Categories Destinos Europa Kotor

Kotor – Um guia das principais atrações de Kotor

Se você está planejando conhecer Montenegro, então você precisa reservar um tempo para explorar as incríveis atrações de Kotor. Essa cidade medieval, cercada por montanhas e banhada pelas águas azul-turquesa da Baía de Kotor, parece ter saído de um conto de fadas. Ruas de pedra, muralhas imponentes, igrejas históricas e vistas deslumbrantes fazem dela um destino inesquecível. Vem comigo descobrir o que fazer por lá!

Ficha Técnica de Kotor

Pasmem, mas há moradores em Kotor desde a Roma Antiga, época em que seu nome era Ascrívio e ela integrava a província da Dalmácia. Mais tarde, entre 1420 e 1797, a cidade e algumas áreas em volta faziam parte da República de Veneza sob o nome de Cátaro. Evidentemente, este período foi o mais influente em termos de arquitetura, algo que qualquer visitante nota ao andar por lá!

População (2023): 21.916 habitantes

Área: 335 km2

Quando fomos: Abril

Temperatura média na época: 20 a 23 graus durante o dia e 14 a 17 graus à noite

Quanto tempo ficamos: 2 noites e 1 dia

Família em Kotor Montenegro - Magu Mathias

Mapa das principais atrações de Kotor

Antes de mais nada, encontrei esse mapinha que, apesar de ser claramente de um hotel, mostra de uma maneira bem objetiva onde ficam as principais atrações de Kotor.

Principais atrações de Kotor

Cidade Velha de Kotor (Stari Grad)

A primeira coisa que encanta quem entra na Cidade Velha de Kotor é a atmosfera medieval preservada, com ruelas de pedra que serpenteiam como um labirinto entre as construções históricas. A cidade é cercada por muralhas impressionantes, erguidas a partir do século IX e ampliadas pelos venezianos. Aliás, o domínio veneziano é visível em cada esquina, desde a arquitetura das casas até o icônico Leão de São Marcos, símbolo de Veneza, espalhado por algumas fachadas.

Por isso, se perder por Kotor faz parte da experiência! Sem perceber, você chegará a pequenas praças charmosas, onde vai encontrar cafés aconchegantes, muitas lojas de artesanato e algumas igrejas centenárias pelo caminho. A Catedral de São Trifão é um dos marcos, mas também vale a pena entrar em igrejas menores, como, por exemplo, a de São Lucas, que já foi católica e ortodoxa ao longo dos séculos.

CURIOSIDADE: Não à toa, as ruas da Cidade Velha não seguem uma lógica, e isso não é por acaso! O design “caótico” é uma estratégia para confundir possíveis invasores, ou seja, deixando a cidade mais difícil de ser conquistada. Então, se você se perder, saiba que até os inimigos no passado passaram por isso e eles não tinham o Google Maps na palma da mão!

Ruelas de Kotor - My Guide Montenegro

DICA: Se possível, vá para a Cidade Velha no fim da tarde, porque o movimento diminui bastante e a luz do pôr do sol deixa tudo ainda mais mágico. Além disso, se quiser algo especial, experimente curtir a noite dentro das muralhas. Tudo fica ainda mais charmoso depois que as hordas de turistas vão embora!

Muralhas de Kotor (Gradske zidine)

As Muralhas da Cidade Antiga de Kotor são um verdadeiro símbolo da cidade e um dos motivos pelos quais Kotor tem aquele ar de cidade medieval super bem preservada. Elas não são apenas um detalhe arquitetônico bonito, elas contam a história de séculos de disputas, conquistas e estratégias defensivas.

As muralhas são do século IX, durante o Império Bizantino, mas foram reforçadas pelos venezianos, que dominaram a região entre os séculos XV e XVIII. Elas têm mais ou menos 4,5 km, e vão desde o nível do mar até impressionantes 260 metros de altura, acompanhando a montanha de São João (San Giovanni). Ou seja, uma super estrutura de defesa para a época!

A Cidade Velha de Kotor tem três portões principais e, falando como uma pessoa que foi conhecer todos eles, se programe para fazer o mesmo:

Portão Principal (Portão do Mar) – O mais famoso e usado pelos turistas, ele foi construído em 1555. Repare na inscrição logo acima dele: ela é de 1944, quando Kotor foi libertada do domínio nazista.

Portão do Rio (ou Portão Norte) – Ele é menos movimentado, mas tem um passado mega interessante. Afinal, foi por aqui que Napoleão e suas tropas entraram na cidade em 1810.

Portão Sul (ou Portão Gurdic) – Considerado o mais antigo (século XIII), ele dá um show de sistema defensivo: o portão tinha uma ponte levadiça sobre um fosso cheio d’água, tornando a entrada praticamente impenetrável em tempos de guerra.

Portão do Mar Kotor Montenegro - Magu Mathias
Muralhas de Kotor à noite - On the Luce Travel Blog

DICA: À noite, as muralhas ficam iluminadas e o efeito é simplesmente espetacular. Se você estiver na cidade depois do pôr do sol, vale dar um passeio para vê-las brilhando contra a montanha.

