Categories Croácia Destinos Europa

Croácia – Tudo sobre

Localizada no sudeste da Europa, na região dos Bálcãs, a Croácia possui uma extensa costa no Mar Adriático, o que contribui para sua reputação como um destino turístico popular para quem busca belíssimas praias e ilhas. Claro que a aclamada série Game of Thrones contribuiu (e muito) para o aumento exponencial das hordas de turistas em busca dos cenários icônicos espalhados pelo país, mas a Croácia tem muito mais a oferecer aos visitantes. O país tem uma rica herança cultural, incluindo cidades históricas bem preservadas, fortalezas, palácios e sítios arqueológicos.

Neste post, eu vou compartilhar um tiquinho do meu amor, da minha devoção por esse país incrível e vocês vão ficar por dentro de todas as informações para planejar a sua viagem pra lá o quanto antes! Bora?

A incrível Dubrovnik na Croácia - Fonte: WorldStrides
A incrível Dubrovnik na Croácia – Fonte: WorldStrides

Onde fica a Croácia?

A Croácia é um país situado no sudeste da Europa, na Península Balcânica, aquele pedaço do continente “atrás do salto da bota” da Itália. Sua paisagem é super diversificada, incluindo montanhas, planícies, lagos e uma extensa costa litorânea no Mar Adriático.

A palavra Balcãs é turca e significa “montanha”, e a península é certamente dominada por este tipo de relevo, especialmente no oeste. Não existe um consenso sobre quais países compõem a região, mas os Balcãs são geralmente caracterizados como compreendendo a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Croácia, o Kosovo, o Montenegro, a Macedônia do Norte, a Romênia, a Sérvia e a Eslovênia. Partes da Grécia e da Turquia também estão localizadas na região definida como Península Balcânica, e por isso muitas descrições do que seriam os Balcãs acaba incluindo esses países, ainda mais quando a região é definida em termos culturais e históricos.

OBS: A Moldávia, embora localizada a norte do rio Danúbio e tendo ligações fortes com a Romênia, está política e economicamente mais orientada para outras antigas repúblicas “do outro lado” do mapa, como a antiga União Soviética. Por isso acaba não sendo listada como parte dos Balcãs com mais frequência.

Informações práticas sobre a Croácia

Nome no idioma local: Hrvtska

Capital: Zagreb

Continente: Europa

População: 4 milhões

Idioma oficial:

O idioma croata é uma língua indo-europeia pertencente ao grupo das línguas eslavas do sul. É a língua oficial da Croácia e uma das línguas oficiais da Bósnia e Herzegovina. Além disso, é falado por comunidades croatas em outros países, como Sérvia, Montenegro, Kosovo, e em comunidades croatas em todo o mundo. O croata utiliza o alfabeto latino, com algumas letras adicionais, e é escrito foneticamente, o que significa que as palavras geralmente são escritas como são faladas.

Moeda:

Desde janeiro de 2023, a moeda utilizada na Croácia passou a ser o EURO (EUR). Antes desta mudança, a moeda oficial da Croácia era a Kuna Croata (HRK), que circulou entre 1994 e 2023.

Vistos e Permissões:

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Croácia para estadias de curta duração (até 90 dias), assim como a maioria dos visitantes internacionais. No entanto, é sempre recomendável verificar os requisitos de visto com antecedência, pois as regras podem mudar.

Religião:

A religião predominante na Croácia é o Cristianismo, com a maioria da população croata identificando-se como católicos romanos. A influência da Igreja Católica na sociedade croata é significativa, refletida não apenas na prática religiosa, mas também na cultura e nas tradições do país.

A religião na Croácia - Fonte: Erasmussu.com

É importante notar que, embora o catolicismo seja a religião predominante na Croácia, o país é secular e garante a liberdade religiosa em sua Constituição. Os cidadãos têm o direito de praticar sua fé livremente, e o governo não favorece oficialmente nenhuma religião em particular.

