Se você acha que uma das menores capitais da Europa não tem muito o que oferecer, é hora de eu te apresentar as principais atrações de Vaduz! A charmosa capital de Liechtenstein pode ser pequena, mas compensa no estilo: um castelo digno de conto de fadas, museus interessantes, vinhedos do próprio príncipe e trilhas com vistas incríveis dos Alpes. Ou seja, se você estiver “de passagem” por aquela área da Europa, vale a pena uma esticadinha até esse país (no mínimo) intrigante, não acha?

Ficha Técnica de Vaduz
A primeira menção ao nome “Vaduz” é de 1150. No entanto, os historiadores têm certeza que diferentes povos já habitavam a região desde a época pré-histórica, quando por ali passava uma via romana que ía até as terras germânicas.
População (2019): 5696 habitantes
Área: 17,3 km2
Quando fomos: Janeiro
Temperatura média na época: -2 a 3 graus durante o dia
Quanto tempo ficamos: 1 dia

Mapa das principais atrações de Vaduz
Antes de mais nada, quero te dar uma noção de onde ficam as principais atrações de Vaduz. Por isso, coloquei esse mapinha aqui pra te ajudar a planejar as andanças por lá.
DICA: Por ser um dos menores países do mundo, Liechtenstein não tem aeroporto! Então, muita gente chega aqui pegando um trem para Sargans ou Buchs, ambas na Suíça, e depois um ônibus para Vaduz.

Principais atrações de Vaduz
Centro de informações turísticas
Veja bem, não é que existam tantas atrações em Vaduz que você vá se perder, mas eu sempre acho uma boa ideia começar as andanças com um mapa turístico em mãos. Por isso, um bom ponto de partida é o Centro de Informações Turísticas (que fica bem aqui), onde você também poderá ficar por dentro de possíveis eventos que estejam rolando e atrações da época.
DICA: A maioria dos museus de Liechtenstein tem acesso gratuito para crianças de até 16 anos.
CURIOSIDADE: Você também pode comprar um “stamp-souvenir” no passaporte, ou seja, um carimbo de recordação do país (sem validade imigratória, claro). Na época, ele custava cerca de CHF 3.

Citytrain em Vaduz

Próximo ao Centro de Informação ao Turista parte o Citytrain, o trenzinho oficial da cidade que te leva por um agradável passeio por Vaduz. O “rolê” dura 35 minutos, mas (infelizmente pra alguns) ele só acontece de Abril a Setembro.
Castelo de Vaduz (Schloss Vaduz)
Cartão-postal de Liechtenstein, esse castelo medieval do século XII é a residência oficial do príncipe de Liechtenstein. No entanto, ele não é aberto ao público, a menos que esteja acontecendo alguma celebração oficial, quando as portas do castelo finalmente se abrem.


Apesar disso, ainda vale a pena subir a colina para ter uma vista panorâmica da cidade e dos Alpes ao redor.
DICA: Existem passeios guiados pelo centro de Vaduz que acabam contando histórias e curiosidades sobre o castelo. Mas é só.
ALERTA: O castelo é a residência permanente do príncipe e, portanto, tem uma vigilância intensa. Como nós já sabíamos disso, nos contentamos em dar uma olhadinha pelo portão, mas com todo o respeito. Reza a lenda que não é recomendável causar alvoroço aqui na frente pelo risco (alto) de ser preso.

No Aussichtspunkt Känzile, um observatório a poucos metros do castelo, você tem uma vista do “país inteiro”.


Museu de Belas Artes de Liechtenstein (Kunstmuseum Liechtenstein)
Se você curte arte contemporânea e moderna, o Museu de Belas Artes de Liechtenstein é parada obrigatória. Sua coleção inclui obras de diversos artistas internacionais, além de exposições temporárias bem interessantes. Aliás, são dois edifícios em um museu, já que, desde 2015, o Kunstmuseum se expandiu para incluir a Hilti Art Foundation, uma coleção privada de exemplares expecionais de arte moderna e contemporânea. Ou seja, você terá diante de si 130 anos de história da arte.
DICA: Caso não queira pagar pra entrar, aproveite a visão da parte externa do prédio. Por si só, sua fachada preta, moderna e minimalista já é uma obra de arte que contrasta bastante com o estilo clássico da cidade.


