Inglaterra – Onde fica e Informações Básicas

Se você está em busca de informações sobre a Inglaterra, mesmo achando que já sabe tudo sobre ele, é porque você deve estar planejando a sua viagem para lá! Então, só posso te dizer que você está prestes a descobrir um destino repleto de história, cultura e beleza natural. Com suas icônicas cidades como Londres, Bath, York, ou seus inúmeros castelos medievais e vilarejos pitorescos, a Inglaterra oferece algo para todos os gostos. Neste primeiro post que vou falar sobre aspectos básicos, mas muito necessários, do país do Beatles. Vem comigo!

Onde fica a Inglaterra?

A Inglaterra ocupa a parte sul da ilha da Grã-Bretanha, que, junto com a Irlanda do Norte (que fica na ilha da Irlanda), formam o Reino Unido. A Inglaterra faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste. Já a leste, está o Mar do Norte, e a sul, o Canal da Mancha separando o país da vizinha França.

Onde fica a Inglaterra - Britannica

Pra você entender as diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido, aí vai:

  • Inglaterra: se trata especificamente de uma das quatro nações que formam o Reino Unido, justamente a maior e mais populosa, cuja capital é Londres.
  • Grã-Bretanha: esse é o nome da ilha onde fica a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales.
  • Reino Unido: esse nome representa a união política entre Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (atenção: somente a nação no norte da ilha da Irlanda, já que, ao sul, fica a República da Irlanda que NÃO FAZ PARTE DO REINO UNIDO). A capital do Reino Unido também é Londres, mas cada nação tem seu próprio sistema de governo e, em alguns casos, como na Escócia e no País de Gales, um parlamento regional.

Informações sobre a Inglaterra

Nome no idioma local: England (em inglês)

Capital: Londres

Continente: Europa

População: cerca de 56 milhões de habitantes.

Bandeira da Inglaterra - Amazon
Bandeira do Reino Unido - Custom Flags & Banners

ATENÇÃO: A bandeira do Reino Unido, conhecida como Union Jack, é um dos símbolos mais reconhecidos do mundo e foi adotada em 1801. Ela combina os cruzamentos das bandeiras de três países que formam o Reino Unido:

  • Inglaterra: Cruz de São Jorge (fundo branco com uma cruz vermelha).
  • Escócia: Cruz de Santo André (fundo azul com uma cruz branca em formato de “X”).
  • Irlanda do Norte: Cruz de São Patrício (brasão de Ulster em uma cruz vermelha).

CURIOSIDADE 1: A bandeira do País de Gales não é representada na Union Jack porque, quando o Reino Unido foi formado, ela já estava integrada ao Reino da Inglaterra.

CURIOSIDADE 2: Teoricamente, Union Jack representa o uso da bandeira em navios britânicos. Em terra, o nome técnico seria Union Flag. No entanto, o termo Union Jack acabou sendo adotado no dia a dia.

Idioma oficial na Inglaterra

Surpreendendo um total de ZERO pessoas, é claro que o idioma oficial da Inglaterra é o inglês. Atualmente, cerca de 1,5 bilhão de pessoas falam inglês no mundo, atrás somente do mandarim e do espanhol. Este “domínio” se iniciou com a expansão colonial do Império Britânico lá atrás, mas se consolidou no século XX conforme aumentava a onipresença cultural e econômica dos Estados Unidos.

Idioma da Inglaterra - Schoolnet India
Idioma da Inglaterra Ingles no Mundo - Nativ inglês

CURIOSIDADE: O que você talvez não saiba é que, embora o inglês seja o idioma predominante, existem muitas variantes dele. Por exemplo, existe o inglês britânico, o americano, o australiano, o indiano e o sul-africano. Além disso, mesmo dentro da Inglaterra há diferenças marcantes nos sotaques, como o Cockney de Londres ou o Geordie do nordeste.

CURIOSIDADE: Eu quis trazer essa árvore genealógica das línguas indo-europeias e urálicas pra ilustrar o quão diverso e ramificado é esse “mundo dos idiomas”. Eu não sei vocês, mas eu AMO esse tipo de informação!

Moeda da Inglaterra

A moeda oficial da Inglaterra é a libra esterlina (GBP), assim como acontece em todo o Reino Unido. Existem caixas eletrônicos disponíveis em todo o país, e cartões (crédito e débito) são amplamente aceitos. No entanto, em áreas mais remotas, é bom ter dinheiro em espécie.

Moeda do Reino Unido - Third Sector

Visto para a Inglaterra

Brasileiros podem entrar na Inglaterra para turismo por até 6 meses sem a necessidade de visto. No entanto, é importante estar preparado para fornecer documentos que comprovem o objetivo da viagem, como passagens de volta, reservas de hospedagem e comprovação de recursos financeiros. A imigração pode solicitar esses documentos na chegada ao país.

Religião na Inglaterra

A Inglaterra, como parte principal do Reino Unido, tem uma forte tradição cristã, ainda que exista uma enorme diversidade religiosa no país, com muçulmanos, hindus, budistas, judeus e muitos outros. Entretanto, a vertente de maior popularidade é a anglicana, com raízes no movimento protestante.