Clima:

O clima na Croácia é variado devido à sua localização geográfica diversificada, que se estende desde a costa do Mar Adriático até as áreas montanhosas do interior. Em geral, a Croácia apresenta três tipos principais de clima: mediterrâneo ao longo da costa, continental no interior e de montanha nas regiões mais elevadas. Ao longo da costa as temperaturas médias durante o verão variam de 25°C a 30°C, com máximas acima de 35°C, enquanto os invernos são suaves, variando de 5°C a 10°C. No interior e nas áreas montanhosas, o inverno pode chegar a -5ºC e ter neve, com o verão atingindo, no máximo, 20ºC.

Transporte:

O transporte público na Croácia é relativamente bem desenvolvido, incluindo ônibus, bondes (tram), balsas e trens entre as principais cidades e regiões do país. As empresas de ônibus mais conhecidas incluem a Croatia Bus e a FlixBus. Embora a rede ferroviária da Croácia não seja tão extensa quanto a de ônibus, ainda é uma opção conveniente para viajar entre algumas cidades e regiões do país. Os trens são operados pela Croatian Railways (Hrvatske željeznice) e oferecem serviços regulares entre cidades como Zagreb, Split, Rijeka e Osijek. Como a Croácia possui mais de 1.200 ilhas, existem serviços regulares de ferry que conectam as ilhas à costa e entre as ilhas. A Croácia também possui vários aeroportos internacionais e domésticos que oferecem voos para destinos dentro e fora do país.

As estradas na Croácia - Fonte: Adriatic.hr

Dito isso, alugar um carro ainda pode ser a opção mais conveniente para explorar o país (as estradas são ótimas, as principais tem cobrança de pedágio) e não ficar preso aos horários das empresas de transportes. Há pedágios em algumas das rodovias croatas (as maiores e mais modernas), que podem ser pagas diretamente nas cabines ou através de equipamentos instalados no carro.

Saúde:

Não há vacinas específicas exigidas para entrar na Croácia. Para turistas e visitantes estrangeiros, é altamente recomendável ter um seguro de saúde de viagem que cubra despesas médicas, incluindo tratamento hospitalar e repatriação em caso de emergência médica. Embora os visitantes possam receber atendimento médico de emergência nos hospitais croatas, os custos podem ser significativos sem seguro.

Segurança e Emergências:

A Croácia é considerada um destino seguro para visitar, ainda que pequenos furtos sejam relativamente comuns nas grandes cidades (aquele cuidado básico com seus pertences). O país está sujeito a alguns desastres naturais, como terremotos e incêndios florestais, especialmente durante os meses mais quentes do verão. Portanto, é importante ficar atento às orientações das autoridades locais em caso de alertas ou avisos de desastres naturais. O número de emergências médicas na Croácia é 112 e o de emergências policiais é 192.

Voltagem Elétrica:

A voltagem elétrica padrão é 230V, com uma frequência de 50Hz. As tomadas são do tipo C e F. Certifique-se de ter adaptadores adequados, se necessário.

Tipos de tomadas pelo mundo

Hora Local:

A Croácia está no fuso horário de GMT+1, ou seja, 4 horas a frente do Brasil (já que o fuso de GMT é 3 horas a mais que o horário de Brasília). Durante o horário de verão, a Croácia adota o fuso horário da Europa Central de Verão, que é GMT+2, ficando com 5 horas a mais em relação ao Brasil.

Horário Comercial:

O horário comercial padrão na Croácia segue o da maioria dos países europeus, com lojas funcionando de segunda a sábado, das 9h (ou 10h) às 18h (ou 19h), e supermercados permanecendo abertos até por volta das 22 horas (e funcionando aos domingos e feriados, ainda que eu horários reduzidos). Algumas lojas podem fechar durante a hora do almoço. No entanto, em áreas turísticas, muitos estabelecimentos podem ter horários mais flexíveis.

Gastronomia:

A culinária croata é uma mistura deliciosa de sabores mediterrâneos, centroeuropeus e dos Bálcãs, refletindo a diversidade geográfica e cultural do país. Devido à longa costa no Mar Adriático, os frutos do mar têm um papel proeminente na dieta croata. Outros pratos super tradicionais por aqui incluem peka, pršut, pasticada e o Ćevapi, assim como a vizinha Bósnia (veja meu post sobre a Bósnia). A rakija, uma bebida alcoólica forte destilada de frutas, como uvas, ameixas ou pêssegos, também é super tradicional por aqui e é frequentemente servida como aperitivo ou digestivo.