Museu Nacional de Liechtenstein (Liechtensteinisches Landesmuseum)
Quer entender melhor a história e a cultura do país? Então, o Museu Nacional de Liechtenstein pode ser uma ótima opção pra você. De maneira geral, ele conte de tudo um pouco sobre esta nação, exibindo desde artefatos históricos até curiosidades sobre o sistema político e a natureza de Liechtenstein. Além disso, há uma exposição sobre o Príncipe de Liechtenstein e a família real.
CURIOSIDADE: No passado, este edifício já foi uma taverna “principesca”, além de alfândega e sede do governo pelos séculos seguintes. Inclusive, ninguém menos que Johann Wolfgang von Goethe esteve nesta taverna durante a sua viagem em 1788.


Catedral de São Florin (Kathedrale St. Florin)
Seguindo um estilo neogótico do século XIX, a Catedral de São Florin é um dos principais edifícios religiosos do país, que é majoritariamente católico. Embora seja pequena, seu interior é bem bonito, e é você vai encontrar o local de sepultamento dos membros da família real. Contudo, apesar da sua construção ter sido em 1874, foi somente em 1997 que ela se tornou oficialmente uma Catedral. Mas não se engane, pois, ainda que seja “novinha”, ela foi erguida sobre as ruínas de outras construções beeeeem mais antigas, que remetem ao período medieval!


Städtle: a rua principal de Vaduz
Basicamente, as principais atrações de Vaduz ficam todas no entorno da Städtle, essa rua de pedestres super charmosa que exala riqueza. Dito isso, lá você não só encontra o centro de informações turísticas e praticamente todos os museus (do país), como as lojinhas de souvenirs e muitas lojas chiques de doer. Luxo que fala, né?!


CURIOSIDADE: Aliás, é bem aqui na Städtle que você encontra o marco do quilômetro zero do país.
Além disso, quantas pessoas podem dizer que estavam na capital de Liechtenstein durante as celebrações dos 300 anos do país, hein?

A prefeitura de Vaduz (Rathaus Vaduz)
É na própria Städtle que fica a prefeitura de Vaduz, mais um daqueles prédios de arquitetura clássica que você encontra por aqui.

Correios e o Museu do Selo de Liechtenstein (Postmuseum)
Pode parecer curioso, mas Liechtenstein tem uma das coleções de selos mais famosas do mundo! O Postmuseum conta a história dos correios do país e exibe selos raros e históricos.

Por isso, é bastante comum ver filatelistas (colecionadores de selos) do mundo todo em busca destes artefatos no país. No entanto, se você é um “mero” visitante, você pode comprar alguns “selos souvenirs” que estão disponíveis em diversas lojas de Vaduz.
Os vinhedos do Príncipe de Liechtenstein (Hofkellerei)
Isso mesmo, Liechtenstein também produz vinho! Os vinhedos do príncipe ficam aos pés do Castelo de Vaduz e produzem rótulos super exclusivos. Dito isso, é na vinícola Hofkellerei que você pode degustar os vinhos locais.
DICA: Vale a pena fazer uma degustação e experimentar o Pinot Noir da região, que é bem famoso.


Praça Peter-Kaiser (Peter-Kaiser-Platz)
A praça Peter-Kaiser fica na extremidade leste da cidade, e é aqui que estão o edifício do parlamento, os escritórios do governo e os arquivos do estado. O edifício do governo foi construído entre 1903 e 1905, enquanto as obras de construção do parlamento terminaram apenas em 2008. Lá, estão o plenário do parlamento, o secretariado e os escritórios dos diferentes partidos políticos, bem como os arquivos do estado e sua biblioteca.

Ponte Velha de Vaduz (Alte Rheinbrücke)
Com 135 metros de comprimento, a “Ponte Velha sobre o Reno” foi concluída em 1901 e é hoje a única ponte de madeira remanescente que atravessa o Reno. Na verdade, 30 anos antes houve outra ponte de madeira no mesmo local, mas ela teve que passar por uma total reconstrução. Danos foram causados porque a ponte já tinha sido levantada em duas ocasiões distintas durantes obras para redirecionar o rio Reno.