Fortaleza de Kotor (Kotorska tvrđava)

Subir até a Fortaleza de São João (San Giovanni), ou Fortaleza de Kotor, é quase um ritual para quem visita a cidade. O caminho começa dentro da Cidade Velha e segue uma trilha ÍNGRIME de mais de 1.350 DEGRAUS (!!!!!), levando a um dos mirantes mais impressionantes de Montenegro. Do topo, a vista da Baía de Kotor é simplesmente surreal, especialmente ao pôr do sol!

Ticket para a Fortaleza de Kotor - Magu Mathias

Em primeiro lugar, você vai passar por uma catraca/guichê pra pagar pelo ticket para a Fortaleza de Kotor. Claro que esse valor muda com o passar do tempo, mas, na época que fomos, custava 8 euros.

A fortaleza tem origem medieval e foi reforçada pelos venezianos no século XV, ou seja, foi graças a ela e a suas muralhas que Kotor resistiu às invasões de diferentes impérios. Inclusive, o forte também sobreviveu a alguns terremotos. Atualmente, suas ruínas são um testemunho do passado da cidade.

A propósito, ao longo do trajeto, você vai passar pela Igreja de Nossa Senhora da Saúde, uma pequena capela do século XV que era ponto de oração dos habitantes durante surtos de peste.

Igreja de Nossa Senhora da Saúde na subida para a Fortaleza de Kotor - Magu Mathias

ALERTA: A subida exige certo preparo físico, então, além de levar bastante água, vá com roupas leves e use sapatos confortáveis. Além disso, nos meses mais quentes, não tente subir no pico do calor, a menos que queira desmaiar. Portanto, o ideal é começar bem cedo ou no fim da tarde para evitar o calor intenso. Nós fomos na primavera, no final da tarde, e eu tinha certeza que ía morrer (por isso, perdoem o meu palavrão)!

Baía de Kotor (Boka Kotorska)

A Baía de Kotor, ou Boka Kotorska, é um dos lugares mais bonitos de Montenegro! Quiçá, da Europa! Do mundo! Primeiro, um fato interessante: embora pareça um fiorde, a baía é, na verdade, um riacho submerso. Isso mesmo, um vale fluvial que foi inundado pelo mar ao longo de milênios.

Baía de Kotor Montenegro - Leo Estate
Baía de Kotor Montenegro - Digital Nomad World

Esse formato único dá à região um visual digno de cartão-postal, com montanhas dramáticas refletidas nas águas calmas e cidades medievais espalhadas pelas margens.

Historicamente, a baía foi um ponto estratégico disputado por diversos impérios, como, por exemplo, romanos, bizantinos, venezianos, otomanos e austro-húngaros. No entanto, foram os venezianos que dominaram a região por séculos e, assim influenciaram a arquitetura e a cultura por lá.

Se você tiver tempo, vale explorar outras cidadezinhas encantadoras ao longo da baía, como, por exemplo, Perast e Risan, com suas igrejas barrocas e vibe tranquila, e Herceg Novi, que tem fortalezas e vistas incríveis.

Ilha Nossa Senhora das Rochas (Gospa od Škrpjela)

Uma das ilhas mais famosas da região, ela abriga uma igreja cheia de artefatos históricos e uma vista incrível.

Igreja de Nossa Senhora das Rochas Baía de Kotor Montenegro - Westend61
Fašinada Montenegro Baía de Kotor - Kasadoo

CURIOSIDADE: Reza a lenda que, após encontrarem uma imagem da Madona e do Menino no mar do dia 22 de julho de 1452, eles fizeram um juramento. Nele, eles jogariam uma pedra no mar a cada viagem bem-sucedida até que emergiu a ilha onde eles construiriam a Gospa od Škrpjela (Nossa Senhora das Rochas). Até hoje, no dia 22 de julho, acontece a Fašinada, quando moradores jogam pedras na base da ilha!

Catedral de São Trifão (Katedrala Svetog Tripuna)

A Catedral de São Trifão é católica românica, e data de 1166, sendo um dos marcos mais importantes da cidade. Além da arquitetura impressionante, a catedral guarda relíquias religiosas valiosas. Aliás, não só a catedral, como todo o seu entorno, é algo que vai ficar tatuado na sua memória para sempre.

Catedral de São Trifão Kotor Montenegro - Marina Tips
Catedral de São Trifão Kotor - Magu Mathias

CURIOSIDADE: A Catedral de São Trifão sobreviveu a vários terremotos e passou por restaurações ao longo dos séculos. Nada mal almoçar com essa vista, não é mesmo?

Igreja de São Nicolau (Crkva Svetog Nikole)

Localizada na cidade velha, a igreja ortodoxa sérvia de São Nicolau se destaca por sua arquitetura e belas imagens religiosas no interior. Vale a pena entrar para conferir o ambiente tranquilo e espiritual.

Igreja de São Nicolau Kotor Montenegro - KoferINFO
Kotor Bazaar Montenegro - Magu Mathias

DICA: Pertinho da Igreja de São Nicolau ficam as ruínas do antigo Monastério de São Nicolau, que vale conferir. Além disso, ali do lado fica o Kotor Bazaar, uma parada obrigatória pra quem estiver na cidade.

