Categories Albânia Destinos Europa

Albânia – Como funciona o transporte na Albânia

Explorar a Albânia oferece uma jornada emocionante através de paisagens deslumbrantes, cidades históricas e uma cultura rica. No entanto, para aproveitar ao máximo sua viagem, é essencial entender as opções de transporte disponíveis no país. Neste post, vamos mergulhar nas diversas formas de transporte na Albânia, desde ônibus interurbanos e micro-ônibus até trens, táxis e até mesmo aplicativos de táxi.

Ônibus e “furgons” (vans):

As cidades da Albânia não possuem estações centrais de ônibus, nem agências de viagens que trabalham com empresas de ônibus. Então é tudo um pouco mais “informal” (ou desestruturado). A alternativa é utilizar as vans privadas, chamadas “furgons“, eles estão em todos os lugares. Eles operam de forma independente da rede de ônibus, mas também não possuem horários nem tarifas definidas, é preciso negociar ambos com o motorista.

ALERTA: Muitas vezes não há nenhuma sinalização do destinos das linhas de ônibus, você vai ter que simplesmente “ir perguntando” para se informar sobre qual deles te serve. Sim, é bem confuso, mas isso é compensado pela boa vontade da maioria dos albaneses de te ajudar.

Furgons ou Vans

O transporte na Albânia é caracterizado principalmente pela utilização de furgões, o equivalente a um microônibus ou vans identificáveis por placas amarelas. Se você prefere flexibilidade, essa é a forma mais prática de circular pelo país.

Furgões na Albania - Living in Montenegro

ALERTA: Novamente, é comum haver placas indicando o destino na janela, mas eles também podem ir para outros lugares no caminho. Se você acha que tudo isso soa confuso, você está certo, não vai adiantar nada tentar entender a lógica deles (porque não existe). Basta procurar a placa de destino na janela e verificar com o motorista ou com os moradores locais.

DICA: Você pode descer onde quiser e embarcar sempre que sinalizar na rua para o motorista.

DICA 2: Você pode pagar tanto quando entrar no furgão, quanto na hora de descer.

ATENÇÃO: Saiba que o motorista pega e deixa as pessoas ao longo do caminho. Então, caso você esteja com pressa, essa não seria a opção mais indicada.

Ônibus Intermunicipais:

O transporte na Albânia inclui, predominantemente, ônibus e vans interurbanos, que acabam sendo as opções mais utilizadas para se locomover entre as cidades. As linhas conectam as principais cidades e vilarejos do país. Uma das principais empresas de ônibus interurbanos é a Drita Travel, que oferece serviços para várias cidades do país.

Ônibus Regionais

Viajar de ônibus também é uma forma frequente e barata de entrar na Albânia, especialmente vindo dos países vizinhos, Sófia (Bulgária) e Istambul (Turquia). Os preços variam entre os 10€ e os 35€ para o bilhete só de ida, dependendo do ponto de partida. Mas você pode conferir os valores atuais e os horários consultando esse site aqui.

ATENÇÃO: Ainda que o site Gjirafa.com seja o melhor lugar para encontrar horários de ônibus na Albânia, a informação não é confiável e você só deve usar pra ter uma noção do número de partidas daquela linha num determinado dia. NÃO presuma que os cronogramas estão atualizados e corretos.

Da capital Tirana partem ônibus regulares para Pristina (Kosovo), Skopje (Macedônia), Ulcinj (Montenegro) e para Atenas e Tessalônica (Grécia). Do sul do país, principalmente das cidades turísticas costeira, partem ônibus com bastante frequência para a Grécia.

DICA: A atmosfera dentro dos ônibus albaneses costuma ser bastante alegre, com música tradicional e um diálogo contínuo entre motorista e passageiros.

ALERTA: Como eles seguem à risca a regra de não fumar no ônibus, algumas paradas não programas podem (e devem) ocorrer pelo caminho, principalmente quando eles avistam uma boa barraca à beira da estrada.

