Categories África Destinos Egito

Egito – Onde fica e Informações Básicas

Se você está em busca de informações sobre o Egito, algo me diz que você está fazendo planos para visitar esse antro de história e cultural mundial. Você está com sorte, porque, neste post, eu vou compartilhar aquelas coisinhas básicas que todos precisam saber antes de viajar para um destino. O Egito é um destino turístico cada vez mais popular, uma combinação única de patrimônio histórico, paisagens deslumbrantes e uma atmosfera moderna nas cidades como Cairo e Alexandria.

Onde fica o Egito?

O Egito liga o nordeste da África e o sudoeste da Ásia através da Península do Sinai. É um país mediterrâneo com fronteira com a Palestina (Faixa de Gaza) e Israel a nordeste, o Golfo de Áqaba e o Mar Vermelho a leste, o Sudão ao sul e a Líbia a oeste. A península do Sinai, na enorme porção leste do país, é justamente a parte do Egito que integra o Oriente Médio.

Onde fica o Egito - Britannica

Pra quem tem dúvidas se o Oriente Médio é um “continente” por si só, saiba que não! Na verdade, ele ocupa uma posição estratégica entre três continentes: Ásia, África e Europa. A região abrange os seguintes países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Chipre (e a República Turca do Norte do Chipre), a parte asiática do Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel (veja meu post aqui), Irã, Iraque, Jordânia (veja meu post aqui), Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Qatar, Síria e a parte asiática da Turquia.

Ou seja, a região é uma mistura de povos árabes, persas, turcos, curdos, e muito mais. É o berço de importantes civilizações antigas, como, por exemplo, sumérios, babilônios, egípcios, assírios e persas. É, também, considerado o local de origem das três principais religiões abraâmicas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Por exemplo, a cidade de Jerusalém, na Palestina, é fundamental para essas 3 religiões. Outro exemplo é a área do Golfo Pérsico, que representa apenas uma porção dessa região, e constitui uma rota vital para o transporte marítimo global, especialmente de petróleo e gás natural. Por isso mesmo, é comum ocorrer disputas territoriais, rivalidades políticas e tensões étnicas e religiosas na região.

Por que essa área se chama “Levante”?

Região do Levante - Wikipedia

A parte do Oriente Médio que inclui Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Palestina e parte do sudoeste da Turquia recebe esse nome devido à sua localização geográfica em relação ao nascer do sol, ou seja, ao leste, sendo uma das primeiras áreas a serem banhadas pelo sol ao amanhecer. O termo “Levante” tem suas raízes na palavra latina “levantis”, que significa “leste” ou “nascente”.

Informações sobre o Egito

Nome no idioma local: Kṃt (em egípcio), Ⲭⲏⲙⲓ (em copta), مصر (em árabe).

Capital: Cairo

Continente: África e Ásia

População: 110 milhões

Bandeira do Egito - Wikipedia

Idioma oficial do Egito

No Egito, a língua oficial é o árabe egípcio, ou simplesmente Masri/Masry (مصرى), que é a variante mais falada do árabe e tem um sotaque bem distinto. Além disso, muita gente no país entende inglês e francês, principalmente nas áreas turísticas e grandes cidades.

Idioma do Egito - Thought Co

Contudo, se a gente voltar no tempo, o Egito Antigo tinha sua própria língua: o egípcio antigo, que foi evoluindo ao longo dos séculos. Ele começou lá atrás com os hieróglifos, que eram aquela famosa escrita cheia de símbolos, e depois deu lugar ao demótico (uma versão mais simplificada) e, por fim, ao copta, que é a última fase do idioma e ainda sobrevive nas liturgias da Igreja Copta até hoje.

No extremo sul do Vale do Nilo, nas redondezas das famosas cidades de Kom Ombo e Aswan, existem, pelo menos, 300.000 falantes de línguas núbias, como, por exemplo, nobiin e kenuzi. Da mesma forma, cerca de 30.000 berberes egípcios vivendo no oásis de Siwa falam a língua siwi, que é uma variedade da língua berbere do norte da África.

CURIOSIDADE: De todas as variedades da língua árabe, podemos dizer que a forma mais “compreensível” em todo o Oriente Médio e Norte da África é justamente o árabe egípcio. Isso se deve, provavelmente, à influência do cinema e da indústria musical egípcia em todo o mundo de língua árabe.

Idioma do Egito - Why Islam

Moeda do Egito

Moeda do Egito: libra egípcia EGP - WORD UP Communications

A moeda oficial do Egito é a libra egípcia, que é abreviada como EGP (Egyptian Pound). A libra egípcia é subdividida em 100 partes chamadas piastres.

Dicas e alertas sobre dinheiro no Egito

ATENÇÃO: A maioria dos restaurantes e lojas no Egito aceita só dinheiro vivo, isso sem falar nas barraquinhas de rua, claro. Ou seja, é melhor sempre andar com uma quantia (de forma segura) de grana viva pra usar no dia a dia.