Museu dos Gatos de Kotor

Sim, Kotor ama gatos e, por isso, você encontra até um Museu dedicado a eles, o Muzej mačaka Kotor! Aliás, a maioria dos souvenirs de Kotor faz menção aos amados bichanos pra você levar como recordação. Enfim, esse museu divertido celebra a relação da cidade com os felinos, que estão por toda parte. Além disso, o ingresso ajuda a população a cuidar dos gatinhos locais. Ou seja, se você é fã de gatos, vai amar esse lugar!

Gatos de Montenegro - Danijelas Cat Shop
Uma mochileirinha brincando com um dos diversos gatos de Kotor em Montenegro - Magu Mathias

CURIOSIDADE: Em 1918, marinheiros eslavos atracaram na Baía de Kotor trazendo seus gatos, que vinham de várias partes do mundo. Por isso, a população felina da cidade ficou super diversa. Além disso, os bichanos ajudavam a manter ratos, camundongos e cobras sob controle, tornando-se parte essencial da vida por lá. Resultado? Hoje, eles são os verdadeiros donos da cidade – e sabem disso! 😉

Praia de Kotor

A Baía de Kotor não tem praias arenosas como as do Adriático, mas ao longo de toda a sua extensão, você encontra essas mini “enseadas” onde os banhistas podem se esbaldar. Geralmente, os próprios hotéis na região já te indicam a “praia deles”.

Praia de Kotor Montenegro - Magu Mathias

Porto de Kotor

Porto de Kotor Montenegro - TripAdvisor

O Porto de Kotor é o ponto de chegada de muitos cruzeiros e, por isso, um ótimo lugar para passear no fim do dia. Dá para curtir a vista, tirar fotos lindas e ver os iates luxuosos que passam por ali.

Parques e Áreas Verdes de Kotor

No entorno de Kotor há algumas áreas verdes e parques que podem ser interessantes para quem quer mais contato com a natureza.

Parque Nacional Lovćen

A cerca de 45 minutos de Kotor, o Parque Nacional Lovćen abriga o famoso Mausoléu de Njegoš no topo do Monte Lovćen. São 461 degraus até o topo, mas a vista panorâmica faz tudo valer a pena. Além disso, o parque tem trilhas incríveis para quem curte caminhadas na natureza.

Parque Nacional de Lovcen - GetByBus

Orjen Nature Park

Para os aventureiros de plantão, essa é uma opção incrível! Localizado perto da fronteira com a Bósnia e Herzegovina, o Parque Natural de Orjen tem trilhas desafiadoras, cavernas e paisagens montanhosas de tirar o fôlego. É um destino perfeito para quem quer fugir do turismo tradicional e se conectar com a natureza.

Parque Orjen - Parkovi Dinarida

DICA: Ali pertinho do Monte Orjen você encontra um Parque de Aventuras no melhor estilo “Lara Croft/Indiana Jones”. Ou seja, uma boa opção para eco-exploradores de plantão!

Eventos e celebrações em Kotor

Kotor tem alguns eventos e festividades interessantes que podem valer a pena se você, por acaso, estiver por lá na mesma época.

Karneval Internacional de Kotor

Kotor tem uma tradição carnavalesca bem forte, é o Karneval, um dos eventos mais animados da cidade! Ele acontece em fevereiro e atrai visitantes de várias partes dos Bálcãs e da Europa. Durante a festa, há desfiles de máscaras, apresentações musicais, festas de rua e muita animação pelas ruelas da Cidade Velha.

Carnaval de Kotor - Boka News

Boka Night (Bokeljska Noć)

Boka Night - Royal Blue Montenegro

Esse é um dos eventos mais esperados do verão montenegrino! Na Baía de Kotor, dezenas de barcos decorados desfilam ao longo da costa, competindo pelo prêmio de embarcação mais criativa. A noite termina com fogos de artifício espetaculares e festas que se estendem até a madrugada. Se você estiver por lá em agosto, esse evento é imperdível!

Kotor Art Festival

Esse festival de verão é um dos maiores eventos culturais de Kotor, ou melhor, de Montenegro. Dito isso, ele reúne concertos de música clássica, apresentações de teatro, exposições de arte e até performances de rua. Ou seja, espere uma atmosfera incrível se você estiver por lá durante o Kotor Art.

Kotor Art Montenegro - Kotor Art

Festa de São Trifão (Fešta Svetog Tripuna)

São Trifão é o padroeiro de Kotor e, portanto, é de se esperar que a sua festa seja uma das mais antigas tradições da cidade, celebrada todos os 03 de fevereiro desde o século IX! Então, espere uma mistura de ritos religiosos, procissões e apresentações folclóricas.

Enfim, gente, depois de te contar quais são as principais atrações de Kotor, e te dar alguns detalhes e dicas sobre elas, eu espero que você deixe as rotas batidas da Europa e inclua essa linda (e subestimada) cidade. Aliás, espero que você queira conhecer Montenegro inteira!

Em outras palavras, esta é uma daquelas gratas surpresas que nós, viajantes, encontramos pelo mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...