Trem

Trem na Albânia - Micoope

A Albânia tem uma rede ferroviária bastante limitada, operada pela empresa estatal Hekurudha Shqiptare (HSH). Os trens ligam somente algumas das principais cidades, como Tirana, Durrës, Shkodër e Vlorë.

Táxis

Táxis estão disponíveis em áreas urbanas e podem ser uma opção conveniente para viagens dentro das cidades. Algumas empresas de táxi em Tirana incluem:

  • Speed Taxi: Uma das maiores empresas de táxi em Tirana, oferece serviços 24 horas por dia.
  • Eco Taxi: Outra empresa de táxi bem estabelecida, essa é uma segunda opção viável (e eles ainda se gabam de ter uma frota de veículos ecologicamente corretos).

Balsas e Ferries

Como a Albânia tem uma costa extensa, os ferries são uma opção importante para viagens entre o continente, principalmente os portos de Durrës e Vlorë, e as ilhas próximas, como Corfu (Grécia), e a baía de Kotor (Montenegro). Além das rotas “domésticas” (que consideram as ilhas gregas e Montenegro, por conta da proximidade), as balsas também conectam a Albânia a outros países, como por exemplo, as rotas entre Durrës ou Saranda e o porto italiano de Bari.

As empresas de ferry que operam essas rotas mais comuns incluem a Red Star Ferries, uma das principais operadoras de ferry na Albânia, e a Ionian Seaways.

DICA: Eu costumo buscar informações sobre ferries no site Direct Ferries, independentemente da localização. Ele funciona como um agregador de todas as empresas de ferries, o que ajuda muito quando você não tem nem ideia de quais empresas operam no lugar.

Nós usamos a Joy Lines, que opera a linha ligando a cidade albanesa de Saranda e a ilha grega de Corfu e tem 14 saídas POR DIA! Ou seja, excelente pra quem quer conhecer esses dois lugares como a gente fez. Nós estávamos rodando toda a região dos Balcãs de carro, então optamos por fazer essa rápida travessia (entre 1h30min e 2h, dependendo do mar) levando nosso veículo.

ATENÇÃO: Os horários e as rotas das balsas podem variar dependendo da temporada e das condições climáticas, portanto, é recomendável verificar os horários e fazer reservas com antecedência, especialmente durante os períodos de alta temporada.

Nosso rápido trajeto de ferry entre Saranda na Albânia e Corfu na Grécia.

ALERTA: Pelo fato de estar ligando dois países diferentes, Albânia e Grécia, você precisa estar atento aos acontecimentos que podem afetar essa rota de ferry. Por exemplo, a Grécia tem tradição em relação a greves de trabalhadores, o que fica ainda mais “certeiro” quando se aproxima o feriado de 01 de maio. Adivinha?

Nós estávamos com ferry marcado pro trajeto Corfu-Saranda (voltando pra Albânia) pra 02 de maio (na tentativa de evitar o caos): mas mesmo assim não deu certo. Eles boicotaram o nosso ferry e ele simplesmente não saiu naquele dia. Sem previsão de retomar. O que fizemos? Usamos o plano B que eu já tinha mapeado: pegamos um ferry local de Corfu pra Igoumenitsa (na própria Grécia, na fronteira com a Albânia na parte continental), e aí sim seguimos de volta pra Saranda, só que por terra. Nada como se planejar pra cenários inesperados né?

Carro

Entretanto, o mais recomendado mesmo é alugar um carro caso você queira explorar o país com mais flexibilidade (e sem tantas incertezas), especialmente as áreas mais remotas. As estradas são muito boas, ainda que sejam consideradas (pelos europeus) abaixo do padrão de qualidade da Europa como um todo (mas as estradas deles são bem parecidas com as do Brasil nas regiões mais desenvolvidas e movimentadas, então: estamos “em casa”).

