelo Kosovo. Por exemplo, em Pristina há uma rua com o nome de George W. Bush e há uma estátua de Bill Clinton em outra via (que leva o seu nome, óbvio).
13- O Kosovo é a menor nação dos Balcãs e grande parte da sua área é constituída por florestas. Na verdade, mais de 40% das terras são florestais e arborizadas.
14- Antes da guerra, os sérvios e os albaneses aprendiam as línguas uns dos outros para poderem se comunicar sem problemas (e, por isso, os idosos normalmente falam ambas). No entanto, as gerações mais jovens falam muito bem inglês e raramente falam a língua umas das outras. Ainda é bastante comum ter gente que fala bem alemão, já que muitas pessoas vão trabalhar na Suíça e na Alemanha.
15- O Kosovo é muito aberto a diferentes religiões, uma vez que o seu povo segue, em sua maioria, três religiões: muçulmanos, católicos e ortodoxos. Existem cidades no Kosovo, como Ferizaj, onde uma mesquita e uma igreja ortodoxa dividem o mesmo terreno.
16- Embora o Kosovo seja um país jovem, os seus atletas já conquistaram três medalhas de ouro (todas no judô) em Jogos Olímpicos.
17- No Kosovo existem inúmeras cavernas calcárias e esconderijos. A imagem mais famosa é a da Marble Cave (Gadimë Cave), que foi descoberta em 1966 por Ahmet Asllani enquanto ele trabalhava em seu jardim. Até hoje, grande parte da caverna segue inexplorada.
18- O Kosovo é o segundo país mais pobre na Europa, ficando atrás apenas da Ucrânia.
19- O hino nacional do Kosovo é chamado “Europa” e ele é apenas instrumental, pois eles não querem (até o momento) que uma possível letra indique (mesmo sem querer) alguma lealdade ou afinidade com uma nação em detrimento das outras (considerando a situação tensa e incerta da nação).
Acho que ficou claro que o Kosovo é um país em ascensão, com uma energia jovem e uma determinação resiliente para tentar superar os desafios do seu passado. Eu espero que estas curiosidades que eu trouxe pra vocês tenham oferecido uma visão mais profunda e envolvente deste país único, mostrando um pouquinho da sua rica herança cultural e da trajetória promissora que eles têm pela frente!
Bora pro Kosovo?
Veja também meus outros posts sobre o Kosovo:
Kosovo – Onde fica e Informações Básicas
Kosovo – Como funciona o transporte público
Kosovo – Comidas Típicas do Kosovo
Kosovo – Um resumo da história do Kosovo