DICA: A melhor coisa para quem está indo pro Egito é levar DÓLAR pra trocar nas casas de câmbio de lá (chamadas “maktab saraf“). Isso, porque, muitas acomodações no Egito só aceitam o pagamento de estrangeiros nessa moeda, algo previsto na lei egípcia! Sim, preste atenção durante a reserva da acomodação, pois esse dado costuma aparecer de forma clara na hora de confirmar o pagamento. Fique atento!

DICA 2: O aeroporto de Cairo tem muitos bancos que funcionam 24 horas e oferecem excelentes taxas de câmbio, tão boas quanto as casas de câmbio (maktab saraf) do centro da cidade. Isso não é comum em outros lugares do mundo, já que, geralmente, a regra é trocar somente o necessário no aeroporto e depois trocar o restante que precisar em casas de câmbio no centro da cidade. No entanto, aqui no Egito, você não só pode como DEVE trocar já no aeroporto uma primeira quantia.

DICA 3: É muito comum encontrar casas de câmbio oficiais dentro dos hotéis no Egito, principalmente os mais bem estruturados. Ainda que não seja a melhor taxa do mundo, elas são SIM de confiança e VALEM A PENA por ser um ambiente seguro para você carregar dinheiro pra cima e pra baixo.

Dicas sobre dinheiro no Egito - Bloomberg

ALERTA: Você vai encontrar muixos caixas eletrônicos (ATMs) nas suas andanças pelas principais cidades egípcias. Porém, antes de sair sacando dinheiro com seus cartões internacionais, preste atenção nas taxas cobradas por aquele banco em cada saque. Podem ser valores exorbitantes, e isso varia de banco para banco e de ATM pra ATM.

Visto para o Egito

Visto - LinkedIn

Atualmente, os cidadãos brasileiros que desejam visitar o Egito precisam obter um visto de turismo. Aqui estão as etapas básicas:

1- Solicitação de Visto: Isso pode ser feito entrando em contato com a embaixada ou consulado egípcio mais próximo. A Embaixada do Egito fica em Brasília e é capacitada para atender pessoas de qualquer região do Brasil (via email: egypt.brasilia@gmail.com). Já por meio do Consulado do Egito, o órgão fica situado no estado do Rio de Janeiro (email: consuladodoegito@yahoo.com) 

OBS: Recentemente, brasileiros se tornaram elegíveis ao visto eletrônico, o chamado e-visa (site oficial). Isso facilita e agiliza bastante o processo.

2- Documentação Necessária: passaporte válido, formulário de solicitação preenchido, comprovante de meios financeiros suficientes para a estadia no Egito e uma foto recente (sua e do passaporte).

3- Taxas de Visto: entrada única: U$ 25; múltiplas entradas: U$ 60.

4- Processamento do Visto: O tempo necessário para processar um visto por vias tradicionais pode variar, então, é aconselhável solicitar o visto com antecedência suficiente antes da data planejada de viagem. Tanto para aqueles que fizerem o processo via embaixada, quanto via consulado, o prazo de resposta MÉDIO é o mesmo: 10 dias úteis. 

5- Entrada no Egito: Após a emissão do visto, os viajantes podem entrar no Egito e devem garantir que mantenham o visto válido durante sua estadia no país.

ALERTA: O visto tem validade de 3 meses a partir do momento em que foi emitido. Então não adianta emitir 6 meses antes de ir, porque ele vai ter expirado quando você for embarcar!

De qualquer forma, esses requisitos podem mudar com o tempo, então, verifique as informações mais recentes diretamente com a embaixada ou consulado do Egito em seu país de residência.

Vistos para o Egito
Vistos para o Egito

Religião no Egito

O Egito é predominantemente um país muçulmano e a religião desempenha um papel fundamental na vida cotidiana de lá. Dito isso, a grande maioria da população segue a vertente sunita do Islã. Contudo, há também uma minoria cristã significativa no Egito, de 10% a 15% da população, que pertence, principalmente, à Igreja Ortodoxa Copta.

Esse é “apenas” uma das mais antigas denominações cristãs do mundo, com raízes que remontam ao século I d.C. Há, também, outras minorias religiosas no Egito, incluindo pequenas comunidades de judeus e bahá’ís, mas elas são muito menores em comparação com a maioria muçulmana e a comunidade cristã.

Religião no Egito - Daily News Egypt

Clima do Egito

De maneira geral, o clima do Egito é predominantemente desértico ou, como eu expliquei para as minhas filhas quando estivemos lá, é assim: “atravessamos o deserto do Sahara, o sol estava quente e queimou a nossa cara!”.

Clima do Egito - Connolly Cove

Ou seja, nos meses de verão (junho a agosto) você vai enfrentar temperaturas absurdamente quentes, entre 30°C a 40°C ou até mais em algumas regiões do sul, como Luxor e Aswan (onde chega FACILMENTE aos 50º). A alta temporada é no inverno (dezembro a fevereiro), quando as temperaturas diurnas variam de 15°C a 25°C, assim como durante o outono.

DICA: Há quem diga que a primavera é outra estação agradável no Egito, quando as temperaturas começam a subir gradualmente. Dito isso, a gente “curtiu” a primavera deles e achou que ía desfalecer a cada metro que caminhávamos ao ar livre em Luxor e na região do Alto Nilo. Fazia 42ºC de manhã. O jeito era bater perna super cedo, curtir a piscina (às margens do Nilo) à tarde, e voltar a passear à noite!