Breve histórico sobre o país

A história da Croácia é rica e complexa, muito por conta de sua posição geográfica estratégica no sudeste da Europa. O país sempre esteve “no caminho” de impérios e, infelizmente, de guerras, se tornando palco de importantes momentos da história mundial. Mas vamos tentar passar rapidamente por algumas das eras mais importantes da Croácia:

Antiga Ilíria onde atualmente fica a Bósnia

Antiguidade:

Os primeiros vestígios de assentamentos humanos na região que hoje é a Croácia remontam à pré-história. Durante a antiguidade clássica, a região foi habitada por tribos ilírias e mais tarde incorporada ao Império Romano.

Idade Média:

Após o declínio do Império Romano, a Croácia passou por uma série de mudanças de domínio, incluindo o domínio bizantino, o reino da Croácia, a invasão dos ávaros e eslavos, e a chegada dos húngaros. Em 925, Tomislav foi coroado o primeiro rei croata conhecido.

O primeiro rei da Croácia: Rei Tomislav - Fonte: Wikipedia
Reino da Hungria e da Croácia - Fonte DevianArt

União com a Hungria:

Durante grande parte da Idade Média, a Croácia esteve ligada ao Reino da Hungria, primeiro como um reino separado e depois como uma parte integrante do reino húngaro-croata. Essa união durou até o final do século XIX.

Domínio Otomano e Habsburgo:

No século XVI, partes da Croácia foram invadidas e ocupadas pelo Império Otomano. Mais tarde, a maior parte do território croata veio sob o controle da Casa de Habsburgo, parte do Império Austro-Húngaro.

Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos:

Após a Primeira Guerra Mundial, a Croácia se tornou parte do novo Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que posteriormente foi renomeado para Reino da Iugoslávia.

Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos - Fonte: Britannica

Segunda Guerra Mundial e Independência:

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Croácia foi dividida e ocupada pela Alemanha Nazista e pela Itália Fascista. Após a guerra, a Croácia se tornou uma república da Iugoslávia comunista de Tito. Em 1991, a Croácia declarou sua independência da Iugoslávia, resultando em uma guerra de independência que durou até 1995.

Croácia e a zona do Euro - Fonte: Orfonline.org

Independência e União Europeia:

Desde sua independência, a Croácia tem trabalhado para fortalecer suas instituições democráticas e integrar-se na comunidade europeia e internacional.

Em 2013, tornou-se o 28º membro da União Europeia. Em 2023, passou, finalmente, a adotar a moeda oficial do bloco europeu (o euro) como moeda do país.

Regiões e principais cidades da Croácia

A Cordilheira dos Bálcãs atravessa o país, proporcionando paisagens montanhosas impressionantes.

Regiões

A Croácia é um país super diversificado, onde você vai encontrar uma variedade de regiões oferecendo paisagens deslumbrantes, cidades históricas e uma rica herança cultural. O mapa ao lado mostra as suas principais regiões.

Mapa das principais regiões da Croácia - Fonte: Touropia

Dalmácia: Localizada ao longo da costa do Mar Adriático, a Dalmácia é conhecida por suas belas praias, águas cristalinas e cidades históricas. Destinos populares na Dalmácia incluem Split, com destaque para o Palácio de Diocleciano, e Dubrovnik, uma cidade medieval cercada por muralhas. Mas isso está longe de ser tudo…uma cidade é mais maravilhosa que a outra!

Ístria: Essa península no noroeste da Croácia é conhecida por sua paisagem pitoresca, aldeias medievais, vinhedos e olivais. Alguns (e somente alguns_ dos destinos mais populares na Ístria incluem Pula, com seu anfiteatro romano bem preservado, e Rovinj, uma cidade portuária encantadora com ruas de paralelepípedos.