ALERTA: Você encontra facilmente na internet muitos relatos de casos de corrupção e extorsão cometidos por policiais albaneses nas estradas. Como entramos e saímos do país por quase todos os lados, vimos várias “blitz” acontecendo pelo caminho, mas, por sorte, não fomos parados em nenhuma delas. Já estávamos preparados para “negociar” com esse policiais, sempre mantendo a calma e tentando evitar qualquer discussão maior. Pergunte, pague e siga a viagem, caso aconteça com você.

Barracas de morango nas estradas da Albânia: deliciosos e imperdíveis!

DICA: Por outro lado, você também encontra diversas barracas vendendo frutas fresquíssimas ao longo das estradas menores. Nós paramos algumas vezes para comprar os deliciosos morangos albaneses…gente do céu! São perfeitos!

Pedágio

Atualmente, só há cobrança de pedágios na rodovia A1 da Albânia, que liga a cidade de Durres ao Kosovo. Isso pode mudar no futuro, já que o país está investindo em melhorias na infraestrutura de transporte, mas até o momento, as demais estradas são gratuitas. Confira as informações mais atualizadas aqui.

Postos de gasolina

Existem postos de gasolina disponíveis em todo o país, especialmente nas áreas urbanas e nas principais rotas de viagem. No entanto, em áreas mais remotas ou menos desenvolvidas, a disponibilidade de postos de gasolina pode ser limitada, portanto, é aconselhável abastecer quando estiver em áreas urbanas maiores.

O combustível mais usado para carros (se for gasolina) é o Benzine 95, mas também há Diesel e Gás. Veja os valores mais atuais aqui.

Sites de Informações sobre as Estradas

Eu poderia dizer que existe um site oficial da Autoridade de Estradas Albanesa, mas, sinceramente, não consultamos ele em nenhum ocasião. Nós confiamos mesmo é no Google Maps, que foi super útil durante a navegação e o planejamento das nossas viagens de norte a sul, de leste a oeste na Albânia.

Travessia das fronteiras

Nina mochileirinha com apenas 1 ano atravessando a fronteira da Albânia de carro

Nós entramos e saímos da Albânia pelo menos 3 vezes e não tivemos nenhum problema nos guichês de imigração. Duas vezes o Tiago teve que descer e apresentar os documentos de nós três, o que levou algum tempinho (fora o tempo que ficamos na fila dentro do carro até chegar nossa vez de ser atendidos).

Inclusive, no momento dessa foto da Nina e sua bonequinha, o guarda da fronteira veio até o carro e pediu pro Tiago deixar ele “ver” a esposa e a filha. Baixamos o vidro (porque eu estava no banco traseiro) e foi essa carinha que ele viu quando espiou pela janela. Ela deu um “hi” pra ele, mandou beijo e arrancou até uma risadinha dele.

Bem, acho que deu pra entender que o transporte na Albânia se concentra, basicamente, nos furgões/ônibus, nas balsas e nos carros (alugados ou táxis). Isso quer dizer que, caso você esteja planejando explorar várias cidades no país, eu recomendo fortemente que você alugue um carro para evitar qualquer dor de cabeça (ainda que você corra o risco de se deparar com policiais querendo que você “molhe” a mão deles com o dinheiro do “cafezinho”). Ou, então, a alternativa seria buscar sempre um motorista de táxi (local) pra te levar de um lugar ao outro, o que é bastante comum por lá também.

Espero que este guia tenha sido útil para te ajudar a planejar sua visita à Albânia.

Vemos vocês por lá! 😉

Veja também meus outros posts sobre a Albânia:

Albânia – Onde fica e Informações Básicas

Albânia – Gastronomia albanesa

Albânia – Breve histórico sobre o país

Albânia – Principais destinos turísticos

Albânia – Dicas e Alertas pra visitar a Albânia

Albânia – Curiosidades sobre a Albânia

Você também pode gostar...