Clima do Egito - Magu Mathias

Saúde no Egito

O sistema de saúde egípcio enfrenta os mesmos desafios que todo país “em desenvolvimento”, ou seja, falta de infraestrutura, baixos investimentos e recursos escassos. Dessa forma, vale aquela regrinha de ouro para turistas e visitantes estrangeiros: contrate um bom seguro de saúde de viagem que cubra despesas médicas, incluindo tratamento hospitalar e repatriação em caso de emergência.

Seguro de Saúde Internacional - Navi

DICA: Oficialmente, a imigração egípcia exige a apresentação do comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela para entrar no país. Para ser válida, você precisa ter feito a vacinação pelo menos 10 dias ANTES da viagem. Pode até ser que eles não te peçam na hora, mas não seja irresponsável de não providenciar! Veja aqui todos os detalhes de como você pode conseguir o seu comprovante EM INGLÊS.

Segurança no Egito

Embora o Egito seja um destino turístico popular com uma rica história e cultura, a segurança no país é uma consideração importante para os visitantes estrangeiros, assim como para os moradores. Infelizmente, o Egito tem um histórico de ataques e ameaças terroristas, especialmente em áreas como o Sinai, de grupos extremistas como, por exemplo o Estado Islâmico. Portanto, algumas áreas devem ser evitadas durante a sua viagem, ou, então, feitas somente como parte de um passeio guiado por agências locais (confiáveis).

ALERTA: Não foram poucos os casos que tomamos conhecimento de pessoas (brasileiros) que passaram perrengue ou quase sofreram consequências assustadoras por tentarem circular “à vontade” pela área da Península do Sinai, incluíndo os resorts do Mar Vermelho de lá. Não só ao ler relatos na internet, mas estando lá no Egito e encontrando com essas pessoas durante a viagem. Isso é triste, é revoltante, é frustrante, ainda mais em se tratando de uma região tão cultural e historicamente rica como a Península. Mas é a realidade do Egito. Então, se junte a algum tour guiado se quiser conhecer as atrações de lá.

Segurança no Egito - QantaraDE

Por outro lado, os crimes “comuns”, como roubo de bolsas e furtos, podem ocorrer em áreas turísticas e urbanas assim como acontecem no Brasil ou qualquer grande cidade turística. Então, tome cuidado com seus pertences (celular, câmera, bolsa, etc) da mesma forma que, infelizmente, já fazemos nas grandes cidades brasileiras. Em caso de emergências, ligue 123 (ambulância), 180 (bombeiros) ou 126 (polícia turística).

Voltagem Elétrica no Egito

A voltagem elétrica padrão é 220V, com uma frequência de 50Hz e as tomadas seguem os padrões tipo C e F. Portanto, verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.

Tipos de tomadas pelo mundo

Fuso Horário do Egito

O Egito está no fuso horário de GMT+2, ou seja, 5 horas a frente do Brasil. Durante o horário de verão, o país adota o fuso horário da Europa Central de Verão, que é GMT+3, ficando com 6 horas a mais em relação ao Brasil.

Mapa dos fusos horários do mundo todo - Wikipédia
Mapa dos fusos horários do mundo todo – Wikipédia

Horário Comercial no Egito

O horário comercial no país pode variar dependendo da época e do tipo de estabelecimento. No entanto, em geral, os horários comerciais típicos para escritórios e empresas no Egito são de domingo a quinta-feira (viram a diferença?), começando entre 8h e 9h e terminando por volta das 17h ou 18h da tarde. Lembrando que há sempre uma pausa para o almoço entre 12h e 14h. Por outro lado, os estabelecimentos comerciais funcionam 7 dias na semana, sendo das 10h às 22h (ou mais) durante a semana e com o encerramento ainda mais tarde durante os fins de semana. Algumas lojas ainda podem fechar durante o horário de almoço.

Características de um país de maioria muçulmana

ATENÇÃO: Sexta-feira é o dia de descanso semanal no Egito, o equivalente ao domingo em muitos países ocidentais (como o Brasil). Ou seja, é quase certo que lojas e empresas estejam fechadas ou operem em horários reduzidos nesse dia, enquanto os estabelecimentos em zonas turísticas ou centros comerciais maiores permanecem abertos.

LEMBRETE: Como em muitos países muçulmanos, as 5 orações diárias são uma parte importante da rotina para muitos egípcios. Os estabelecimentos comerciais e locais de trabalho frequentemente param durante as orações. Além disso, durante feriados religiosos islâmicos e celebrações, como o Ramadan, os horários se alteram bastante.

Enfim, eu sei que eu nem preciso “vender” muito a ideia de visitar o Egito para os viajantes que leem esse blog, mas aqui você encontrou bem mais do que informações básicas de lá: foram informações, (MUITAS) dicas e alertas de roubadas. O que você tá esperando pra fazer as malas e vir explorar o Egito?

“Eu falei faraó-ó-ó!”

😉

Você também pode gostar...