Croácia Central e Zagreb: A capital da Croácia, Zagreb, está localizada na área considerada central do país e é conhecida por sua arquitetura barroca, parques exuberantes e vida cultural vibrante. Já a região no seu entorno é famosa por suas colinas verdes, castelos e spas termais.

Costa de Kvarner: A região costeira no norte da Croácia é conhecida por suas ilhas deslumbrantes, como Krk, Cres e Lošinj, e pela cidade de Rijeka, um importante centro cultural e portuário.

Slavonia (Croácia Continental): O interior da Croácia oferece paisagens montanhosas, rios pitorescos e aldeias tradicionais. Destinos populares incluem os Lagos de Plitvice, um parque nacional com lagos e cachoeiras deslumbrantes, e a região de Slavonija, conhecida por sua natureza intocada e gastronomia tradicional.

Cidades

A Croácia é um destino turístico popular, com uma variedade de cidades encantadoras para os visitantes explorarem. Aqui estão algumas das principais cidades turísticas na Croácia:

Dubrovnik: Conhecida como a “Pérola do Adriático”, Dubrovnik é uma cidade medieval deslumbrante, cercada por muralhas antigas e com ruas de paralelepípedos. É famosa por sua arquitetura bem preservada, igrejas históricas, vistas panorâmicas sobre o Mar Adriático…e por Game of Thrones, claro! É impossível chegar em Dubrovnik (eu já estive duas vezes) e não pensar que está adentrando King’s Landing (ou Porto Real)!

Split: Lar do famoso Palácio de Diocleciano, construído no século IV, Split é uma cidade costeira vibrante, com uma mistura única de antiguidade e modernidade. Além do palácio, os visitantes podem explorar suas ruas estreitas, praças animadas e o belo calçadão à beira-mar.

Hvar: É uma das ilhas mais populares e vibrantes do país, conhecida por suas praias deslumbrantes, paisagens pitorescas, clima ensolarado, história rica e vida noturna animada.

Korčula: É uma das maiores ilhas da Croácia e é conhecida por sua beleza natural, paisagens deslumbrantes, rica história e cultura vibrante. A cidade principal da ilha, também chamada Korčula, é uma encantadora cidade medieval cercada por muralhas antigas e repleta de ruas estreitas de paralelepípedos.

Zagreb: A capital da Croácia, Zagreb é uma cidade cosmopolita com uma rica herança cultural e histórica. Possui uma bela arquitetura barroca, parques exuberantes e uma cena artística e gastronômica vibrante.

Zadar: Localizada na costa da Dalmácia, Zadar é conhecida por sua atmosfera descontraída, paisagens deslumbrantes e monumentos históricos, como o Órgão do Mar e o Saudação ao Sol. É uma cidade encantadora para explorar a pé, com ruas de paralelepípedos e becos pitorescos.

Primošten: É uma encantadora cidade costeira localizada na região da Dalmácia, na Croácia, situada entre as cidades de Šibenik e Split. É conhecida por suas paisagens deslumbrantes, praias de águas cristalinas, arquitetura pitoresca e atmosfera encantadora. A característica mais marcante de Primošten é sua localização em uma pequena península, com uma cidade antiga medieval construída em torno de uma colina que se eleva no centro.

Šibenik: É uma das cidades mais antigas do país e é conhecida por sua rica herança cultural, arquitetura medieval bem preservada e localização pitoresca. A característica mais proeminente de Šibenik é o seu centro histórico, que é dominado pela magnífica Catedral de São Tiago (Catedral de São Tiago), um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Lagos Plitvice: Consistem em 16 lagos interligados por uma série de cachoeiras e cascatas, que se estendem ao longo de uma área de aproximadamente 300 quilômetros quadrados de paisagem intocada. A água que flui entre os lagos é conhecida por sua incrível cor azul-turquesa, que varia dependendo das condições de luz e da quantidade de minerais na água. Devido à sua beleza natural excepcional e sua importância ambiental, os Lagos de Plitvice foram designados como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979. Eles são uma das atrações turísticas mais populares da Croácia, atraindo milhões de visitantes de todo o mundo a cada ano.