Religião em Andorra - Framey

História da religião na Inglaterra: Henrique VIII e Ana Bolena

Você já ouviu falar que certas decisões históricas começaram com um “drama de casal”? Pois é, foi mais ou menos assim que surgiu a Igreja da Inglaterra! Tudo começou com o rei Henrique VIII, lá no século XVI. Ele era casado com Catarina de Aragão, filha de ninguém menos que os reis católicos da Espanha: Isabel de Castela e Fernando de Aragão. No entanto, como ela não conseguiu lhe dar um herdeiro masculino, o rei queria se divorciar para casar com sua “nova paixão”: Ana Bolena. Só que, na época, divórcio era algo que precisava da aprovação do papa e tinha que ser muito bem justificado, e adivinha? O Vaticano deu um sonoro “não” pra Henrique!

Então, o que o rei fez? Decidiu resolver a questão criando sua própria igreja! Mimado ele? Imagina! Então, em 1534, ele rompeu com a Igreja Católica, se auto declarou “Chefe Supremo” da Igreja da Inglaterra e autorizou seu próprio divórcio. Assim, ele conseguiu casar com Ana Bolena (spoiler: esse casamento também não teve um final feliz). Spoiler II: ele teve APENAS 6 esposas, tá bom pra você?

Enfim, é curioso pensar que uma decisão tão pessoal acabou moldando a história de um país, não é? Isto, porque, esse rompimento marcou o início de mudanças profundas na Inglaterra, com a criação de uma igreja que misturava elementos do catolicismo e do protestantismo, consolidando a identidade religiosa do país. Hoje, a Igreja da Inglaterra é uma das maiores denominações anglicanas no mundo.

Clima da Inglaterra

O clima na Inglaterra é temperado, o que se traduz em invernos frios e verões frescos. A temperatura média no inverno gira em torno de 5°C, enquanto no verão raramente ultrapassa os 20°C. As chuvas são frequentes ao longo do ano, então é recomendável estar preparado para clima imprevisível, com roupas para se proteger da chuva, independentemente da época.

Clima da Inglaterra - Essentially England

DICA: Nós já fomos à Inglaterra no verão, no outono e no inverno, então acho que posso dizer que sim, o único elemento constante por lá é a CHUVA. No entanto, mesmo durante as estações mais frias, você ainda pode dar a sorte de encontrar dias mais bonitos de sol (raro, mas acontece).

Clima da Inglaterra no verão - Magu Mathias

Saúde na Inglaterra

Assim como acontece em todo o Reino Unido, o sistema de saúde público da Inglaterra está sob administração do NHS (National Health Service), que oferece serviços médicos gratuitos ou com custos reduzidos para residentes. No entanto, para turistas, é altamente recomendável contratar um seguro de viagem que cubra emergências médicas. Contudo, em casos de urgência, o número de emergência é 999, que serve para ambulâncias, polícia e bombeiros.

Segurança na Inglaterra

A Inglaterra é geralmente considerada um destino seguro para turistas. As cidades maiores, como Londres, têm uma presença significativa de policiamento e infraestrutura bem organizada. No entanto, como em qualquer grande metrópole, é importante tomar precauções básicas, como cuidar de seus pertences pessoais, especialmente em áreas turísticas e no transporte público. O número 999 te permite entrar em contato com as autoridades, assim como o 101, para situações menos urgentes envolvendo a polícia.

Voltagem Elétrica na Inglaterra

A voltagem na Inglaterra é 230V, com frequência de 50Hz. As tomadas são do tipo G, então, se o seu aparelho não for compatível, é necessário um adaptador universal.

Tipos de tomadas pelo mundo
Tomada na Irlanda - e-dublin

DICA: As tomadas da Inglaterra (e de todo o Reino Unido) possuem um interruptor ao lado que você deve ligar para que a energia passe a fluir por ali. Então, não marque bobeira: não se esqueça de “ligar a tomada” pra ela funcionar.

Hora Local da Inglaterra

A Inglaterra segue o fuso horário GMT+0, o que significa que está 3 horas à frente do Brasil. Durante o horário de verão europeu, o país adota o fuso horário GMT+1, ficando com 4 horas a mais em relação ao Brasil.

Horário Comercial na Inglaterra

O horário comercial típico na Inglaterra é das 9h às 17h de segunda a sexta-feira. Algumas lojas podem abrir mais tarde e fechar mais cedo, especialmente fora das grandes cidades. Aos sábados, o comércio também costuma funcionar das 9h às 17h. Além disso, aos domingos, as lojas geralmente abrem das 11h às 17h. Em Londres e em outras grandes cidades, os horários de funcionamento podem ser mais flexíveis, com muitos estabelecimentos funcionando até mais tarde. Supermercados e shoppings tendem a ter horários mais longos, especialmente aos fins de semana.

Ainda que este país não seja nada incomum para a maioria das pessoas, depois dessas informações sobre a Inglaterra, você já pode começar a planejar sua viagem pra lá sem preocupações. A mensagem que eu queria passar com esse primeiro post sobre a Inglaterra é que estamos falando de um destino que sabe combinar tradição e modernidade como poucos. Ou seja, um destino perfeito para todos os tipos de viajantes.

See you! 😉

Você também pode gostar...