Tirana é aquele tipo de cidade que surpreende! Colorida, cheia de história e com uma vibe superautêntica, a capital da Albânia mistura o antigo e o moderno de um jeito único. Entre bunkers transformados em museus, praças animadas e parques tranquilos, as atrações de Tirana garantem um passeio inesquecível. Quer saber o que não pode ficar de fora do seu roteiro? Vem que eu te conto!

Ficha Técnica de Tirana
Pasmem, mas, segundo historiadores e arqueólogos, a área ocupada pela atual cidade de Tirana foi continuamente povoada desde o período Paleolítico. Ou seja, desde 10.000 a 30.000 anos atrás há humanos nesse lugar! Contudo, a descoberta mais antiga na cidade em si foi um mosaico do século III d.C., junto com diversos outros objetos encontrados na Fonte de Shengjin, próximos a um templo medieval. É possível que o nome da cidade venha de um castelo construído pelo imperador romano Justiniano em 520 d.C., que possivelmente se chamava Tirkan ou Theranda.
População (2024): 2.787.843 habitantes
Área: 41,8 km2
Quando fomos: Maio
Temperatura média na época: 18 a 22 graus durante o dia e 10 a 14 graus à noite
Quanto tempo ficamos: 1 dia e 1 noite

Mapa das principais atrações de Tirana
Antes de mais nada, quero te dar uma noção de onde ficam as principais atrações de Tirana. Por isso, coloquei esse mapinha aqui pra te ajudar a planejar as andanças por lá.

Principais atrações de Tirana
Praça Skanderbeg
Primeiramente, é na enorme Praça Skanderbeg que bate o coração de Tirana! Aqui estão alguns dos prédios mais importantes da cidade, como, por exemplo, o Museu Nacional de História, a Mesquita Et’hem Bey e a Ópera Nacional. Durante o regime comunista, essa praça era bem diferente, cheia de monumentos e símbolos do governo. Após a queda do comunismo, ela foi reformulada e hoje é um espaço aberto e vibrante, onde locais e turistas se encontram todos os dias.

CURIOSIDADE: No centro da praça, fica a estátua de Skanderbeg, o principal herói nacional da Albânia. Durante um dos momentos mais notáveis da história albanesa, foi Gjergj Kastrioti, conhecido como Skanderbeg, que liderou a resistência contra os otomanos. Ele defendeu com sucesso a Albânia de 1443 a 1468, ainda que, após a sua morte, os otomanos tenham retomado o controle sobre o país.
Mesquita Et’hem Bey
Esta é uma das poucas mesquitas que sobreviveram ao comunismo na Albânia, porque o regime proibiu a prática de religiões no país. Em seu interior, você encontra pinturas belíssimas, cheias de detalhes e cores vibrantes.
ATENÇÃO: A entrada é gratuita, mas lembre-se de se vestir de forma respeitosa (ombros e joelhos cobertos sempre cobertos para TODOS, além de cobrir o cabelo, no caso das mulheres).
CURIOSIDADE: Durante o comunismo, essa mesquita ficou fechada por décadas. No entanto, em 10 de janeiro de 1991, mais de 10 mil pessoas protestaram contra o banimento do islamismo e entraram na mesquita para rezar. No fim, a polícia recuou e este dia definiu o princípio de liberdade religiosa da Albânia!

Torre do Relógio (Kulla e Sahatit)
Um dos símbolos de Tirana! Essa torre do relógio foi construída em 1822 e, por muito tempo, foi o prédio mais alto da cidade (com incríveis 35 metros!). Hoje, você pode subir os degraus até o topo e curtir uma bela vista panorâmica da Praça Skanderbeg.
DICA: A entrada custa baratinho e a subida é rápida, vale a pena para ver Tirana do alto!

CURIOSIDADE: Durante a Segunda Guerra Mundial, a torre foi danificada e o relógio original, de origem veneziana, teve que ser substituído por um modelo alemão.
Pirâmide de Tirana
Construída nos anos 80 como um museu em homenagem a Enver Hoxha, atualmente, a Pirâmide de Tirana é um dos edifícios mais curiosos da cidade. No entanto, a pirâmide foi abandonada depois da queda do comunismo e, com o tempo, virou um símbolo da transição política caótica da Albânia.


CURIOSIDADE: Durante anos, a pirâmide ficou pichada e serviu de ponto de encontro para skatistas e aventureiros que escalavam sua estrutura (mesmo sem ser permitido!). Recentemente, foi renovada e agora abriga espaços culturais e tecnológicos.
Rua Murat Toptani (Rruga Murat Toptani)
Essa via arborizada é uma das ruas mais charmosas de Tirana! A Rruga Murat Toptani é fechada para carros e tem diversos cafés, lojinhas e arte de rua, ou seja, perfeita para aquele passeio sem pressa.
CURIOSIDADE: O nome da rua vem da família Toptani, uma das mais influentes da Albânia durante o período otomano. Além disso, ainda é possível ver parte das antigas muralhas do Castelo de Tirana aqui na rua.