Krka: O Parque Nacional de Krka, estabelecido em 1985, é uma das principais atrações da região e recebe esse nome por conta do rio que passa ali. Ele abrange uma área de aproximadamente 109 quilômetros quadrados e é caracterizado por sua paisagem exuberante, incluindo florestas densas, prados verdejantes e formações rochosas impressionantes, mas a característica mais marcante do parque são as suas magníficas cachoeiras.

Pula: Situada na península de Ístria, Pula é famosa por seu impressionante anfiteatro romano, um dos maiores e mais bem preservados do mundo. Além do anfiteatro, os visitantes podem desfrutar de praias encantadoras, portos pitorescos e uma rica herança cultural.

Rovinj: Uma das cidades costeiras mais charmosas da Croácia, Rovinj é conhecida por suas ruas de paralelepípedos, casas coloridas e vistas deslumbrantes sobre o Mar Adriático. É um destino popular para artistas e fotógrafos, com uma atmosfera romântica e relaxante.

Makarska: A cidade de Makarska é dominada pelo Monte Biokovo, que se eleva imponentemente atrás da cidade, oferecendo vistas espetaculares sobre o mar e as ilhas próximas. Esta combinação única de montanhas e mar faz de Makarska um destino ideal para os amantes da natureza, com muitas oportunidades para caminhadas, escaladas, passeios de barco e muitas praias.

Dicas para visitar a Croácia

1- A melhor época para visitar a Croácia é durante a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro), quando o clima é mais ameno e as multidões são menores.

Acredite em mim: MULTIDÕES! Já estive por lá em Maio e em Setembro e foi perfeito! Se você quiser fugir das hordas de zumbis (sério, parece The Walking Dead), evite os meses de julho e agosto (quando tudo também fica muito mais caro)!

Multidões de turistas em Dubrovnik na Croácia - Fonte: The Dubrovnik Times

2- Você precisa considerar alugar um carro para explorar as áreas rurais e as ilhas com mais liberdade e flexibilidade, ainda mais se estiver viajando em família ou com mais pessoas. No entanto, tenha em mente que o estacionamento pode ser difícil e caro nas cidades grandes. De qualquer forma, o sistema de ônibus e ferry (balsas) da Croácia é eficiente e pode levá-lo a muitos destinos populares.

OBS: As rodovias principais (e maiores) tem cobrança de pedágio. Caso você queira “escapar” delas, é possível de deslocar somente por estradas menores, ainda que você leve bem mais tempo pra ir de um lugar ao outro.

3- A culinária croata é deliciosa e variada, com influências mediterrâneas, centroeuropeias e dos Bálcãs. Não deixe de experimentar pratos como peixe grelhado, frutos do mar frescos, cevapi (rolinhos de carne), queijos locais, pršut (presunto defumado), vinhos croatas….e muitos PÃES! Sim, pães! Já rodei muito esse planeta e tô pra encontrar pães tão deliciosos quanto os da Croácia! Jesus!!!!

4- Tome pelo menos uma (ou duas) taças de vinho croata no jantar. O implacável clima mediterrâneo da Croácia, o sol de verão e o solo arenoso proporcionam condições ideais para uvas para vinho. Como os vinhos croatas não têm a popularidade global das vizinhas Itália e Grécia, você tem a oportunidade única de provar variedades únicas, indisponíveis fora da Croácia. Para vinho branco, experimente o azedo e aromático Grk Bijeli da ilha de Korčula. Para o vinho tinto, os enófilos croatas não se cansam de pregar sobre as virtudes do Plavac Mali de Hvar.

5- A propósito: ao beber vinho, rakia ou qualquer outra bebida alcoólica, olhe a pessoa nos olhos, levante o copo e diga “živjeli” (ziv iei li)!

A tradução seria algo como “vida” ou ” vida longa a todos”!

Como brindar na língua croata - Fonte: Pinterest

6- Ainda que seja impossível falar da Croácia e não pensar em praias paradisíacas, o país tem uma rica herança cultural e tradições únicas, com muitas atrações envolvendo algo que remete à religião. Portanto, ao visitar locais históricos, igrejas e mosteiros, lembre-se de se vestir de forma adequada e respeitar as regras locais.