DICA: Veículos motorizados não têm permissão para usar a ponte, ou seja, ela é super popular entre pedestres e ciclistas.
Rheinpark Stadion
Se você gosta de futebol, esse é o estádio onde joga a SELEÇÃO DE LIECHTENSTEIN. Sim, o país tem até uma seleção! Além disso, é aqui que o time mais prestigiado do principado treina e joga, o FC Vaduz, que compete nas ligas suíças, claro. O estádio não é grande, tem apenas 8.000 lugares, mas tem um visual incrível com os Alpes ao fundo. Por isso, se coincidir de ter algum jogo durante a sua visita, saiba que essa pode ser uma experiência divertida e super familiar.

A arquitetura estilosa de Vaduz
Ninguém tinha me avisado que, durante a minha visita a Vaduz, eu teria o bônus de ver algumas das construções mais estilosas da Europa. A cada curva, a cada colina, uma casa mais estilosa que a outra surgia em nosso caminho. Ou seja, um contraste e tanto com a atmosfera “clássica” do país. Aprecie sem moderação!
A propósito, não existem pobres em Liechtenstein. É um país de ricos, ou melhor, de super ricos. Em outras palavras, a elite suprema DA SUÍÇA (veja bem!!!) decidiu que não queria mais habitar o mesmo território dos “apenas muito ricos” e, por isso, criaram seu próprio país. Bem vindos a Liechtenstein!



A casa vermelha de Vaduz (Das Rote Haus)
Ir a Vaduz e não ver a sua icônica “Casa Vermelha”, é o mesmo de não ter ido! Dito isso, essa casa foi construída em 1338 e tem sua emblemática cor vermelho-escura desde meados do século XIX. Ela já teve diversos proprietários ao longo dos anos, incluindo o Mosteiro de St. Johann. No entanto, desde 1807, o prédio está em posse da família Rheinberger, que tem, entre seus membros ilustres, Egon Rheinberger, um pintor, escultor e arquiteto de Liechtenstein.

Eventos e celebrações em Vaduz
Vaduz tem alguns eventos e festividades interessantes que podem valer a pena se você, por acaso, estiver por lá na mesma época.
Dia Nacional de Liechtenstein (15 de agosto)
Esse é apenas o evento mais importante do país! Tradicionalmente, a família real abre os jardins do Castelo de Vaduz para receber toda a população. Depois do discurso do Príncipe, começar um grande festival no centro da cidade, que conta com barracas de comida, música ao vivo e muita celebração. O ponto alto é a queima de fogos espetacular, que ilumina o castelo e os Alpes à noite.

Natal em Liechtenstein
No inverno, Vaduz ganha um clima mágico com seu pequeno mercado de Natal , cheio de luzes, barracas de artesanato e comida típica, como vinho quente e biscoitos natalinos. Ele acontece geralmente no início de dezembro bem em frente a Rathaus. Nós tivemos a sorte de visitar a cidade nesta época e o clima era super familiar e aconchegante, diferente do que acontece em outros mercados de Natal gigantes da Europa.


Trilhas e Natureza nos Alpes
Se tiver tempo e disposição, vale a pena explorar a “Trilha Liechtenstein” com 75 quilômetros de paisagens e vistas magníficas de todos os 11 municípios do país. Ela pode ser feita tanto a pé, quanto de bike, e é uma ótima opção para aqueles entusiastas de atividades ao ar livre. Pelo caminho, você verá vinhedos, castelos, reservas naturais e terraços panorâmicos pra explorador nenhum botar defeito!
Segundo a secretaria de turismo de Liechtenstein, para que você não perca nenhuma atração pelo caminho, o ideal seria reservar de 5 a 6 dias para a rota. No entanto, essa empreitada por ser dividida em etapas, caso você queira fazer uma parte em cada visita ao país.
DICA: No aplicativo gratuito LIstory você encontra os detalhes de 147 locais históricos e pontos turísticos ao longo da Trilha de Liechtenstein. No entanto, não se preocupe caso você não seja um adepto dessas soluções tecnológicas, porque a rota tem sinalizações físicas ao longo de toda a sua extensão.

Enfim, gente, eu acho que deu pra perceber que Vaduz pode ser pequena, mas tem um charme que vale a pena conferir pessoalmente. Seja pra ter uma vista do castelo e dos Alpes, ou pra curtir os vinhedos do príncipe, essa “mini” capital tem que estar no roteiro de quem passa pela região!