Bairro Blloku
Antigamente, o Blloku era um bairro exclusivo da elite comunista, onde só os altos funcionários do governo podiam morar. Contudo, hoje ele se tornou o bairro mais badalado da cidade, cheio de bares, restaurantes e lojas estilosas. O lugar perfeito para curtir a noite albanesa!

CURIOSIDADE: A antiga casa de Enver Hoxha ainda está por lá, mas fechada para visitação.
Bunk’Art 1 e 2
Se você curte história e lugares inusitados, então você não pode perder o Bunk’Art em Tirana! São dois enormes bunkers construídos durante a ditadura comunista de Enver Hoxha para resistir a ataques nucleares (que, felizmente, nunca vieram). Hoje, no entanto, eles viraram museus interativos sobre a Albânia comunista. Por isso, ainda que seja algo mega interessante para entender a história do país, espere um clima meio sombrio e intenso!
O Bunk’Art 1 é o maior, mas fica mais afastado, e tem diversas salas subterrâneas e algumas exposições sobre a época da ditadura.


Por outro lado, apesar de ser menor, o Bunk’Art 2 é mais central, pertinho da Praça Skanderbeg, e sua exposição foca na história da polícia secreta do regime.
Monte Dajti e o Dajti Express
Se o que você quer é fugir do agito da cidade, então, você precisa embarcar no Dajti Ekspres, um teleférico que te leva até o topo do Monte Dajti. De lá de cima, você vai ter vistas incríveis de Tirana, além de encontrar restaurantes panorâmicos e trilhas para quem gosta de se aventurar pela natureza.
DICA: O pôr do sol aqui de cima é surreal! Se puder, vá no fim da tarde.
CURIOSIDADE: Nos tempos comunistas, essa região era restrita e só os líderes do governo tinham acesso. Hoje, é um dos lugares favoritos dos locais para relaxar.

Parques e áreas verdes de Tirana
Parque Rinia (Parku Rinia)
Se você quer um cantinho para relaxar e fugir do barulho da cidade, dê uma passadinha no Parku Rinia. Ele é pequeno, mas fica bem no centro de Tirana e funciona como um refúgio para os locais. Além das áreas verdes e das fontes, aqui você encontra o Taiwan Center, um complexo de comprar e restaurantes.

CURIOSIDADE: O parque foi construído no período comunista como um espaço para a juventude (daí o nome “Rinia”, que significa “juventude” em albanês). Contudo, durante os anos 90, esse parque ficou meio abandonado e surgiram barracas de comerciantes informais por todos os lados. Mais tarde, após uma intensa renovação, ele voltou a ser um ponto de encontro agradável.
Grande Parque de Tirana (Parku i Tiranës)
O Parku i Tiranës é o maior e mais popular parque da cidade! Inclusive, esse verdadeiro pulmão verde fica ao redor do Lago Artificial de Tirana, um lugar perfeito para caminhar, andar de bicicleta, fazer um piquenique ou simplesmente relaxar. Por isso, os locais adoram passar o tempo por aqui, especialmente nos fins de semana.
DICA: Dentro do parque, você encontra o Memorial dos Mártires da Nação, além de trilhas, anfiteatros, bares, cafés e até o Zoológico da cidade!


Eventos e celebrações em Tirana
Tirana tem alguns eventos e festividades interessantes que podem valer a pena se você, por acaso, estiver por lá na mesma época.
Dia da Independência e Dia da Libertação da Albânia (28 e 29 de novembro)
Antes de mais nada, esses são APENAS os feriados mais importantes da Albânia! O dia 28 de novembro marca a independência do país do Império Otomano em 1912, enquanto, no dia 29, os albaneses celebram a libertação do país da ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Por isso, espere desfiles, shows e eventos culturais espalhados pela cidade, principalmente na Praça Skanderbeg.


Summer Day (Dita e Verës) – 14 de março
Esse é um dos festivais mais animados do país! O Dita e Verës (Dia do Verão) celebra a chegada da primavera e tem origem em tradições pagãs. Em Tirana, a festa acontece com desfiles, música ao vivo e muita comida típica, como o tradicional ballokume (um biscoito doce de milho). A cidade fica cheia de vida, com pessoas saindo às ruas para comemorar.

Tirana International Film Festival
Um dos eventos culturais mais importantes da Albânia, esse festival de cinema reúne produções independentes de todo o mundo, incluindo filmes, documentários e curtas-metragens. Se você curte cinema, vale a pena conferir a programação. Geralmente, ele acontece em novembro!
Maratona de Tirana
Em outubro, a maratona de Tirana atrai corredores do mundo todo e eles passarão por alguns dos pontos mais icônicos da cidade. Ou seja, mesmo se você não for participar, a animação da cidade e o clima esportivo vão te contagiar.

Enfim, gente, Tirana é aquele tipo de destino que surpreende a cada esquina, misturando história, cultura e uma vibe moderna. Agora é só você montar o roteiro e aproveitar essa linda (e subestimada) capital europeia!