7- Não pense que você é um alecrim dourado só porque é brasileiro e está acostumado ao clima mais quente: o sol na Croácia pode ser forte (muito forte), especialmente durante o verão. Certifique-se de usar protetor solar, chapéu e óculos de sol, e beba muita água para se manter hidratado.

8- Não espere praias de areias branquinhas ou douradas, pois a Croácia é conhecida por praias deslumbrantes com águas azul-turquesa como pano de fundo, mas cheias de pedrinhas! Sim, a maioria das praias da Croácia são, na melhor das hipóteses, de seixos e, na pior das hipóteses, de pedras irregulares. Esteja preparado e leve alguns sapatos aquáticos ou sandálias que se prendam muito bem aos seus pés (que irão de proteger também dos ouriços do mar que se prendem em algumas rochas maiores).

9- A Croácia pode ser um destino acessível mesmo com toda a sua pinta de “lugar de rico”, mas saiba que alguns custos ainda podem sair mais “salgadinhos”, principalmente na alta temporada. Você encontra hotéis para todos os bolsos se (e somente se) você se planejar e reservar com antecedência, por exemplo. Comer em restaurantes não é uma pechincha, mas também não é algo desesperadoramente caro, só reserve um orçamento um pouquinho maior se quiser comer fora todos os dias por lá!

10- Deixe gorjetas em restaurantes para um bom atendimento, especialmente nas cidades costeiras (durante a alta temporada) ao longo da costa da Dalmácia. Os garçons esperam 10% da conta dos turistas que jantam lá, especialmente nos restaurantes mais “chiques”. No entanto, NÃO dê gorjeta em um bar, a menos que você esteja em uma boate, já que os bartenders geralmente não esperam gorjetas. Caso você esteja em uma festa durante a Yacht Week ou em um festival nos meses de verão, é mais aceito arredondar para a nota de euro mais próxima.

11- É possível (e até indicado, em alguns casos) visitar e curtir a Croácia no inverno! O país é mais do que apenas sol e praias. Aliás, o melhor a se fazer é evitar a Croácia durante o verão por conta das hordas de turistas que já comentei. Por exemplo, o natal em Zagreb é um espetáculo de inverno maravilhoso! Em dezembro, a Praça Ban Josip Jelačić incorpora o espírito natalino, com canções de natal à moda antiga, decorações brilhantes, vinho quente, castanhas assadas e barracas cheias de presentes artesanais locais.

Alertas e Furadas sobre a Croácia

Não mencione a guerra com a Sérvia:
A independência da Croácia foi duramente conquistada, e a guerra do país contra a Iugoslávia ocorreu apenas em 1991. Os millennials podem pensar que os anos 90 foram há muito tempo, mas qualquer pessoa croata com mais de 50 anos provavelmente sofreu e, possivelmente, serviu nas forças armadas durante a guerra. É melhor deixar esse assunto de lado.

Imagens da guerra na Croácia em 1991 - Fonte: Wikipedia

Não recuse o convite de um anfitrião para compartilhar bebidas na Croácia:
Em primeiro lugar, na cultura croata, oferecer para dividir um pouco de rakia (popular em todos os países dos Balcãs), comida ou café é um gesto de boas vindas. Rejeitar abertamente a hospitalidade de um anfitrião é considerado rude, então, pelo menos tome um golinho e daí sim você poderá começar a dizer “não, obrigada” com elegância.

Não insulte os católicos:
Embora a religião aqui não tenha a mesma polarização política que em muitos países (como tem sido no Brasil), a Croácia ainda é um país muito católico. A Croácia é oficialmente um país secular, mas a religião ainda está fortemente interligada com a cultura croata. Com mais de 85% dos croatas identificando-se como católicos romanos, é melhor não xingar abertamente ou ser hipercrítico em relação à igreja católica.

Não faça topless:
Eu sei que muita gente tem a imagem da Europa como sendo super liberal e a mulherada tomando sol sem a parte de cima do biquini, mas não é bem assim.

Nem todos os países são desse jeito (lembre-se: sempre pesquise sobre seus destinos, principalmente os costumes e hábitos), e na Croácia isso é importante. Nem toda praia croata é uma praia de nudismo, ainda que seja possível tomar sol no esquema “topless” em algumas praias croatas no norte, já que a Ístria é um pouco mais liberal. Mas a Dalmácia e a parte sul do país são mais religiosas e conservadoras, ou seja: mamilos são polêmicos lá!

Não use táxi a menos que seja necessário:
Os táxis devem ser sua última escolha se você precisar de uma carona. Tal como muitos países, principalmente no Leste Europeu, os motoristas de táxi na Croácia não têm uma reputação muito boa. Além disso, os táxis são caros, enquanto os ônibus urbanos e o transporte público na Croácia são baratos. Os aplicativos de compartilhamento de viagens são outra opção (como Bolt e Cammeo), já que o Uber opera apenas nas grandes cidades (Zagreb, Split, Dubrovnik, Zadar, etc.).

Restrições sazonais: Algumas atrações turísticas podem ter restrições sazonais, como horários de funcionamento reduzidos ou fechamentos temporários durante os meses de inverno. Verifique antecipadamente as informações atualizadas sobre as atrações que você planeja visitar.

Curiosidades sobre a Croácia

Mais de mil ilhas: A Croácia possui uma costa deslumbrante ao longo do Mar Adriático, que inclui mais de 1.200 ilhas, ilhotas e afloramentos rochosos, tornando-a um paraíso para os amantes do mar e da praia.

Croácia: a terra das mais de mil ilhas

Cidade das luzes: A cidade de Rijeka, na Croácia, foi o local onde o inventor Nikola Tesla acendeu as primeiras luzes elétricas em uma cidade do mundo, em 1895.

Patrimônio Mundial da UNESCO: A Croácia possui dez locais classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO, incluindo o centro histórico de Dubrovnik, o Palácio de Diocleciano em Split e o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.

A cidade natal de Marco Polo: Embora sua verdadeira origem seja disputada, a cidade de Korčula, na Croácia, afirma ser a cidade natal do famoso explorador Marco Polo.

Lar do gravlax: O prato tradicional croata de peixe curado, chamado “gravlax”, é uma especialidade popular na região, geralmente preparado com salmão marinado em sal, açúcar e endro.

Gravlax: prato típico da culinária croata - Fonte: Adobe Stock
Ninhos de cegonhas por todos os lados na Croácia - Fonte: Croatia Week

Ninho de cegonhas: A Croácia é conhecida por ser um importante local de nidificação para cegonhas brancas migratórias. Muitas vilas e cidades têm ninhos de cegonha em seus telhados, e as cegonhas são consideradas símbolos de boa sorte e prosperidade.

Ponte de arcos mais longa do mundo: Em 2012, a cidade de Ludbreg, na Croácia, entrou para o Livro Guinness dos Recordes por criar a maior ponte de arcos do mundo, com mais de 3.700 metros de comprimento.

Ponte Krk: a linda e longa ponte de arcos na Croácia - Fonte: See News
Rakija: a bebida típica da Croácia e dos outros países da região dos Bálcãs - Fonte: Mi Formación Gratis

Rakija: a bebida rakija tem uma longa história na região dos Bálcãs e nos países da Europa Oriental. Sua origem remonta a centenas de anos, e é amplamente consumida em toda a região, incluindo a Croácia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Macedônia do Norte, Montenegro e Eslovênia.

A palavra “rakija” deriva do termo árabe “ar-raqu” ou “araq”, que significa “suor” ou “destilado”. Acredita-se que a técnica de destilação usada para produzir rakija foi introduzida na região durante o período da dominação otomana nos Bálcãs, entre os séculos XIV e XIX. Os otomanos trouxeram consigo técnicas avançadas de destilação que foram adaptadas e aprimoradas pelos habitantes locais. Cada país da região tem suas próprias variações e métodos de produção de rakija, resultando em uma grande diversidade de sabores e estilos.

RESUMO: Acho que deu pra passar pra vocês um pouco dos motivos que me fazem amar tanto esse país (e voltar lá tantas vezes)!

Você também pode gostar...